Ajuda com a declaração do IR

Galera alguem ai que manja de contabilidade me da uma força por favor. Ao longo desse ano eu estou recebendo mensalmente dinheiro do meu pai e da minha mãe para pagar as contas deles pela internet. Eu aproveito isso para ganhar mais pontos no rewards. No intanto isso acaba gerando uma movimentação bancaria que não condiz com a minha renda. Mas no fin das conta nenhum centavo desse dinheiro é meu e tudo é usado para pagar as contas deles (com exceção do rendimento gerado enquanto o dinheiro está comigo isso eu sei que tenho que declarar normalmente como rendimento total da conta do nubank) mas e a movimentação como esplico isso para a receita ? Des de ja agradeço as respostas

Não é necessário informar qualquer tipo de movimentação financeira na Declaração de Ajuste Anual, apenas os rendimentos e o saldo da conta em 31/12 na opção “bens e direitos”.

Vale lembrar que, conforme contrato, sua conta é de uso pessoal e intransferível e poderá ser cancelada por movimentação não compatível com sua renda.

10 curtidas

Valeu por tirar a dúvida. E quanto a minha conta eu apenas uso para pagar as contas da família pela internet. Mas não empresto ela. ninguém além de mim faz movimentações ou guarda dinheiro nela. Eu apenas estou fazendo os pagamentos por que a pandemia impossibilitou as pessoas de irem em lotéricas e meus pais não sabem usar os meios digitais

Se seus pais não são seus dependentes, está em desacordo com o contrato.
O algorítimo não considera fatores subjetivos na análise das movimentações.
Pode ser que você jamais tenha qualquer problema nesse aspecto, mas acredito que é um risco que não vale a pena correr.

5 curtidas

Bom se me questionaram eu esplico tudo. Afinal não estou fazendo nada ilegal. Nunca vi ninguem perder uma conta por ajudar alguem a fazer pagamentos online

Acredito que não viole os termos da NuConta pagar algumas contas para os seus pais, desde que apenas você utilize o cartão, a senha e a conta. Mas é possível que a conta eventualmente seja bloqueada caso as movimentações não sejam compatíveis com o seu perfil e pareçam suspeitas.

Por mais que pareça algo inocente… Receber dinheiro em espécie e movimentar ele em seu nome para outras pessoas é exatamente o mecânismo utilizado pra esconder patrimônio. Então pode ter certeza que o compliance tá de olho procurando lavagem de dinheiro e outros crimes financeiros.

6 curtidas

O Rei do Bitcoin que movimentou 2 bilhões está rindo desse seu comentário.

Engraçado que eu já tive um Professor de Conhecimentos Bancários que dizia que quando a gente movimenta, salvo engano, mais de 5 mil reais, acende uma luz vermelha lá no BACEN. Olha… essa luz tá queimada faz um tempo ó… :rofl: :rofl: :rofl: