Passei por uma tentativa de golpe muito parecida há pouco tempo.
O intrigante é que a própria vítima “que diz não lembrar como”, baixou e instalou um aplicativo no aparelho, para o golpe se concretizar. E o pior é que ela diz que foi dentro do App Nubank, como assim?
Por isso não canso de dizer, como essa comunidade nos ajuda viu. Só o fato de está aqui, mesmo quem não participa, só está como observador, já vale a pena. Por que aqui temos tantas informaçoes sobre golpes, que serve de alerta para nós.
É surreal a quantidade de golpes que surgem…
Gente, e aquele equipamento que com uma simples frase sua, grava e reproduz qualquer frase com a sua voz para aplicar golpes em familia ou amigos?!
Realmente é desesperador. Particularmente não atendo nenhuma ligação que não reconheço, quando acho que devo, retorno de um fixo, ms se pedirem p/ baixar app ou informar dados… desligo na hora.
Uma das inúmeras vantagens em ser membro da comunidade é ficar sempre em dia com os informes e alertas.
Impressionante que não mudaram nem o modus operandi, usaram até a mesma citação do iPhone 7 tanto no seu como do artigo, tão reciclando golpes e infelizmente as pessoas continuam caindo.
Fiquei muito intrigado com essa parte da matéria, como algo dentro do app Nubank daria acesso a criminosos? São várias possibilidades para pensar… Talvez o objetivo era fazer ela se sentir segura, já que tudo estava sendo feito dentro da plataforma Nubank, mas que não passava de uma distração para o verdadeiro ataque.
No final das investigações a Nubank poderia divulgar mais detalhes do caso, com os dados obtidos através da telemetria, para servir como alerta e evitar novas vítimas.
Pois é, não há como!
É justamente isso que me intriga, além do fato da reportagem ser muito sensacionalista e certamente há omissão proposital de muitas informações.
É simples, não tem como, é mentira
A pessoa depois que percebe que fez uma merda fica com vergonha e começam as desculpas pra não parecer tão idiota. muito provavelmente eles pediram pra ela baixar algum programa do tipo do anydesk ela passou o endereço e aceitou a conexão depois liberou o app pro ladrão. no final a culpa do banco é indireta pq ele tem sempre que proteger o idiota dele mesmo.
Precisamos ficar atentos
Algumas sugestões para evitar cair em golpes:
- Manter seus aparelhos atualizados
- Proteja seus equipamentos com SENHA
- Não navegue em SITES desconhecidos ou suspeitos
- Desconfie de super-descontos ou de “prêmios”
- Não baixe nada fora das lojas oficiais
- Não passe seus dados pessoais a ninguém
- Ouça outras opiniões antes de tomar uma decisão
- Fique atento(a) às mudanças no mundo da tecnologia
Os golpistas sempre inovam, então jamais baixe a guarda. Não existe almoço grátis.
Isso aí @anon6884087, bons lembretes
Lembretes de milhões, valeu Heryck
De algum modo a golpista conseguiu instalar um controle remoto dentro do aplicativo do Nubank. ISSO É SURREAL. É UM ABSURDO ABSOLUTO. E UM PERIGO. CADE A SEGURANÇA NUBANK. OS GOLPISTAS ESTÃO DEITANDO E ROLANDO COM NÓS POBRES MORTAIS.
O que pode ter acontecido é a vitima ter instalado um programa malicioso que permitiu o acesso da golpista ao celular e ao aplicativo do Nubank. Os golpistas nao tem SUPER PODERES DE INVADIR UM CELULAR NA MARRA. so houve a invasao por que a dona do celular permitiu. Fala serio eu nunca vou cair num golpe desse me poupe.
Se todo mundo seguir estas recomendações vamos ter menos golpes. Eu sigo todas a risca a muito tempo.
Sim, certamente. Normalmente é assim que os golpistas agem em nosso celular, através de instalação de programas maliciosos por fontes desconhecidas.
É por este motivo que nunca atendo chamada de número desconhecido. Se nao tiver na agenda pode esquecer. Nao atendo nem a pau. Sendo assim nunca vou cair neste golpe da central kkkkkkk
Todo mundo sabe que nenhuma empresa liga pra vc para relatar problema. O unico motivo de uma empresa seja banco ou outra coisa ligar, é quando vc deve e eles ligam pra cobrar. Fora isso pode esquecer.
Independente de qualquer coisa, a indagação sobre o Nubank não identificar essas transferências atípicas a tempo é muito pertinente. Pois certamente o prejuízo poderia ser menor se o Banco identificasse esse tipo de movimento muito fora do normal.
Tanto é que na matéria, assim como nos tweet’s, ela explica que até o Banco identificar alguma coisa, foi papo de uma hora. Isso é realmente problemático ao meu ver.
A meu ver, fica complicado fazer isso se ou quando o cliente dá para o ladrão, total acesso a sua conta bancária.
De qualquer forma, essa estória, está muito mal contada, espero que um dia talvez, quem sabe, tenhamos acesso aos detalhes desse caso e não apenas ao que foi relatado por uma das partes.