ALERTA - Saiba como EVITAR erros ao Enviar/Receber Cripto!

Boa noite, Comunidade

Este post é sobre Alerta Cripto!

Como uma pessoa que já errou muito nos envios de cripto vai aqui algumas dicas e pérolas de sabedoria sobre como EVITAR erros de principiantes ao enviar as suas criptos.

Eu sei, você sabe e ‘noix’ sabemos que os produtos Nubank são liberados gradativamente… (AFF!! Lucas! Isso eu já sabia…) E por ser um risco ainda maior, acredito que a liberação deste recurso seja mais devagar do que o comum. Principalmente pela insegurança de não ter um intermediador para te salvar ao enviar erroneamente. Quero dizer: Uma vez enviado errado, já era.

Obs: Se essa é a sua primeira vez ou já recebeu a liberação para enviar/receber criptos na Nucripto este post é pra ocê!


1° DICA: Passo a passo - Como enviar cripto!

1° DICA:

  • Enviar cripto; Como referência é o mesmo que copiar e colar uma “chave aleatória” do Pix.

1° passo: Ver qual cripto vai enviar. Se é bitcoin para bitcoin. Se é Solana para Solana ou Ethereum pada ethereum.

Exemplicação: E como você fosse enviar dólares pra outro banco. O endereço que vai copiar, será a do destinatário, ou seja, do “banco” que vai receber.

:warning: ATENÇÃO: Esse “banco”, precisa ter a opção de receber dólares. Se não, o envio de dólares não vai ser depositado. E nas criptos se a referência, o endereço de destino não for certa, a cripto fica perdida e não tem como recuperar.


2° passo: Copiar o endereço pra quem vai receber as suas criptos. Pode ser você mesmo ou outra pessoa.

Exemplicação real: E como você copiar a agência e conta do outro banco para enviar o dinheiro pra você mesmo ou pra outra pessoa. Nas criptos o “banco” pode ser uma corretora ou uma wallet (carteira digital)


3° passo: E mais trabalhoso, mas vale apena ter esse tempinho. Verifique o endereço, se é o correto. Ok.

Exemplicação real: E como copiar a agência e conta para transferir via TED, e conferir os dados. Se não, pode ir para a conta da pessoa errada. Nas, criptos, não tem essa “sorte”, simplesmente errou o endereço, vai para o espaço. Fica perdido e irrecuperável. Pois, não existe rastreio como nas transações bancárias tradicionais (sistema centralizado).


4° passo: Confirma a transação e só aguardar alguns longos minutos que são eternos.

O tempo estimado é:

  • Entre 10 minutos a 1 hora para bitcoin;
  • Entre 10 min a 30 min para ethereum;
  • Entre 1 a 10 min para solana;

Ps: Vão gostar quando for para a Polygon é rápida e a Taxa mais barata também.


2° DICA: Passo a passo - Como receber cripto!

2° DICA:

  • Receber cripto; Como referência é o mesmo que procurar no outro Banco os valores que enviou da sua conta CPF ou quer copiar Agência e Conta [Endereço] para a pessoa te enviar os valores em cripto.

A situação é parecida com os passos acima [Dica 1], mas com um detalhe diferente: A plataforma de onde vai enviar pode ser mais complexa de identificar o endereço do destinatário.

Exemplificação:
E o mesmo que receber Pix pelo Nubank, um ambiente familiarizado para mim do que receber um Pix pelo Itaú, um ambiente que é mais complexo, mais diferente para mim no primeiro momento, mas que tem o mesmo objetivo. Receber os valores, e caçar onde ele está no aplicativo.


Pergunta: Porquê a transação de cripto demora mais no Nubank do que nas Hot Wallet?

O Nubank utiliza uma tecnologia de verificação Chainalysis :white_check_mark: e rastreio para verificação do endereço se ele é seguro. Por isso essa demora é maior do que o comum… Isso é para garantir a sua proteção.

Mais sobre essa tecnologia:


DICA DE OURO:

Quer testar?? Envie entre uma wallet só sua que criou agora um novo endereço, tipo uma metamask para valores pequenos. E por favor, não divulgue o seu endereço.

A exemplo: Você pode enviar pra ti mesmo, uns 10 reais já te ajuda a ter uma noção de como enviar e receber, sem doer o bolso, caso erre. Está é uma maneira de testar as suas habilidades. Mas, já adianto. Copiou ou escreveu o endereço errado, já ELVES! Quero dizer, já era… Não tem Banco central, ou pix de 0,01 para pedir pro além te devolver os valores. Tanto no envio de outro ambiente, quanto no envio do próprio Nubank.


:warning: Atenção: Não recomendo testar a transação entre pessoas, devido o seu endereço de envio ser totalmente público, caso o tenham. Isto é, todas as suas transações de cripto entre wallet, corretoras que aceitam essa tecnologia podem ser verificadas no explorer de cada criptomoeda.

Obs: Qualquer valor atualmente, a taxa de envio em criptos disponíveis na Solana estão no valor de R$2,49 fixo. Isto é, enviar R$ 5 reais ou R$ 3 mil, a taxa é fixa em R$2,49. Sim, já testei. Nas criptos bitcoin e Ethereum a taxa sempre é acima de R$100 reais para cada envio (não recomendo testar por ela)


Veja nesse post oficial sobre o anuncio: Enviar e receber cripto.

22 curtidas

Obrigado pelo tópico @Lucas.R , muito útil!

15 curtidas

Valeu pelas dicas preciosas @Lucas.R :clap::clap::clap:

O recurso de enviar e receber apareceu pra mim esses dias. Vou tirar uma hora para testar. Obrigado! :pray:

Eu me gabava de nunca ter perdido cripto assim, mar recentemente queria vender umas criptos daí enviei da Wallet para a corretora pela rede errada e :wind_face:já era.

Se não usar a rede correta não tem como recuperar as criptos depois.

12 curtidas

E pior que eu também, até um dia perder os meus preciosos R$ 100,00.


Longos dias… Não esqueço jamais!!


A dica de ouro pode ajudar, e me ajuda, sempre que vou testar em um novo ambiente, como no Nubank, mesmo! Testei com 5 reais de outra corretora para ver se funcionava e quanto tempo levou!

11 curtidas

Obrigado por compartilhar, @Lucas.R! :clap:t4:

11 curtidas

É o melhor.

No meu caso foi a falta de atenção mesmo. Passei uns dias chateado mas depois passou kkk ou não.

10 curtidas

Parabéns pelo tópico @Lucas.R !

Negócios envolvendo Criptomoedas já é uma realidade para muitos e informação vale dinheiro e evita “dor de cabeça”.

6 curtidas

Espero que essa complicação toda seja resumida em simples QR Codes em um futuro breve, nada mais prático.

1 curtida

E você acredita que tem QR Code também… Vai facilitar até mesmo o pagamento com criptomoedas. :heart_eyes:

2 curtidas

Esse tópico foi de muita utilidade hoje, por sinal. :tada:

3 curtidas

Não acha melhor 1 Bitcoin, não? Alô, @Kleber_Vieira1! :money_mouth_face:

5 curtidas

Oh pai se eu tivesse um mísero Bitcoin eu estava era feliz kkk

5 curtidas

Ótimas dicas, @Lucas.R! Muito obrigado por compartilhar. Espero que em breve seja possível cadastrar uma chave como CPF ou número de celular da mesma maneira que foi feito com a chave Pix. Acredito que isso reduziria os possíveis erros nas transferências de criptos.

3 curtidas

Até é uma boa. Só que uso um esquema do endereço da carteira dinâmico ele muda toda vez que é realizado uma transação então só o primeiro cairá, o restante que tentar enviar para o endereço BTC vai para lombo. Sempre tenho que gerar um endereço novo para cada transação.

2 curtidas

Olá, primeiramente parabéns pelo tópico. Inspirado por ele decidi seguir a sua dica de ouro, porém ao tentar enviar cerca de 15 reais em BTC (cerca de 4 satoshis), a taxa que apareceu para mim foi de 80 reais, o que não possibilitou o envio devido ao valor não ser suficiente para pagar a taxa, é assim mesmo?

2 curtidas

Obrigado por informar… Sim, esqueci de avisar.

  • Taxa do Bitcoin e Ethereum fixo em R$114 reais, varia também devido a demanda da rede, mas é sempre cara.

  • Taxa da solana fixo em R$2,49 reais, varia também de preço mas não sobe tanto…

Aconselho, a testar entre redes solana devido a taxa ser barato e só por precaução.

O dia que chegar a Polygon, vamos rir bastante devido a taxa ser entre R$0,05 e 0,10 centavos.

2 curtidas

Misericórdia, essa não sabia :eyes::eyes::eyes:. Caro demais.

2 curtidas