A NUconta NÃO precisa de FGC

Pessoal, o objetivo dessa postagem é tentar diminuir a quantidade de posts sobre o FGC e o Nubank. Consequentemente, podemos deixar as pessoas mais informadas do assunto.

NUconta não tem FGC

Apesar de algumas notícias em portais dizerem que agora a Nubank possui FGC, a informação é mais ou menos verdade.

Na realidade a Nuconta é controlada pela Nu Pagamentos S.A, e a instituição associada ao FGC é a Nu Financeira S.A. Logo, o FGC na realidade está associado a uma plataforma nova (futura) do Nubank com relação a investimentos e empréstimos.

Se não tem FGC posso perder meu dinheiro?

Na verdade, não. A NUconta é uma conta de pagamentos, e pelas regras do Banco Central, o que nós depositamos na Nuconta é depositado em uma conta da Nubank com o Banco Central, ou feita a compra de títulos públicos.

Em ambos os casos, quem está garantindo o seu saldo é a UNIÃO, por isso não há necessidade de FGC.

O saldo da Nuconta não íntegra as contas do Nubank e não podem ser usado para pagamento de credores, em caso de quebra.

Todo o dinheiro está protegido em contas do Banco Central para essa finalidade, e caso aconteça algum problema, eles irão providenciar a devolução do dinheiro.

O objetivo do Nubank é ser um banco

Apesar de algumas pessoas já dizerem que o Nubank é banco, não é a realidade ainda: a mesma é uma instituição financeira, que é diferente de ser um banco.

Entretanto, o CEO da empresa já disse diversas vezes que o objetivo é se tornar um banco e levando as mudanças dos últimos meses (que levaram a criação da Nuconta e o sistema de empréstimos) isso não parece tão distante.

Logo, todo banco no Brasil é obrigatoriamente associado ao FGC e teremos essa proteção a mais.

19 curtidas

Exatamente @Andre_Arioli
Pelas leis aplicada sobre o Nubank
Ela não poderá emprestar e muito menos usar nossa grana .

4 curtidas

É isso aí, @Ohmoises!

A galera sente essa necessidade louca pelo FGC mas acho que no fundo nem entendem exatamente o motivo hehe.

Na minha opinião essa proteção prevista pelo Banco Central é ainda mais segura, visto que se houver uma quebra generalizada dos maiores bancos do país o FGC não é capaz de devolver o dinheiro de todos. Diferente do caso das contas de pagamentos, onde todo o saldo está isolado em contas do próprio BC ou em títulos públicos.

4 curtidas

Quem assistiu Mad Men vai lembrar da cena em que Don Draper, com o objetivo de diferenciar os cigarros Lucky Strike da concorrência, cria a frase “It’s toasted!” e passa a usá-la como slogan. O consumidor acredita que o tabaco torrado deve ser melhor de alguma maneira, já que há um destaque tão grande para essa característica. “O tabaco de todos os outros é venenoso; Lucky Strike é torrado.”

A mesma coisa acontece com as pessoas que são induzidas a acharem que estão sendo mais saudáveis por consumirem produtos sem glúten, sendo que sua presença ou ausência não fazem diferença nenhuma para quem não possui doença celíaca ou sensibilidade ao glúten.

Alguém descobriu que Next e Inter têm FGC e começou essa febre de que o Nubank também precisa ter. Espero que esse post receba a atenção que ele merece.

4 curtidas

Excelente tópico

Basicamente se der algum problema com a NuConta, o buraco será mais fundo do que imaginávamos, pq neste caso o país teria quebrado antes.

3 curtidas

Isso é excelente porque aplico dinheiro na NUCONTA

1 curtida

Tópico excelente @Andre_Arioli, infelizmente as pessoas não vão pesquisar, e indagar ainda muito sobre o FGC.

1 curtida

@Bre É possível!

Esse tipo de cenário é desenhado para aqueles que investem diretamente em títulos públicos: se a União der calote na dívida pública, o sistema financeiro nacional será dizimado e ninguém recebe nada de investimento algum.

@FelipeMoraes Quem sabe mudamos um pouco disso com esse post. É importante a galera se informar.

2 curtidas

Ótimo tópico! Eu mesmo já desisti de explicar para os outros sobre o FGC.

Tem medo de colocar dinheiro na NuConta por causa da “falta do FGC”, deixa debaixo do colchão mesmo. É mais “seguro” :rofl:

3 curtidas

Minha esposa tem sensibilidade ao glúten e a gente sofre para encontrar comidas sem glúten, e quando encontra é bem mais caro que o normal. Me deixa louco pessoas gastando grana com produtos assim pensando que é “mais saudável”! :rage:

2 curtidas