A pior experiência de investimentos que eu já tive na vida

Segue minha triste história. Tinha investimentos em renda variável na clear. Na esperança (frustrada) de ter um UV, transferi custódia pro nubank. Meus caros… Se arrependimento matasse…

Vamos lá:

Perdi minha informação histórica de preço médio (invisto desde 2017), simplesmente aparece que meu preço médio sempre é o preço atual do ativo (aí o rendimento é sempre 0,00). Ao pedir ajuda no suporte, todo mundo tem uma dificuldade imensa de entender o problema e ficam me transferiando entre times internos… (sim tipo telemarketing ahhaha). Após entendido o problema, disseram que me enviariam um email em 5 dias com a resolução. Maravilha, recebo um email genérico, depois de 5 dias, dizendo: (juro que estou colando a resposta oficial deles aqui!):

"[…]ativos oriundos de transferência de custódia onde não são enviadas as notas de negociação, o calculo do preço médio fica incorreto. No momento, ainda não possível a correção manual destes valores.

Se precisar de alguma outra coisa, estamos por aqui."

Cara… É brincadeira né? Estamos falando da funcionalidade mais básica de investimentos, saber o seu preço médio. Não deram previsão, nem sequer fica claro se um dia isso vai ser corrigido… Respondi o email pedindo uma previsão e fui ignorado, já tem uns 6 dias isso.

Eu nem vou entrar no mérito de que o home broker no app é cru e terrível, que o convite do UV não veio, que a transferência de saída de custódia do nubank não está habilitada direto pela B3.

12 curtidas

Transferencia de custodia da nubank pra outra instituição é bem tranquila,
vc não precisa assinar nada , apos solicitar , em 2 dias uteis seus ativos esta em outra corretora já !

1 curtida

É porquê vc nunca transferiu pelo automático da B3. :stuck_out_tongue:

Ele identifica que vc é titular das duas contas em diferentes corretoras e te permite escolher transferir com um clique :slight_smile:

Mas sim, vou pedir a transferência, já que saí da clear, estou estudando qual lugar vai ser mais vantagem, estou pensando em genial ou inter :slight_smile:

5 curtidas

A nu invest não faz parte da portabilidade automática da B3

2 curtidas

:thinking: mas como você quer que eles tem o preço médio se você não fornecer as notas de corretagem?

Genial e XP é mesma coisa, você transfere os ativos mas depois tem que editar seu preços médios.

Espero que tem essa opção no nuinvest, confesso que é minha principal, mas nunca releve porque eu uso uma planilha por isso…

5 curtidas

Entendi a frustração, mas não entendi como que tu foi transferir tudo assim sem nem mesmo verificar antes como era operar pelo Nubank, se tinha as funcionalidades que você precisa etc… Quando transferi ações da Nuinvest para XP ocorreu o mesmo comigo na XP fiquei sem o histórico e PM que tinha. Acho que o que fica de lição aqui é sempre verificar antes de fazer alguma coisa e para a Nubank poderia sim ter a opção de ajuste manual, seria útil.

2 curtidas

Pois é nunca tranferi pela B3, mas não dava pra esperar o nunbak integrar com eles lá ,
ai já solicitei logo, quem sabe , quando ficar redondo eu volte hehehhe

2 curtidas

Não é uma critica a ninguem,
mas não sei como algumas pessoas conseguem ficar sem ter o controle de preço medio, quantidade de ativos e demais coisas, apenas com os dados das corretoras.

Principalmente se usar mais de uma corretora.
Eu matenho todos esses dados separados, pra não ter nenhum tipo de dor de cabeça.

12 curtidas

Eu também @Everton_J_da_Silva . Tenho tudo planilhado, cada operação desde quando iniciei na bolsa de valores.

8 curtidas

Igualmente, a organização tem que partir de nós mesmo, não quero terceirizar minha responsabilidade, porque erros podem ocorrerem, ainda não temos uma tecnologia perfeita no mundo. :handshake:

5 curtidas

Negocio ta piorando olha o email que acabei de receber !1

3 curtidas

Eu concordo contigo, e tenho isso, tanto é que perguntei, onde posso colocar meu preço médio manualmente? (Não posso e não tem previsão…)

A questão é q eu sou acostumado a minimamente ter uma noção pela plataforma de investimentos :sweat_smile:

Acho muito difícil alguém vir de outra plataforma de investimentos e gostar do nubank…

4 curtidas

Agora no meio da mudança acho dificil mesmo kkk
talvez quem ta começando e inicia pelo prorio Nubank

Estou torcendo para que grandes mudanças ainda aconteçam e que a plataforma de investimentos realmente se torne excelente.

4 curtidas

Cara… eu esperava q tivesse sim… esses apps aleatórios da play store conectam com a b3 e pegam o PM… esperava o mínimo do nubank… poder editar… mas nem isso… esperava um suporte bom também não…

3 curtidas

Eu também… o timing foi péssimo… a questão é q eu esperei de mais do nubank, sempre foi muito bom como conta e cartão de crédito… (apesar de estar bem atrás em termos de benefícios hoje pra cartões).
Como eles compraram a nuinvest há um tempão, esperava maturidade

2 curtidas

Eu mantinha em planilha mas quando começaram os eventos societários (bonificação, subscrição, desdobramentos) que não possuem recibo algum(nota de corretagem), eu acabei desenvolvendo um e o chamei nota-corretagem-jfx.
Estou pensando em monetizar o uso dele, mas não é prioridade no momento.

3 curtidas

Parece que tem uma recorrência disso por aqui na comunidade, mas Preço Médio é uma obrigação do investidor, visto que isso só é importante para a Receita Federal na declaração de imposto de renda, enfim, só enfatizando porque a corretora ter ou não ter isso não é exatamente um problema.

Só trago esse ponto de reflexão, pois não é confiável o preço médio de nenhuma corretora, pode ter bonificações de ações, desdobramentos, subscrições de FIIs entre outras coisas que já distorcem tudo. Mas se a crítica for a não podermos nem sequer editar manualmente, é, infelizmente não temos.

3 curtidas

É realmente frustrante.

Mas uma dica para evitar isso é não depender da corretora organizar seus dados.
Tem algumas ferramentas e planilhas online para organização de carteira.

Para mim a grande vantagens dessas é integrar dados de mais de um banco, como o kinvo e o statusInvest. Já fiz testes dessas plataformas contabilizando a parte os dados e vi que calculam certinho, inclusive para tirar a rentabilidade histórica da sua carteira.

2 curtidas

Uso My profit :star_struck:super completo, e a ajuda para impostos é muito boa também

6 curtidas

Uso bastante o dlombelloplanilhas ele tem um sistema web tambem fora de planilhas,
a versão paga ajuda com DARF.

Mas a versão gratis ja é bem completa, e ainda tem leitor de notas que meio que automatiza a inclusão dos ativos,

Ja usei outros mas não gostei muito não rs, o My Profit eu ouvir falar bem, depois vou da uma olhada

6 curtidas