Alerta de Golpes para tomar cuidado pela internet

Muito importante comentar sobre, já que tá tendo tantos bloqueios de conta utimamente.

17 curtidas

Bom dia! :handshake:

Mais um golpe na praça para tomar cuidado e esse ainda mais por envolver receber o presente físico. Vale ficar atento para não cair caso alguém apareça na sua porta.

16 curtidas

Boa tarde! :sun_with_face:

Compartilhando aqui mais um golpe que estão aplicando com o nome do Nubank, dessa vez envolvendo um “jogo”. :man_facepalming:t2:

Jogo para ganhar dinheiro no Nubank? É golpe

12 curtidas

Boa noite pessoal! :warning:

Reforçando conteúdos que já foram trazidos na comunidade sobre golpe no Instagram, o Nu postou um artigo para ficarmos atentos, principalmente em golpes que promete multiplicar Pix ou se passar pelo atendimento do roxinho.

8 curtidas

Valeu por compartilhar, @ranielreis! Com certa frequência, tenho vistos relatos em outras redes sociais, com esse tipo de golpe. É importante estar atento! :handshake:

8 curtidas

Pessoal, atenção para mais um golpe! :rotating_light:

Se você assim como o @LuckPass fez a sua declaração quando foi liberado, mandou muito bem! Mas se você é do time hardcore e deixou para declarar nos últimos instantes por questões pessoais, vale ficar antenado a golpe se passando pela Receita Federal, o Nu postou um conteúdo completo sobre isso, vale conferir e lembrem de fazer a declaração que tá acabando!

14 curtidas

Mais um? Kkk

Tá doido, uai… não deu tempo de assimilar o último! :tired_face:

10 curtidas

Infelizmente, tem muita gente caindo, é importante se atentar e procurar seu contador ou entra no site oficial da receita.

Vale lembrar que a receita não manda e-mail

Todo os dias sempre tem um novo golpe :smiling_face_with_tear:

12 curtidas

E falando nisso, @guilhermereistg… olha só mais esse, que denominam Engenharia Social, que nada mais é que a manipulação das pessoas para coletar informações importantes.

Deem uma lida na matéria que saiu! :male_detective::bangbang:

O que é engenharia social? - Fala, Nubank

11 curtidas

Isso ocorreu comigo em 2016. Na época, eu quase caí em um golpe. Tinha apenas 17 anos quando recebi uma ligação em que afirmavam estar gravando a conversa. Ao fundo, pude ouvir barulhos de atendentes e pessoas digitando. A pessoa do outro lado me informou que eu tinha ganhado um sorteio da VIVO e pediu para que eu fosse ao banco rapidamente. Movido pela emoção, liguei para minha mãe, que tinha conta no banco, e disse que precisava ser rápido. No entanto, quando ela viu a situação, não fez sentido, pois eu teria que fazer um depósito de 500 reais na conta deles e, em seguida, o dinheiro seria depositado na conta de mãe. Além disso, era impressionante, o número do golpista estava escrito VIVO.

Outro golpe que aconteceu comigo foi no ano passado. Uma senhora que afirmava ser da igreja costumava ligar para mim com frequência. Ela perguntava se podia fazer uma oração, e eu respondia “SIM”. Ela também fazia perguntas simples, aparentemente inofensivas, e eu respondia “SIM, CONCORDO”. Meses depois, descobri que essas ligações estavam capturando a nossa voz, e infelizmente algumas pessoas tiveram seus nomes utilizados indevidamente.

8 curtidas

Nossa, @guilhermereistg… é impressionante a “criatividade” desses golpistas. Se utilizassem disso para fazer o bem, não é mesmo?

Você me fez lembrar de uma vez que uma mulher me ligou chorando, desesperada e me chamando de “amor” o tempo todo, dizendo pra eu correr e ir buscá-la, que estava passando mal e pedindo pra eu ir rápido. Detalhe: “Minha esposa estava do meu lado”. Kkkkkk

Eu ainda dei corda e comecei a chamá-la de amor também e fingir que eu estava desesperado e pedindo a localização para que eu pudesse buscá-la. No final, dei uma “catracada” na golpista e disse que a ligação era rastreada e a polícia já estava a caminho. :oncoming_police_car::man_police_officer: :face_with_open_eyes_and_hand_over_mouth:

14 curtidas

Realmente a criatividade deles me impressiona, mas infelizmente utilizam para fazer o mau.

“Tô invisível” acho que alguém não dormiu em casa kkkkkk

11 curtidas

Com o término do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda, já tem mais um golpe aí na área…

16 curtidas

Boa tarde. :handshake:

Assim como tentaram aplicar um golpe na @lorenatelles no e-mail se passando pela Receita Federal, é importante tomarmos cuidado ao método conhecido como Spoofing, onde tentam se passar pela empresa para aplicar golpes. Felizmente no caso dela, já percebeu na hora, mas quem ainda quer entender mais, o Nubank postou o artigo completo sobre esse método e como se proteger.

18 curtidas

Boa noite :zzz: pessoal!

Vou deixar aqui mais um Alerta de Golpe para acrescentarem à pequena lista de vocês: o Deepfake, na qual os criminosos utilizam vídeos e áudios falsos para enganarem familiares e amigos das vítimas! :man_facepalming:t2:

Deepfake: como essa tecnologia está sendo usada em fraudes

16 curtidas

Não vi nenhum comentário nesse sentido, então decidi trazer o assunto pro debate e pra quem não sabia da função

Agora é possível enviar “Recado de vídeo” pelo whatsapp! :white_check_mark:

Agora imaginem aquele filho/parente/amigo :pirate_flag::eyes: que te envia mensagem pedindo dinheiro pra alguma emergência, é só pedir pra ele te enviar um “Recado de vídeo”.
Vai dificultar muito pro vagabundo dar o golpe nos desavisados!

Mesmo com a tal “IA”, ainda acho que vai dificultar.

20 curtidas

Excelente dica, não tinha pensado nisso e realmente esse recurso é um aliado como prova, visto que é um vídeo do momento e não tem como exportar o arquivo da galeria, é uma informação bastante útil e importante de tomar conhecimento.

13 curtidas

Exatamente @ranielreis , qdo chegou essa função, achei que fosse só mais uma função pra bater papo, mas ela tem esse lado pra segurança .(não acho que foi concebida pra isso)
Como vc bem frisou é uma aliada! :fist_right::fist_left:

15 curtidas

Com certeza vai dificultar sim @Itamar. Esse recurso das mensagens de vídeo no WhatsApp é ótimo mesmo.

Li há um tempo atrás em algum jornal, que algumas famílias criaram senhas. Se houver a suspeita do golpe do falso sequestro é só pedir a senha para desmascarar o golpista, mesmo que ele esteja usando algum recurso para simular voz ou imagem.

Edição: Encontrei a reportagem no site do G1
12 curtidas

Boa ideia essa da senha.

6 curtidas