Aceitou o pedacinho? Cuidado, a receita corre atrás

Acabei de descobrir que ao aceitar o pedacinho da NuBank eu sou obrigado a declarar na receita ou posso ter que pagar multa. Isso acontece pq ao investir na bolsa você é obrigado a declarar imposto de renda, independente do quanto ganha ou se era isento ou não. Eu sei que é culpa minha por não ter pesquisado antes, mas achei legal compartilhar com vocês pq fiquei surpreso. Agora cuidado para não esquecerem de fazer isso e de preferência contratar um contador para evitar de ter o CPF bloqueado ou ainda pagar uma multa de mais de 100 reais.

PS: Como vc só recebe o pedacinho de fato ano que vem, só vai ter que declarar naquele ano.

3 Likes

Boa noite

28 Likes

O Nubank tá alertando em toda a novidade que tá sendo publicada sobre o pedacinho BDR que é bom ler o prospecto e principalmente a parte do fator de risco. Quem quer ficar por dentro da situação é bom manter-se atualizado antes de tomar alguma medida. Lembrando que já não dá pra cancelar o pedacinho após aceitá-lo anteriormente.

17 Likes

Oi, @Felipe_Eduardo tudo bem?

Isso mesmo, vamos deixar ainda mais claro! Como você mesmo disse, negociações na bolsa de valores implicam em declaração de Imposto de Renda. Mas, em relação ao programa NuSócios, onde aceitamos o pedacinho do Nubank gratuitamente, as coisas são mais específicas. Nesse primeiro ano (2022) o BDR (pedacinho do Nubank) doado estará em posse do Nubank reservado para você. Sendo assim, nesse cenário, você não é obrigado a declarar IRPF no próximo ano. Porém, após esse período de reserva (o qual será oferecido formação financeira), você terá duas opções: 1) vender o BDR ou 2) solicitar a transferência do BDR para o seu CPF. Se escolher a 1ª opção, o BDR é vendido pelo Nubank e você receberá o valor da negociação e não precisará declarar IRPF por causa desse BDR. Já no cenário 2, como o BDR será transferido para seu CPF… aí se torna obrigatória a declaração do IRPF. Portanto, é importante dizer que a obrigatoriedade de declaração IRPF por ocasião do BDR do programa NuSócios só será exigida se o cliente optar a transferência da custódia do BDR para seu CPF ao término do período determinado (após 1 ano do aceite, em dezembro de 2022)!

30 Likes

Somente se vc aceitar ficar com o pedacinho pra vc, se não quiser, o nubank vai ter o valor da ação correspondente e vc não precisa declarar

Qualquer coisa q se for fazer, principalmente que envolver dinheiro, deve pesquisar bastante

15 Likes

@Felipe_Eduardo ,nesse caso aí foi um descuido seu mesmo de não ir atrás das informações antes de aceitar o “pedacinho” como você mesmo já confessou.Como bem falou nosso colega @Fabio_Costa4 isso já foi amplamente divulgado pelo Nubank . Gostaria só de reforçar que não é intenção e nunca foi intenção do Nu pegar ninguém de surpresa,essa informação como disse antes,foi divulgada praticamente em todos os canais,Instagram,blog e etc.Faço essa ressalva para que as pessoas que por aqui passarem não se assustarem pelo título e interpretarem mal o Nubank.

9 Likes

Perfeito! :clap:

9 Likes

@Elves muito obrigado, eu realmente não sabia disso.

3 Likes

Fiz a reserva e ainda comprei alguns BDR’s. Minha dor de cabeça começou quando li sobre o pagamento da Darf. Como o valor é inferior a 10 reais não precisarei pagar agora, mas infelizmente terei que declarar o IR. Renda variável nunca mais. Com dois, três dias já pus pra vender. Extremamente arrependido. Acho que muita gente como eu deve ter se arrependido de entrar nessa empolgação do Nubank.

1 Like

Quando você negocia ações aí a declaração do IR passa a ser obrigatória mesmo. Isso é algo que precisa ser levado em conta ao se entrar no mundo da renda variável.

Entretanto, declarar é diferente de pagar. Dependendo do volume negociado e de outras variáveis, talvez você não precise pagar a DARF.

Você está arrependido por causa dessa questão do Imposto de Renda?

A medida que seus investimentos forem crescendo, sua renda aumentando e etc, o IR passará a ser algo presente em sua vida, não tem como fugir.

Logo, sugiro aprender o quanto antes, já que ele não deve ser um fator limitante em seus investimentos.

10 Likes

Obrigado pela atenção querido. Continuarei com o CDB e Tesouro. Abraços.

Sim… Pelo que eu entendi, se você possuir apenas o Pedacinho de BDR, como você não poderá mexer nele por 12 meses, não haverá necessidade de declaração em 2022.

Mas… Se você comprou BDR no pré ou pós IPO ou qualquer época a partir daí… Terá que declarar em 2022 devido a já ter a variação de lucro e perda.

Mas de acordo com o Nubank eles vão explicar quem precisa declarar, quando precisa declarar e como declarar. =)

Podemos dizer que é uma medida protetiva da RF para ter informações sobre os investidores pessoa física na B3, evitando por exemplo compra de ações como lavagem de dinheiro.

“Hum… R$ 1000,00 de ações compradas. Vamos solicitar a Declaração e saber a origem desse valor que a principio nenhum banco vinculado a este CPF tinha este montante.”

1 Like