Oi, @Paulo_Martines tudo bem? Bem-vindo por aqui!
Sua sugestão é uma das funcionalidades mais pedida nos últimos tempos, e desejo muito que a tenhamos muito em breve. Por enquanto, você pode utilizar as outras opções do mercado. Recentemente, Cristina Junqueira, co-fundadora do Nubank, falou em uma entrevista que a possibilidade de criar contas para menores é um dos projetos para o futuro do Nubank, por isso, resta-nos esperar que esse dia chegue.
Ele vai completar 1 ano e você vai abrir conta pra ele? Jesus, temos que tomar cuidado que daqui a pouco ele tá dirigindo o carro. Mesmo que menores pudessem abrir, creio que ainda teria uma idade fixa, tipo, 16 anos? Enfim.
Quer guardar dinheiro pra ele? Cria uma conta poupança em um banco que você não gosta e vai guardando lá.
Esse tipo de objetivo está mais alinhado com investimentos atrelados ao IPCA. Pesquise sobre o Tesouro Direto. Não vale a pena deixar o dinheiro rendendo por muitos anos a 100% do CDI, a menos que seja reserva de emergência ou caixa. Você precisa se proteger da inflação.
Regulamentação, adaptação do atendimento, novos modelos de segurança devem ser implementados, são diversas barreiras para o Nubank disponibilizar uma conta para menores de idade e tudo isso tem um custo, como tornar rentável?
É claro que pra gente que é cliente, só pensamos em ter a função, mas esses podem ser os motivos do atraso.
Concordo, com 16 e 17 anos, acredito que seja uma faixa etária onde o adolescente já possui uma maturidade razoável.
Além dos direitos que nosso Código Civil garante para eles nessa faixa etária: emancipação civil, casamento, trabalhar (CLT, não só jovem aprendiz), votar e etc.
Com 16 anos incompletos (0 até 15 anos, 11 meses e 29 dias). Nosso Código Civil considera as pessoas nessa faixa etária como absolutamente incapazes. Ou seja, não podem praticar os atos da vida civil sem serem representados pelos pais ou tutores. Não vejo necessidade de um indivíduo nessa faixa etária ter uma conta e cartão em seu nome. Acredito que seria melhor um cartão adicional vinculada a conta do responsável.
Exatamente. Até por que a criança do cara ali de cima tem 1 ano, acho totalmente desnecessário a criação de contas para menores, nessa idade. Quer guardar dinheiro? Joga numa poupança da vida que não usa.
Agora se ele quer criar a conta pro filho nessa idade, eu só fico pensando na sonegação… ou tô pensando errado né, vai saber. Por nada ele só queria a conta mesmo pra por o dinheiro pro filho.
Mas ninguém melhor do que os pais para entenderem melhor a necessidade dos próprios filhos, concorda?
Se ele quer poupar um dinheiro par ao futuro da criança, qual o problema disso?
O Nubank não oferece essa função, mas essa é uma discussão em aberto.
Poupança? Sério? O pessoal aí em cima deu tanta sugestão boa.
Hoje as crianças já nascem com CPF e logo de cara são incluída como dependentes na declaração de IR dos pais. Logo, a receita já está de olho desde o primeiro dia de vida.
Além disso, contas para menores são permitidas por lei. Se o cliente fará mal uso da mesma ou desrespeitará os termos de uso, ele que arque com as consequências.
Com 16 anos já tem cérebro pra entender alguma coisa. Abrir conta pra criança de 1 aninho? Me poupe. Ele pode muito bem guardar em alguma conta dele, pro futuro do filho. Em momento algum eu falei que era errado.
Já que ele não vai ficar tirando, por que não? Melhor guardar em um banco com agência, caso tenha algum problema (como seria um dinheiro pro futuro do filho, acredito que ele precisaria de mais atendimento). “Ah, mas o Nubank tem um ótimo atendimento”, tem, mas e se a conta for bloqueada ou acontecer algum imprevisto? O atendimento via e-mail do Nubank é lerdo pra resoluções, coisa que numa agência se resolve em 3 dias no máximo. (Dependendo do banco)
Depender de agências pra resolver problemas é o mesmo que depender de atendimento eletrônico. Cansei de ir em agências físicas resolver as coisas e ouvir que não dá pra fazer nada ou que eu deveria ligar no SAC.
Tem gente que acha que “fazer barraco” em agência ou “não sair até o problema ser solucionado” resolve. Vai lá, tenta a sorte.
Às vezes temos que falar o óbvio mesmo, pois algumas pessoas custam a entender.
Decisão horrível. Se a criança tivesse uns 10 anos, seria até aceitável.
É até mais rápido que o atendimento do Nubank. Como é tudo on-line, digital, obviamente que vai ter uma resolução de problemas pior que a dos bancos físicos. Quanto ao atendimento, sempre fui muito bem atendido nas agências da minha cidade.
Poupança não é guardar dinheiro. Essa recomendação vai prejudicar o filhote do @Paulo_Martines.
A criança tem 1 ano de idade. Na poupança o dinheiro vai ficar parado por 10 a 15 anos, com o menor rendimento que existe no mercado, e sendo devorado pela inflação. É muita ingenuidade chamar isso de guardar dinheiro.
No último tópico de contas bloqueadas que vi aqui na comunidade, o cliente acabou confessando que usava a conta PF para vender produtos sem emitir nota
E põe horrível nisso, daqui a pouco vão estar dizendo que título de capitalização é uma boa ideia também.
Eu acho a ideia de guardar dinheiro pensando no futuro da criança uma ótima ideia, só quem tem filhos sabe o quão rápido o tempo passa, e é sempre bom ter um pé de meia em nome dos filhos pra uma eventualidade futura.