Em setembro de 2019 o nº de CPFs na Bolsa de Valores bateu recorde e passou de 1,4 milhão. A soma supera a marca da população carcerária no Brasil, que é de 812.564 presidiários.
O perfil humorístico (sarcástico) Faria Lima Elevator, publicou ontem o seguinte tweet:
Tirando-se o lado ácido, a cada dia surge +1 pirâmide no Brasil e há uma preocupação cada vez maior dos reguladores de mercado quanto ao tema de ofertas irregulares de investimentos. Nesse sentido a CVM alerta para os 5 principais tipos de golpes que existem:
- Pirâmides financeiras;
- Esquemas Ponzi;
- MMN (marketing multinível);
- Mercado Forex;
- Criptoativos.
Confira a descrição breve de cada um deles neste link: https://conteudo.cvm.gov.br/menu/investidor/alertas/ofertas_atuacoes_irregulares.html
Mas, não ache você que cair em golpes é coisa de “tiazinha”, “vozinho” ou pessoas sem educação básica. Neste relatório da pesquisa com vítimas de fraudes financeiras feita também pela CVM, o resultado mostra que pau que dá em Chico, dá em Francisco também.
O melhor antídoto para esse problema ainda é a boa e velha educação (informação de qualidade). Desconfie sempre: se a coisa parece ser muito boa para ser verdade então é. Não existe almoço grátis
#nu-invest.