Alerta a todos!

Galera, aqui vai uma dica e um relato pessoal.

Vocês que tem mania de salvar todas as informações no navegador (senhas, endereços e etc), aquela função que o chome, firefox tem, que quando voce entra em um site e ele pergunta se quer salvar a informação para um proximo acesso, tomw cuidado, vou contar abaixo o que esta acontecendo comigo.

Em Dezembro agora de 2023, ao pegar meu celular para acessar instagram, facebook, e-mail, percebi que fui deslogado de todas as contas, sim gente, todas as contas.

Ai fui no computador para ver o que tinha ocorrido, para minha surpresa alguém tinha me hackeado, falei com um amigo meu que é advogado, fiz o boletim e com isso comecei a tentar recuperação de acesso a minhas contas.

Só que eu vi que o negócio foi mais sério do que imaginava, quando recuperei o email, que ate meu nome ele ou eles tinham mudado, vi que até tentativa de acesso a minhas contas bancárias ocorreu, com isso, meu advogado mandou eu criar um novo email e trocar tudo, e assim fiz, fui realizando troca de senhas e e-mails de todos os lugares que necessitavam.

Pronto, deu certo, só que nao!
Eu tinha na nuvem do onedrive, foto de meus documentos, minha esposa, meu endereço e etc.

Para minha surpresa, segunda feira ao chegar em casa, vejo a correspondência de uma cobrança da tim, um plano de telefonia feito em meu nome, número novo, só que nem tim eu uso, liguei para tim e falei do ocorrido, está sm analise.

Ai resolvi consultar mais afundo, SPC, Serasa, Bacem e etc, consta que meu nome esta com restrição pois estou devendo um banco que nem conta tenho, entre outras coisas.

O que quero dizer com isso; tomem cuidado com qualquer informação que vocês tenham na internet, coloquem senha difícil, coloquem camada de proteção até na proteção, não usem programas piratas, usem e-mails diferenrentes para contas bancárias, porque é mais fácil ter esse trabalho, do que viver o inferno que to vivendo.

20 curtidas

Hoje em dia realmente todo cuidado é pouco e temos que ficar em alertas com praticamente tudo que acessamos online. Tem alguns cuidados que passei a tomar de alguns anos pra cá que vou deixar listado pra contribuir com algumas dicas, mas deixo o convite pra acessar o tópico inteiro que tem muitas dicas valiosas do pessoal que acho sempre interessante aprender sobre segurança lendo as experiências e vivências entre usuários também. :handshake:

15 curtidas

Olá @dpds0409. Triste isso hein. É sempre bom usar toda proteção possível. Obrigado por compartilhar conosco. É um bom alerta. :handshake:

11 curtidas

O que eu nao entendo é, se fosse eu ir abrir a conta no banco ou fazer um plano na operadora de telefone, até meu tipo sanguíneo eles iriram pedir, agora um golpista consegue com uma facilidade incrível.

10 curtidas

Nossa, que situação tensa. Obrigado por esse alerta, @dpds0409… eu mesmo, por diversas vezes usei esse mecanismo de salvar senhas. É impressionante o que os golpistas conseguem fazer com nossas informações. Todo cuidado é pouco! :pray:t3::handshake:

Espero que dê tudo certo na regularização das pendências que deixaram em seu nome, @dpds0409.

13 curtidas

Caramba @dpds0409, que transtorno. Muito obrigado por compartilhar. A partir de agora não deixo mais nenhuma senha salva no meu navegador. Inclusive, já estou fazendo os deletes aqui.

Mais uma vez obrigado pelo compartilhamento.

9 curtidas

Para contribuir e corroborar com o seu relato, vou deixar abaixo um artigo da tecnoblog que fala sobre o assunto. No finalzinho do artigo, tem um “recomendação”, á qual vou transcrever abaixo e destacar alguns pontos importantes.


É seguro salvar senhas no Google Chrome?

Isso vai depender do quão seguro é o seu computador ou as suas rotinas de uso. Todos os riscos citados se limitam ao mecanismo de salvamento de senhas e ao risco de que as senhas armazenadas sejam roubadas. Sem dúvida, há utilidade no recurso.

Mas, cautela.

O ideal é não usar o salvamento automático de senhas com serviços sensíveis de pagamento, home banking, redes sociais, sites médicos ou que contenham informações pessoais que você não gostaria que terceiros tivessem acesso. Faça esse filtro na lista.


Link do artigo :point_down:

8 curtidas

Que transtorno. Obrigado pelo alerta!

8 curtidas

Particularmente passo longe de salvar senhas no navegador, já que é o que mais vou usar no dia a dia. Para isso prefiro aplicativos que Gerenciam Senhas, porque na maior parte do tempo não vou estar conectado por não ver necessidade de logar toda hora, então caso por ventura meu dispositivo seja comprometido, não vai ter acesso ao App que é travado por biometria, igual no App de Verificação de 2 etapas. O navegador só uso pra pesquisar e acessar sites, depois de um tempo parei de salvar senha e optei por desabilitar a função de sugerir salvar no Chrome.

8 curtidas

Não salvo. Sempre achei perigoso. Obrigado por compartilhar a sua história!

N Possibilidades

6 curtidas

@ranielreis , muito obrigado por compartilhar sua experiência.

Além de não fazer uso de gerenciador de senhas, ainda as gravo no navegador :person_facepalming:

Poderias me indicar exemplos de Gerenciadores de senhas (nomes) ?

7 curtidas

Existem ótimos gerenciadores de senhas no mercado pra dar uma avaliada em qual acha mais atrativo em questão da segurança que oferecem e o preço (alguns são grátis e outros pagos), vou deixar a listinha dos que conheço com link clicável pra acessar o site oficial de cada um.

Gerenciadores (Aplicativos) Gerenciadores (Nativos)
Bitwarden (Gosto muito) SamsungPass
1Password Gerenciador do Android
LastPass Gerenciador do iOS
10 curtidas

Vou comentar só um ponto específico, o de ter conta aberta no nosso nome sem sabermos.

Entrem no site Registrato mensalmente para conferirem se tem conta, empréstimos ou cartão de crédito no nome de vocês.

Acho que esse site é do Banco Central, a gente se loga com a conta Gov.br.

4 curtidas

Show, muito obrigado mesmo.

5 curtidas

Eu tenho 8 emails
Os de internet e jogos de plataforma eu coloco: prajogo…:rofl::rofl:
De bancos sao outros e sempre troco senha ou coloco tbm confirmar em 2 fatores

1 curtida

Que situação desagradável @dpds0409 ,
pra falar o mínimo!

Se já não bastasse o medo enorme de sair nas ruas e sermos assaltados, ainda tem esses crimes na internet!

Vou reforçar o ótimo conselho do @Superleosam e deixar o link pra quem quiser salvar e consultar:

Banco Central do Brasil

11 curtidas

Recomendo demais o 1Password, é excelente, seguro e fácil de usar!

10 curtidas

Deixar nas nuves é bom e facilita muito. Mas causa esses problemas

6 curtidas

Obrigado pelo alerta.

7 curtidas

Melhor guardar isso em um HD em casa. Muita gente sem noção passa foto de cartão de crédito até pelo zap. Quando alguém comete esses vacilos comigo, apago na hora e alerto a pessoa. Às vezes, a pessoa tem preguiça de anotar número de conta e agência e manda pelo zap, depois que é fraudado, são muitas horas para resolver o problema.

3 curtidas