A Banalização das Sinalizações: pontos a refletir

Antes de tudo, penso que ambientes como uma comunidade, seja ela online ou não, deva contar com ferramentas de controle, supervisão e acompanhamento. Igualmente creio que qualquer indivíduo que tenha apreço pela ordem e decência das coisas concorde comigo. Visto que nada funciona no anarquismo, onde a ausência de total de leis e normas seja a “regra”.

Contudo, regramentos aplicados sem sabedoria e o devido acompanhamento não apresentam eficácia alguma. Se faz necessário observar de que modo tal regra está sendo aplicada: quais exceções podem ser permitidas a ela, quem vai monitorar a sua aplicabilidade e se ela é válida para todos e em todos os casos.

A NuCommunity é um ambiente organizado que preza pela liberdade de expressão e que dispõe de certas ferramentas para que tudo esteja sempre funcionando da melhor forma possível. Todavia, há uma delas, disponibilizada a todos, cujo uso vem se tornando banal, isto é, qualquer pessoa pode utilizar esse recurso, independentemente se suas razões sejam justificáveis ou não.

A “sinalização” é uma ferramenta cuja aplicabilidade visa conter os excessos, exageros, pois dá a moderação o poder de ocultar ou excluir comentários que não estiverem alinhados com o conjunto de regras da comunidade. Entretanto, notamos que ela vem sendo usada para tolher a liberdade de expressão, eliminando opiniões contrárias, pontos de vista divergentes, etc.

Ou seja, a sinalização tem se tornado uma faca de dois gumes, ela está deixando de ser usada com a finalidade para a qual foi criada. E isso não parece justo, visto que a balança da moderação tem pendido mais para o lado sinalizador do que para o sinalizado. Ou será apenas impressão minha!? Talvez possamos deixar um algoritmo decidir.

E a moderação da NuCommunity: como funciona?

Como funciona a moderação na comunidade do Nubank? Em quais mãos e mentes estão o pode de eliminar o comentário que você fez com a melhor das intenções? Será que é apenas um algoritmo ou uma única e exclusiva pessoa que tem o privilégio desse honroso encargo? E se essa pessoa estiver mal-intencionada?

Em se tratando de um algoritmo, segundo o bom senso, o máximo poder que se pode atribuir a ele seria o de eliminar comentários com base em determinadas palavras previamente selecionadas por moderadores, nada mais que isso.

Quanto a moderação humana, seria justo você correr o risco que ter seu comentário ocultado, ser baixado de nível ou ser excluído de uma vez por todas da comunidade com base na análise de uma só pessoa? Longe de mim querer julgar a conduta de qualquer moderador; porém, precisamos estar cientes que somos seres humanos lidando com seres humanos. Isto é, nossas decisões nem sempre são tomadas com a razão; muitas vezes nossa razão é afetada por nossas paixões.

Em outras palavras, seria antiético e irresponsável atribuir essa tarefa a somente uma pessoa. Não é atoa que inexiste tribunal composto por somente um juiz; mas quando o há, a sentença é ditada com base na decisão de vários jurados que nem se conhecem pessoalmente.

Todo ser humano vê as coisas sob uma determinada ótica individual, não somos robôs. Quer dizer, o que é errado para uma pessoa pode não o ser para outra; o que parece agressivo para fulano, não o é para beltrano; o que é uma ofensa para José, não chega a ser para Maria. Seria justo rebaixar um membro de nível ou ser excluído da comunidade com base em um comentário “analisado” por apenas um(a) moderador(a)? Eis a questão.

O mais sensato seria tomar essas decisões mais extremas com base em uma averiguação criteriosa de três moderadores escolhidos aleatoriamente pelo sistema. Pessoas ilibadas e com muito tempo de casa e não de apenas uma exclusiva pessoa passível de erros de ter uma interpretação individual passional e subjetiva. Tal pessoa se sente como um reizinho mandão com plenos poderes.

E as pessoas por trás das sinalizações: todos são santos!?

Pelo que tenho notado qualquer pessoa que entre na comunidade, mesmo que há um minuto, pode sinalizar um NuMentor ou NuLeader com 4 anos de registro na comunidade. Pergunte para ao dono do supermercado se a opinião do empacotador que chegou ontem tem o mesmo peso do gerente que está próximo de se aposentar.

Creio que é necessário triar bem e saber as intenções de pessoas que entram na NuCommunity, não é justo que 10 sinalizações de um “revoltado da vida” sejam válidas para rebaixar ou excluir um membro com bastante tempo e contribuições na comunidade. Essa não é uma tarefa que possa ser atribuída a bots ou a decisão ditatorial de uma única pessoa.

Com o pouco tempo que tenho dedicado com certa assiduidade a essa comunidade já percebi que toda classe de pessoas pode se cadastrar e entrar. E isso não é ruim; pelo contrário é válido, pois esse é o foco da comunidade: agregar seres humanos como objetivo comum. Contudo, sempre existem maçãs podres em meios as sãs e elas podem botar tudo a perder.

Pessoas mal-intencionadas, com objetivos escusos e intenções malevolentes podem entrar e sair sinalizando quem eles quiserem, sem qualquer tipo de restrição ou critérios. Muitas vezes golpistas, pois não é necessário ser muito inteligente para notar as intenções desses malandros virtuais que muitas vezes se passam profissionais do Direito, sem sequer tomar o cuidado de usar o ChatGPT para rebuscar um pouco o vocabulário.

Conclusões sobre sinalizações na NuCommunity

Poderia relatar tantos outros fatos, mas creio que o que explanei aqui já é suficiente para que os membros capacitados desse grupo possam refletir alguns pontos de melhoria no que se refere a sinalização. Creio que tudo nesse mundo precisa de aperfeiçoamento, melhorias, adequações às mudanças; e não é diferente para o funcionamento de uma comunidade interessante como NuCommunity, suas regras precisam ser atualizadas.

Não podemos nos acomodar aos velhos padrões, as ferramentas da Nucommunity precisam ser readequadas para que possam atender a todos de forma mais equilibrada, democrática e sem deixar espaço para injustiças. Para que as decisões tomadas e respaldadas pela força e o poder da coletividade. Pois a tecnologia avança a passos largos o mundo de hoje, pode não ser o memo amanhã.

Para finalizar, quero deixar claro que esse texto tem como base minha própria experiência e impressões. Já que as regras que norteiam as decisões de moderação, não são tão claras e transparentes; se o fossem esse post poderia ser bem menor. Deixem suas considerações nos comentários.

9 curtidas

Olá @Edson_Bezerra, tudo bem?
Compreendo as ponderações que você trouxe e concordo que a questão da sinalização pode sim ser aprimorada, permitindo com que uma análise possa passar por mais de um moderador, para que cheguem a uma decisão final, bem como essa decisão seja transparente ao usuário sinalizado.

Concordo bastante com esse ponto que você trouxe e penso que, inclusive, isso se aplica também para nós mesmos revermos nossas condutas e a forma de nos expressar, buscando sempre aprimorar o que for necessário.

É importante ressaltar também que quando entramos na Comunidade, existem algumas regras básicas que devem ser seguidas e respeitadas, para o bem de todos aqui.

Enfim, espero que as coisas se ajeitem, que você encontre a compreensão que busca e que possa continuar contribuindo e ajudando as pessoas por aqui! :handshake:

26 curtidas

Tambm faço das palavras do amigo @ThiagoMoura as minhas.

22 curtidas

É sobre isso.

21 curtidas

Eu conheço as regras, elas são ótimas por sinal. Só acho que há um desequilibrio na aplicação delas, basta alguém sinalizar para que seu comentário seja olhado com outro viés, sendo que na comunidade existem tantos comentários de variados membros com o mesmo ton ou até mais incisivos. Esse que é o problema.

9 curtidas

Ah para,nao pode ter um dialogo caloroso que choram nas sinalizacoes

Sao as que dao mais participantes,
Do que ficar igual robô,liga aqui,manda email e acaba o papo

Eu gosto de apimentar a conversa,ai aparece os A favor,os contras e assim vamos interagindo

Eu acho assim,que e ruim ofender com palavroes rebaixando a pessoa,ou ameacas,Fora isso vale tudo estando dentro do respeito

Uma conversa acalorada uns atacando outros defendendo faz bem.

Perdeu a conversa blz e so procurar outro topico, como ja perdi e apenas fui para outro,sem xingar,sem ameaçar.

Agora qualquer calorzinho que uns homao desse passa vao no botao sinalizar

8 curtidas

Verdade. O pior que nunca xinguei ninguém, basta apenas ter uma posição antagônica contra o interesse de um elemento qualquer que ele já sinaliza, ainda que estando errado. Isso é uma piada, parece o MED, uma ferramenta que criaram para proteger vítimas de fraudes e que os bandidos a usam para fraudar ou os números de emergência (polícia, bombeiros, ambulância) que são disponíbilizados para casos de urgência e os vândalos usam para fazer trotes. Temos que ser polidos, é óbvio, mas isso não nos impede de reclamar, quando necessário, para o aperfeiçoamento de qualquer ferramenta. Um post como esse é um instrumento útil para melhoria continua dos recursos de comunidade, mas as pessoas têm muito receio de fazer qualquer crítica, como se isso fosse uma coisa ruim. Percebe-se isso pelo número de curtidas que o “textão” apresenta até agora.

5 curtidas

Me sinalizaram 3 so hoje,sera que sao os adolescentes que ganharam a conta dos pais?

Ficou meio estranha essa sinalizacao apos abrir conta para menores,sao emocionados,

mas mal sabem que ha fases da vida que sao bem piores do que uma discussãozinha virtual

3 curtidas

Muito obrigado @Edson_Bezerra , concordo com tudo que escreveste! Acabei de reclamar de duas mensagens minhas sinalizadas, casualmente foi uma resposta a ti que confundimos o uso do responder/contestar.

Gostaria que o sistema informasse quem é o usuário que está sinalizando sem critério e quem está excluindo igualmente sem critério, ou será o fim da comunidade.

4 curtidas

“Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar. (Nelson Rodrigues)

Perfeito, neste comentário, você foi cirúrgico! Diálogo, mesmo que acalorado, pressupõe respeito, humildade e sobretudo se colocar no lugar do outro.

E super concordo que as divergências devem levar à resultados práticos de crescimento (pessoal ou comunitário) e de transformação. O perigo sempre é argumentarmos por reatividade interna e distribuir julgamentos e insultos, ou seja, é muito mais fácil apontar pra fora, do que fazer uma reflexão, ver o caminho percorrido, procurar onde ouve ruído e procurar ser melhor. Assim conseguimos não atribuir a fatores externos a responsabilidade de uma reatividade, que tem origem interna.

O dia a dia está cheio de sinalizações em todas as coisas que fazemos e/ou interagimos. De uma forma ou outra deixamos passar aquilo que não nos convém ou que dará um trabalho danado, seguramos o que nos convém como se fosse um prêmio.

Fica uma pergunta, para você que leu atentamente até aqui.

Qual é a sinalização interna pessoal que se apresentou e que posso melhorar?

Quanto mais rápido entendermos que não são as coisas externas (pessoas e situações) que devem comandar as nossas ações, menos sofreremos.

É mais sobre responder a pergunta acima, do que procurar respostas ao que já não faz mais parte do agora, mesmo que o agora queria sinalizar!

16 curtidas

O cara ou o cara que inventou o bot,nem sabe responder sua pergunta,so estao ali para ocupar espaco,

ao invés de estarem na resolução de bloqueios de conta ,que e algo de mais agilidade e utilidade.

Entre outros problemas internos do nubank

Mas nao e so um sinalizador bot,ou humano,grande presta ao de servico aos clientes​:rofl::rofl::rofl:

3 curtidas

Não escrevi sobre os problemas internos do Nubank e sim sobre as reações internas e coisas internas que as pessoas podem resolver para não serem reativas.

13 curtidas

E isso nao e um problema? E uma solucao entao? Um dos dois tem que ser,nao tem meio termo

3 curtidas

O problema é a sinalização etérea, sem qualquer justificativa, de cima pra baixo. Veja os exemplos que eu mesmo dei nos meus posts, somente uma mentalidade Disneylândia mesmo pra achar que tem algo de errado ali. A avaliação majoritária creio que entenda fazer parte da liberdade de expressão.

3 curtidas

Vou insistir no meu ponto que nada tem relação com:

  1. Liberdade de expressão :point_down:t5: :point_down:t5:
  1. Sinalização da Comunidade e/ou sistêmica

Com o que minha provocação tem relação:

Ou seja, estou falando de como cada um poderia melhorar como pessoa, independentemente das pessoas e/ou sistemas.

13 curtidas

Oi @ClaudioSilvaDigital , entendi sua colocação e concordo. :+1:t5:

Sinceramente, acredito que caberia um tópico novo só para esta reflexão, pois realmente as pessoas se deixam levar de forma espontânea sem uma ponderação adequada de tudo que as aflige internamente, e acabam por serem reativas de forma deliberada. :thinking:

Não sei se seria este seu comentário um OT nesta discussão, mas acredito ser válido de todo modo. Particularmente, obrigado pelo comentário… :pray:t5:

@Edson_Bezerra , concordo com o que disse. Também enxergo essa necessidade de um aperfeiçoamento deste recurso de modo a torná-lo mais sensato e inibir seu uso como uma ferramenta de protesto pessoal por revolta ou simples imaturidade. :face_with_monocle:

Espero que logo aperfeiçoem este recurso, para que não vire apoio ou ferramenta aos mau intencionados. :pray:t5:

Tudo de bom a todos nós…
:slightly_smiling_face::v:t5:

8 curtidas

Esse diálogo sumamente diplomático nos faz deixar de lado falhas no sistemas que precisam ser corrigidas com urgência.

Vejo que compreendeste onde queria chegar.

Excesso de polidez.

2 curtidas

Decidi abandonar essa comunidade por conta da moderação inadequada e ineficiente.
Olhem as minhas publicações e vejam se viola alguma regra. Nenhuma! E não tem o que fazer. É basicamente eu postar alguma coisa e logo é excluído.

Essa vai ser minha última postagem. Nunca mais vou aparecer por aqui. A imagem que a Nubank deixou é de incompetência, preconceito e perseguição.

1 curtida

Me solidarizo com você, amigo, suas mensagens são simplesmente de opinião, não tem nada de promocional. O membro da comunidade que a excluiu ou estava com preguiça de ler ou tem algum deficiência na compreensão de textos.

Só não saí ainda porque tem gente de bem nessa comunidade, pessoas que valem a pena, com as quais podemos trocar conhecimento e aprender muitas coisas correlacionadas ao universo financeiro. Lógico que para isso precisamos tolerar algumas injustiças.

@CMg sinto muito por esse ocorrido.
Estamos melhorando as ações de moderação e sinalização para que casos como esse não aconteçam mais.

O que pode ter acontecido é que o post acabou sendo sinalizado por uma sequência de palavras-chave. Vou remover essa sinalização manualmente e, mais uma vez, peço desculpas pelo desconforto que isso causou.

14 curtidas