Antes de tudo, penso que ambientes como uma comunidade, seja ela online ou não, deva contar com ferramentas de controle, supervisão e acompanhamento. Igualmente creio que qualquer indivíduo que tenha apreço pela ordem e decência das coisas concorde comigo. Visto que nada funciona no anarquismo, onde a ausência de total de leis e normas seja a “regra”.
Contudo, regramentos aplicados sem sabedoria e o devido acompanhamento não apresentam eficácia alguma. Se faz necessário observar de que modo tal regra está sendo aplicada: quais exceções podem ser permitidas a ela, quem vai monitorar a sua aplicabilidade e se ela é válida para todos e em todos os casos.
A NuCommunity é um ambiente organizado que preza pela liberdade de expressão e que dispõe de certas ferramentas para que tudo esteja sempre funcionando da melhor forma possível. Todavia, há uma delas, disponibilizada a todos, cujo uso vem se tornando banal, isto é, qualquer pessoa pode utilizar esse recurso, independentemente se suas razões sejam justificáveis ou não.
A “sinalização” é uma ferramenta cuja aplicabilidade visa conter os excessos, exageros, pois dá a moderação o poder de ocultar ou excluir comentários que não estiverem alinhados com o conjunto de regras da comunidade. Entretanto, notamos que ela vem sendo usada para tolher a liberdade de expressão, eliminando opiniões contrárias, pontos de vista divergentes, etc.
Ou seja, a sinalização tem se tornado uma faca de dois gumes, ela está deixando de ser usada com a finalidade para a qual foi criada. E isso não parece justo, visto que a balança da moderação tem pendido mais para o lado sinalizador do que para o sinalizado. Ou será apenas impressão minha!? Talvez possamos deixar um algoritmo decidir.
E a moderação da NuCommunity: como funciona?
Como funciona a moderação na comunidade do Nubank? Em quais mãos e mentes estão o pode de eliminar o comentário que você fez com a melhor das intenções? Será que é apenas um algoritmo ou uma única e exclusiva pessoa que tem o privilégio desse honroso encargo? E se essa pessoa estiver mal-intencionada?
Em se tratando de um algoritmo, segundo o bom senso, o máximo poder que se pode atribuir a ele seria o de eliminar comentários com base em determinadas palavras previamente selecionadas por moderadores, nada mais que isso.
Quanto a moderação humana, seria justo você correr o risco que ter seu comentário ocultado, ser baixado de nível ou ser excluído de uma vez por todas da comunidade com base na análise de uma só pessoa? Longe de mim querer julgar a conduta de qualquer moderador; porém, precisamos estar cientes que somos seres humanos lidando com seres humanos. Isto é, nossas decisões nem sempre são tomadas com a razão; muitas vezes nossa razão é afetada por nossas paixões.
Em outras palavras, seria antiético e irresponsável atribuir essa tarefa a somente uma pessoa. Não é atoa que inexiste tribunal composto por somente um juiz; mas quando o há, a sentença é ditada com base na decisão de vários jurados que nem se conhecem pessoalmente.
Todo ser humano vê as coisas sob uma determinada ótica individual, não somos robôs. Quer dizer, o que é errado para uma pessoa pode não o ser para outra; o que parece agressivo para fulano, não o é para beltrano; o que é uma ofensa para José, não chega a ser para Maria. Seria justo rebaixar um membro de nível ou ser excluído da comunidade com base em um comentário “analisado” por apenas um(a) moderador(a)? Eis a questão.
O mais sensato seria tomar essas decisões mais extremas com base em uma averiguação criteriosa de três moderadores escolhidos aleatoriamente pelo sistema. Pessoas ilibadas e com muito tempo de casa e não de apenas uma exclusiva pessoa passível de erros de ter uma interpretação individual passional e subjetiva. Tal pessoa se sente como um reizinho mandão com plenos poderes.
E as pessoas por trás das sinalizações: todos são santos!?
Pelo que tenho notado qualquer pessoa que entre na comunidade, mesmo que há um minuto, pode sinalizar um NuMentor ou NuLeader com 4 anos de registro na comunidade. Pergunte para ao dono do supermercado se a opinião do empacotador que chegou ontem tem o mesmo peso do gerente que está próximo de se aposentar.
Creio que é necessário triar bem e saber as intenções de pessoas que entram na NuCommunity, não é justo que 10 sinalizações de um “revoltado da vida” sejam válidas para rebaixar ou excluir um membro com bastante tempo e contribuições na comunidade. Essa não é uma tarefa que possa ser atribuída a bots ou a decisão ditatorial de uma única pessoa.
Com o pouco tempo que tenho dedicado com certa assiduidade a essa comunidade já percebi que toda classe de pessoas pode se cadastrar e entrar. E isso não é ruim; pelo contrário é válido, pois esse é o foco da comunidade: agregar seres humanos como objetivo comum. Contudo, sempre existem maçãs podres em meios as sãs e elas podem botar tudo a perder.
Pessoas mal-intencionadas, com objetivos escusos e intenções malevolentes podem entrar e sair sinalizando quem eles quiserem, sem qualquer tipo de restrição ou critérios. Muitas vezes golpistas, pois não é necessário ser muito inteligente para notar as intenções desses malandros virtuais que muitas vezes se passam profissionais do Direito, sem sequer tomar o cuidado de usar o ChatGPT para rebuscar um pouco o vocabulário.
Conclusões sobre sinalizações na NuCommunity
Poderia relatar tantos outros fatos, mas creio que o que explanei aqui já é suficiente para que os membros capacitados desse grupo possam refletir alguns pontos de melhoria no que se refere a sinalização. Creio que tudo nesse mundo precisa de aperfeiçoamento, melhorias, adequações às mudanças; e não é diferente para o funcionamento de uma comunidade interessante como NuCommunity, suas regras precisam ser atualizadas.
Não podemos nos acomodar aos velhos padrões, as ferramentas da Nucommunity precisam ser readequadas para que possam atender a todos de forma mais equilibrada, democrática e sem deixar espaço para injustiças. Para que as decisões tomadas e respaldadas pela força e o poder da coletividade. Pois a tecnologia avança a passos largos o mundo de hoje, pode não ser o memo amanhã.
Para finalizar, quero deixar claro que esse texto tem como base minha própria experiência e impressões. Já que as regras que norteiam as decisões de moderação, não são tão claras e transparentes; se o fossem esse post poderia ser bem menor. Deixem suas considerações nos comentários.