A NUconta NÃO precisa de FGC

Pessoal, o objetivo dessa postagem é tentar diminuir a quantidade de posts sobre o FGC e o Nubank. Consequentemente, podemos deixar as pessoas mais informadas do assunto.

NUconta não tem FGC

Apesar de algumas notícias em portais dizerem que agora a Nubank possui FGC, a informação é mais ou menos verdade.

Na realidade a Nuconta é controlada pela Nu Pagamentos S.A, e a instituição associada ao FGC é a Nu Financeira S.A. Logo, o FGC na realidade está associado a uma plataforma nova (futura) do Nubank com relação a investimentos e empréstimos.

Se não tem FGC posso perder meu dinheiro?

Na verdade, não. A NUconta é uma conta de pagamentos, e pelas regras do Banco Central, o que nós depositamos na Nuconta é depositado em uma conta da Nubank com o Banco Central, ou feita a compra de títulos públicos.

Em ambos os casos, quem está garantindo o seu saldo é a UNIÃO, por isso não há necessidade de FGC.

O saldo da Nuconta não íntegra as contas do Nubank e não podem ser usado para pagamento de credores, em caso de quebra.

Todo o dinheiro está protegido em contas do Banco Central para essa finalidade, e caso aconteça algum problema, eles irão providenciar a devolução do dinheiro.

O objetivo do Nubank é ser um banco

Apesar de algumas pessoas já dizerem que o Nubank é banco, não é a realidade ainda: a mesma é uma instituição financeira, que é diferente de ser um banco.

Entretanto, o CEO da empresa já disse diversas vezes que o objetivo é se tornar um banco e levando as mudanças dos últimos meses (que levaram a criação da Nuconta e o sistema de empréstimos) isso não parece tão distante.

Logo, todo banco no Brasil é obrigatoriamente associado ao FGC e teremos essa proteção a mais.

19 curtidas

Exatamente @Andre_Arioli
Pelas leis aplicada sobre o Nubank
Ela não poderá emprestar e muito menos usar nossa grana .

4 curtidas

É isso aí, @Ohmoises!

A galera sente essa necessidade louca pelo FGC mas acho que no fundo nem entendem exatamente o motivo hehe.

Na minha opinião essa proteção prevista pelo Banco Central é ainda mais segura, visto que se houver uma quebra generalizada dos maiores bancos do país o FGC não é capaz de devolver o dinheiro de todos. Diferente do caso das contas de pagamentos, onde todo o saldo está isolado em contas do próprio BC ou em títulos públicos.

4 curtidas

Excelente tópico

Basicamente se der algum problema com a NuConta, o buraco será mais fundo do que imaginávamos, pq neste caso o país teria quebrado antes.

3 curtidas

Isso é excelente porque aplico dinheiro na NUCONTA

1 curtida

Tópico excelente @Andre_Arioli, infelizmente as pessoas não vão pesquisar, e indagar ainda muito sobre o FGC.

1 curtida

@Bre É possível!

Esse tipo de cenário é desenhado para aqueles que investem diretamente em títulos públicos: se a União der calote na dívida pública, o sistema financeiro nacional será dizimado e ninguém recebe nada de investimento algum.

@FelipeMoraes Quem sabe mudamos um pouco disso com esse post. É importante a galera se informar.

2 curtidas

Ótimo tópico! Eu mesmo já desisti de explicar para os outros sobre o FGC.

Tem medo de colocar dinheiro na NuConta por causa da “falta do FGC”, deixa debaixo do colchão mesmo. É mais “seguro” :rofl:

3 curtidas

Minha esposa tem sensibilidade ao glúten e a gente sofre para encontrar comidas sem glúten, e quando encontra é bem mais caro que o normal. Me deixa louco pessoas gastando grana com produtos assim pensando que é “mais saudável”! :rage:

2 curtidas