Pessoal, o objetivo dessa postagem é tentar diminuir a quantidade de posts sobre o FGC e o Nubank. Consequentemente, podemos deixar as pessoas mais informadas do assunto.
NUconta não tem FGC
Apesar de algumas notícias em portais dizerem que agora a Nubank possui FGC, a informação é mais ou menos verdade.
Na realidade a Nuconta é controlada pela Nu Pagamentos S.A, e a instituição associada ao FGC é a Nu Financeira S.A. Logo, o FGC na realidade está associado a uma plataforma nova (futura) do Nubank com relação a investimentos e empréstimos.
Se não tem FGC posso perder meu dinheiro?
Na verdade, não. A NUconta é uma conta de pagamentos, e pelas regras do Banco Central, o que nós depositamos na Nuconta é depositado em uma conta da Nubank com o Banco Central, ou feita a compra de títulos públicos.
Em ambos os casos, quem está garantindo o seu saldo é a UNIÃO, por isso não há necessidade de FGC.
O saldo da Nuconta não íntegra as contas do Nubank e não podem ser usado para pagamento de credores, em caso de quebra.
Todo o dinheiro está protegido em contas do Banco Central para essa finalidade, e caso aconteça algum problema, eles irão providenciar a devolução do dinheiro.
O objetivo do Nubank é ser um banco
Apesar de algumas pessoas já dizerem que o Nubank é banco, não é a realidade ainda: a mesma é uma instituição financeira, que é diferente de ser um banco.
Entretanto, o CEO da empresa já disse diversas vezes que o objetivo é se tornar um banco e levando as mudanças dos últimos meses (que levaram a criação da Nuconta e o sistema de empréstimos) isso não parece tão distante.
Logo, todo banco no Brasil é obrigatoriamente associado ao FGC e teremos essa proteção a mais.