Abertura de conta para idoso

Essa semana tive uma terrível experiência em tentar abrir uma conta digital para minha mãe que tem 85 anos, nenhum banco aceita abrir uma conta digital para pessoas nesta faixa de idade. O mesmo se faz com abertura de conta presencial, o motivo me parece sem lógica, os bancos alegam que uma pessoa nesta idade não tem as faculdades mentais satisfatória para poder movimentar a conta. Agora eu pergunto, o que um banco pode ter medo em abrir uma conta para uma pessoa idosa?

4 curtidas

Oi @Graftwerk , desejo que você esteja bem. :pray:t5:

Essa de que alguém com 85 anos não teria faculdade mental para gerir a própria conta bancária é um tanto presunçoso e superficial. :face_with_monocle:

Seria o mesmo que dizer que todos nós teremos nossas contas canceladas e que seremos automaticamente tidos como mentalmente incapazes ao atingir essa longevidade? :thinking:

Puffrr, no final das contas, essa “justificativa” não passa de uma desculpa padrão (balela) para recusar o pedido de abertura e, quem sabe, evitar algum tipo de fraude por parte dos [mal intencionados] parentes espertalhões. :no_good_man:t5:

Opções para monitorar e impedir essa coisas já existem, independente da idade do titular da conta, mas é mais fácil evitar o “problema”. :man_shrugging:t5:

Tudo de bom a todos nós…
:grin::v:t5:

2 curtidas

Muita coisa, principalmente se tiver App instalado.

Risco de um familiar usar a conta como laranja, caso tenha um CPF bom, o sistema pode liberar automaticamente um valor de empréstimo pré aprovado e um familiar fazer em nome do idoso e depois deixar a conta estourada. Os riscos são muitos. Sem contar que, uma conta gera um custo para ser aberta, como a espectativa de vida da pessoa já está baixa e provavelmente essa pessoa não vai fazer nada que gere retorno ao banco, eles não tem interesse na conta.

Esse é o ponto.

Não é tão simples.
Dentro da agência é tudo lindo, não existem problemas ou suspeitas, mas quando saem porta a fora…

9 curtidas

Concordo demais com os argumentos do @eloncastro, mas reconheço todos os problemas trazidos pelo @soares.jm.

De repente, @Graftwerk, se poderia abrir uma conta, com regras semelhantes às dos menores de idade, com um “responsável” (não sei se a palavra certa seria responsável, por isso coloquei entre aspas).

Assim, com algo do tipo, atenderia a pessoa idosa, mitigaria os riscos de fraude e daria mais segurança, tanto para a pessoa idosa quanto para a instituição financeira.

5 curtidas

Eu consegui fazer isso no Inter, mas tenho procuração feita especificamente pra isso, e uso a conta dela no meu celular.

O nubank, além de não permitir abrir, não permite deixar login de 2 contas salvas no app. Sempre que precisasse mudar te conta teria que fazer login, reconhecimento facial e ativação do aparelho…

No Inter tenho minha conta e a dela salvas no celular, e faço login/movimentação sem necessidade dela.

4 curtidas

Muito obrigado por compartilhar sua experiência, @Jorge_Lucas_Ribeiro.

Ela demostrou que há alternativas legais (Direito) e tecnológicas para garantir que uma pessoa Longeva tenha uma conta digital com toda a segurança necessária para ela mesmo e para a instituição bancária.

Longevos são pessoas que têm 80 anos ou mais. A longevidade é a capacidade de viver por mais tempo, mas também de viver bem.
Fonte: google

4 curtidas

Sem entrar muito em detalhes, mas a quantidade de idosos que são passados pra trás por familiares é enorme. Filhos, netos ou cuidadores, quanto menos pessoas na família (um fiscaliza o outro) mais fácil de acontecer algum tipo de fraude.

7 curtidas

É verídico seu argumento, mas não podemos banalizar só por este fato, existe sim familiares que agem corretamente com seus entes queridos, o que deveria ter é uma forma de analizar cada caso, assim como acontece com a liberação de crédito.

@mladeira , isso se chama conta compartilhada, haveria nacessecidade deste procedimento?, porque não pedem um laudo médico comprovando que o idoso está em plena capacidade de saude mental para poder abrir uma conta corrente. Não sei se encaixa neste caso mas isso para mim é restringir a liberdade de uma pessoa.

1 curtida

Perfeita observação.
Tanto é verdade, que acima de 80 anos, dificilmente o idoso consegue alguma linha de crédito.

3 curtidas

Esse é o ponto, o banco pode bloquear o empréstimo como uma segurança, mas não impedir que abra a conta corrente, pode até bloquear o crédito liberando o débito.

O termo “impedir” dá uma conotação de proibição, que não é o caso.

Mas, independente da idade e de outros critérios definidos pela entidade financeira, não há a obrigatoriedade na abertura de conta corrente, exceto de for conta salário, que depende de um contrato entre a empresa (ou órgão público) e a entidade bancária.

4 curtidas

@LuizGSF , você está correto meu caro colega, a palavra proibir é muito pesado e não vem ao caso em questão, realmente cada banco tem seu requisito, quando coloquei este assunto em questão, eu não consegui abrir uma conta no mesmo banco em que minha mãe recebe seu benefício, o motivo é que essa conta é só para receber o benefício, ela tem que ter uma conta poupança para movimentar o dinheiro, até mesmo porque o banco bloqueia a conta benefício dela 2 vezes por mês, e isso acontece todo mês causando um transtorno.

1 curtida

Isso aqui é estranho, possivelmente há algo errado na conta ou no cadastro dela junto ao banco para que isso esteja acontecendo, sujiro verificar a fundo.

4 curtidas

Estranho isso, pois no ano passado eu consegui abrir uma conta no nubank para meu pai que está com 88 anos, só tive dificuldade no reconhecimento facial mas no fim deu tudo certo.

1 curtida

@soares.jm , o gerente do banco disse que é normal isso acontecer e vai continuar acontecendo.

1 curtida

@Jonnykt , você é abençoado meu nobre.

quem me dera se eu chegar nessa idade mais com tanto golpe e contas laranjas hj em dia nao acho que os bancos estao totalmente errados nao