Se você fugiu da aula de história ou geopolítica, preste atenção no Semanada de hoje. A gente vai falar de um dos maiores acontecimentos deste século: a grande crise financeira de 2008 nos Estados Unidos que arrasou a economia mundial.
Para quem curte aprender assistindo filme “A Grande Aposta” é um longa-metragem que aborda a crise de 2008 e a bolha imobiliária norte-americana. Você pode aprender e, de quebra, ainda suspirar pelo Brad Pitt.
Quase 15 anos depois, estamos aqui relembrando este fato e queremos saber: onde você estava em 2008, hein? Lembra de algum dos impactos desta crise? Acha que ela pode nos assombrar de novo? Conta pra gente!
Ah, separamos 6 lições financeiras que serviram de aprendizados. Ouça até o fim para conferir!
Também lembro dos milhões de cidadãos americanos que foram morar nas ruas, pq perderam seus empregos e não puderam pagar suas hipotecas. O American way of life foi pro saco…
Lembro também que o estado capitalista interveio no sistema econômico, socorrendo-o para salvar os grandes bancos de uma quebradeira geral. Fazendo cair, uma velha teoria do capitalismo, de que o estado nunca deveria intervir na economia.
Lembro que na época, da crise aumentou a receção mundial, pq diminuiu o comércio entre as nações, porém o Brasil tinha uma economia forte e os efeitos dessa crise financeira, nem foram tão impactantes por aqui, comparando com a maioria dos outros países…
Sim, se as lições aprendidas deixarem de ser praticadas.
Amo esse filme, ele mostra muita coisa sobre essa época.
Trabalho Interno “Inside Job” foi uns dos meus primeiro filme que assistir sobre o Mercado Financeiro, e com 13 anos de idade começou minha paixão por investimento.
Acho que estava na 1° serie do ensino fundamental, nesta época tinha 10 anos de idade
Mano, pense numa coisa boa pra ouvir de manhã e depois ler aqui, muitas informações maravilhosas. Parabéns Nu pelos incríveis conteúdos.
E esse vai ser um ótimo assunto para conversar com minha prof de geografia, ela ama kkkk