Ajuda: Opções de investimento

Boooooora, NuLindos e NuLindas!

Gosto muito desse tópico “Vida financeira”, e constantemente 'stou por aqui, na surdina, tentando tirar conclusões para melhorar minha vida financeira. Sou bem iniciante nesse papo de investimento, então ainda tenho muito receio de apostar em locais sem pedir uma segunda terceira quarta opinião. (Mas às vezes acontece d’eu pedir e ainda ficar matutando e não saio do lugar. Ó, Deus, por que me fizeste assim?)

Mas e aí, Oliveira, qué que acontece? Eu preciso de uma ajuda sobre onde investir uma grana que separei como se fosse o qu’eu pagaria de INSS. Mas existem alguns poréns:

  1. Eu estou em um trampo temporário de 6 meses e com o que 'stou recebendo, calculei quant’eu pagaria de INSS se meu trabalho fosse CLT. Nesse caso: pretendo reservar R$118,50 por mês durante 6 meses.

Ps.: Eu já possuo uma reserva de emergência na NuConta, e gostaria de separa o qu’eu invisto para emergência do qu’eu invisto para um possível aposentadoria (ou algo a longo prazo).

É claro qu’eu sei qu’eu não vou criar um investimento de aposentadoria durante 6 meses. heuheuheu. Mas a minha ideia é simplesmente começar separando um dinheiro, até que forme um montante significativo para qu’eu invista em algo a longo prazo. Caminha conforme meus passos, right?

– Ah, e por quê você não pensa logo em algo a longo prazo?
Bem, porque meu trampo é temporário (6 meses); e, sim, eu espero que seja prorrogado ou qu’eu consiga algo CLT, mas “não dá pra contar com o ovo no fiofó da galinha” hudheuheuh

  1. Eu pensei em simplesmente criar uma conta em outro banco com um CDB maneiro e deixar o dinheiro lá. Pesquisei outras formas de renda fixa pra começar, mas a maioria precisava qu’eu investisse um valor alto, e eu queria algo qu’eu pudesse começar com R$100.

NOTA:
Rapaz, eu criei uma conta no PagBank (CDB Liq Diária 200% CDI), mas em menos de 24h eu já me arrependi. Tem de esperar p’ro dinheiro começar a render, tem de esperar pr’o dinheiro entrar na aplicação, tem de esperar pra retirar o dinheiro aplicado. Minha ansiedade chega a tremer. Fiquei muito “mal acostumada” com a desenvoltura do NuBank e não aceito menos do que já tenho no NU.

E aí? O que você faria?

  1. Onde aplicaria a curto prazo, nessas circunstâncias?
  2. E, onde posteriormente investiria (longo prazo) para criar uma “aposentaria”?

Gostaria muito de convidar o @LuckPass a participar aqui, porque sempre acompanho os posts dele sobre investimento e gosto bastante! MAS a opinião de TODOS e TODAS será muito bem vinda!

5 curtidas

:rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:
Aí você complicou o negócio.

  1. Nessa circunstância de incerteza empregatícia, sem saber se vai ser prorrogado ou não, eu continuaria aumentando minha reserva de emergência, no RDB do Nubank mesmo, já que você não suporta os investimentos que são D+ 1, D+2, D+n… né?
  2. Pensando no Longo Prazo, pra criar uma aposentadoria, eu faria novamente o que fiz quando comecei a investir, estudaria o mundo dos investimentos, buscaria conhecimento sobre renda fixa e variável, começaria com Tesouro Direto, depois, ETF’s e fundos de investimentos e finalmente quando já estivesse se sentindo seguro, entraria no mercado de ações e criptomoedas.
7 curtidas

Posso estar enganado e neste caso espero que me corrijam, mas há muito poucas opções conservadoras por aí melhores que as LCIs do Inter para quem pretende poupar por alguns meses. A partir de R$ 100,00 é possível fazer os aportes. O LCI com liquidez após 90 dias está por 95% do CDI (isento de IR e garantido pelo FGC, como é característico do produto). Isso equivale a aproximadamente um CDB à taxa de 122.5% do CDI com resgate em até 6 meses (22.5% de IR sobre os rendimentos). Só a título de comparação, o Resgate Planejado do Nubank para daqui a 6 meses está rendendo a 103% do CDI (aproximadamente 80% líquidos de IR), portanto inferior à LCI tanto em rendimento quanto em liquidez. De qualquer forma, o CDI está uma mixaria, então a diferença não é tão relevante.

O PicPay, enquanto mantém o rendimento de 210% do CDI e liquidez diária, também parece imbatível. Pena que é uma taxa promocional e provavelmente não vai durar por muito tempo (e vale repetir: o CDI está uma mixaria). Ainda assim é algo a considerar. Entre os contras, está o fato de alguns reclamarem do suporte da carteira digital (mas acho isso meio pessoal, eu mesmo nunca tive problemas, contudo uso pouco e nunca acionei o suporte). Há quem reclame de não haver garantia do FGC, porém o saldo no PicPay segue a mesma regra dos valores aplicados na conta de pagamentos do Nubank (modalidade tradicional, sem ser o RDB), isto é, em tese é garantido pelo Tesouro Nacional, já que é lastreado por títulos públicos federais seguindo regulamentação do Banco Central.

E se não quiser ter problemas de ansiedade, pode considerar também a boa e velha poupança ou a própria conta do Nubank, já que nesses casos o dindin estará “na mão” – disponível 24/7.

Tesouro IPCA é algo a ser considerado para guardar ou juntar dinheiro a longo prazo, vez que em tese preserva o poder de compra. Mas antes procuraria investir em mim mesmo, na carreira, na família e na saúde/bem-estar (coisas que não têm preço, né?), numa oportunidade de negócio, enfim, em coisas que aumentem as fontes de receita ou reduzam custos.

Ainda tenho minhas dúvidas quanto à bolsa de valores. Já ouviu falar no documentário “Enron – Os Mais Espertos da Sala”? Já se perguntou por que você compra ou pretende comprar ações? É pra ganhar dinheiro? Se sim, isso não é um tanto vago?

3 curtidas

Curto prazo:
CDB LD ou LCA com liquidez em 90 dias se dispõe desse prazo.
O Sofisa será a melhor opção pra aportes de baixo valor.

Longo prazo:
As opções são muitas, basta escolher conforme o prazo dos seus objetivos.
O Tesouro Direto costuma ser a opção mais prática e acessível.

7 curtidas

O Sofisa tem a melhor opção nesse caso, com 107% do CDI na LCA Max 90.

6 curtidas

A* LCI, hehe…

Não conhecia essa LCA a 107%. Vira e mexe me pego pensando em trocar o Inter pelo Sofisa. :sweat_smile:

3 curtidas

Eu deixaria no RDB do Nubank mesmo por causa da praticidade! :sweat_smile:

1 curtida

A curto prazo aplicaria em algum cdb ou Lc do Banco Sofisa Direto. Aplico em cdb lá,e eles fornecem muitas opções interessantes pra quem tem pouco dinheiro pra investir.

1 curtida

Eu deixo parte da minha reserva de emergência no Nubank justamente por causa da liquidez imediata.

1 curtida

Já tentei abrir conta no Sofisa umas duas vezes, mas não tive muito sucesso: em 24h cancelaram minha conta por “razões comerciais”. Lamentável mesmo, porque, realmente: o banco tem muitas opções bacanas para quem tá começando e com baixos valores.
@LuckPass Nessa caso, você indicaria algum outro?

Me diz qual o segredo pra ter conta no Sofisa. eles sempre cancelam minha conta por “razões comerciais”. :sleepy:

pela praticidade eu certamente continuaria! mas prefiro ter outras opções pra conseguir organizar meus investimentos conforme as metas. :upside_down_face: :thinking:

1 curtida

Para aportes de menor valor o banco Inter será uma alternativa, mas as taxas não serão tão interessantes quanto no Sofisa.

hahahaha olha, no meu caso foi bastante simples. Fiz o cadastro, e se não estiver enganado, no outro dia já foi liberado. Gosto de lá pela simplicidade, é tudo muito prático, e eles oferecem muitas opções com investimento inicial de r$1. Insista que certamente vale muito a pena.

1 curtida