Ajuda para entender essa cobrança de IOF

Pessoal,

Pelo que sei, depois de 30 dias com o dinheiro parado na NuConta o IOF não é mais cobrado. E de fato tenho observado isso com os valores depositados que passam de 30 dias sem movimentação. Mas tem um caso específico que não entendi. Segue o print abaixo:

Observem: tenho um depósito de R$ 300,00 realizado no dia 13 de agosto. Por que ainda há esse valor irrisório de R$ 0,01 sendo cobrado?

A única diferença desse depósito para os demais já realizados é que houve um pagamento feito no cartão de débito no valor de R$ 11,00 realizado no dia 17 de agosto. De toda forma, hoje é dia 25 de setembro. Realmente não entendo esse valor residual ali sendo cobrado ainda hoje.

Poderiam elucidar isso?

Obrigado.

Fabiano

3 curtidas

A Única justificativa seria pela compra no Débito de 11 reais, ela foi feita hoje ? Se sim, aguarde até amanhã, na atualização do Saldo para ver se ela não desaparece.

1 curtida

Não, como coloquei acima, a compra foi feita no dia 17 de agosto.

Fabiano.

@fabianofreitas o IOF no valor de 0,01 se refere a movimentação de débito realizado no dia 17/08.
Para que não houvesse cobrança deste imposto o dinheiro não poderia ser movimentado antes do 30º dia.

9 curtidas

Entendi, nesse caso aquele valor ali não será zerado, certo? Apenas ao ser reaplicado em 2021, é isso?

Fabiano.

Desculpe confundi as datas, o @mcantero está correto.

3 curtidas

Uma dúvida que tenho!

Pretendo fazer diversos depósitos na minha NUconta, sem efetuar nenhum saque ou pagamento de débitos (490 dias - 1º Depósito em 30/08/2019 - Ultimo depósito em 31/12/2020 - Previsão de Saque em 01/02/2021).

Vou ser taxado do IOF integral em todos os depósitos? :cold_sweat: Ou seja… toda vez que eu fizer um depósito novo vou pagar o imposto integralmente sobre os rendimentos?:roll_eyes:

1 curtida

Olá @Rafael_Patriota, como vai?! Muito interessante a sua dúvida… Eu pesquisei um tópico na comunidade e encontrei um que pode sanar sua dúvida. Dê uma olhada e depois nos conte se te atende. :wink:

Abraço!

Então! Ajudou!

Mas só não respondeu o seguinte caso: Reinicia o contador de dias do IOF E IR a cada depósito ou não, Só passa a contar do primeiro depósito?

Por que no caso é como se a cada depósito que eu fizer… Tenho que esperar 30 dias pra poder “sacar ou movinentar” o valor!

Mas acho que já está bem claro que: a cada depósito, tenho que esperar 30 dias para zerar a porcentagem de IOF! Rsrs… Faz parte do jogo!

1 curtida

Cada depósito que vc fizer incidirá a cobrança IOF e IR.

Essa informação deveria estar bem mais clara aos investidores! Por que a galera fica perdida!

#ficaadica fazer um vídeo mais claro sobre aportes e incidência de impostos sobre os mesmos!

Isso por que a galera que vai fazer igual eu (2 ou mais aportes mensais)… Ainda tem que pensar que o último aporte, tem a incidência do IR de 22,xpto% de acordo com a tabela devido ao tempo de investimento!

Caramba… É muita coisa pra pensar e fazer esses cálculos!!!

Verdade… Acho que finalmente, nós brasileiros, estamos quebrando a barreira da poupança e passando a investir em outros produtos. Isso acaba gerando uma série de dúvidas.

hahaha… Tbém concordo com vc. Mas, é muito bom pesquisar sobre essas coisas.

1 curtida

Se eu fizer um saque antes dos 30 dias e dps não sacar mais vai volta a contagem para não cobrar o iof?