Boa noite, Comunidade
Este post é sobre Alerta Cripto!
Como uma pessoa que já errou muito nos envios de cripto vai aqui algumas dicas e pérolas de sabedoria sobre como EVITAR erros de principiantes ao enviar as suas criptos.
Eu sei, você sabe e ‘noix’ sabemos que os produtos Nubank são liberados gradativamente… (AFF!! Lucas! Isso eu já sabia…) E por ser um risco ainda maior, acredito que a liberação deste recurso seja mais devagar do que o comum. Principalmente pela insegurança de não ter um intermediador para te salvar ao enviar erroneamente. Quero dizer: Uma vez enviado errado, já era.
Obs: Se essa é a sua primeira vez ou já recebeu a liberação para enviar/receber criptos na Nucripto este post é pra ocê!
1° DICA: Passo a passo - Como enviar cripto!
1° DICA:
- Enviar cripto; Como referência é o mesmo que copiar e colar uma “chave aleatória” do Pix.
1° passo: Ver qual cripto vai enviar. Se é bitcoin para bitcoin. Se é Solana para Solana ou Ethereum pada ethereum.
→ Exemplicação: E como você fosse enviar dólares pra outro banco. O endereço que vai copiar, será a do destinatário, ou seja, do “banco” que vai receber.
ATENÇÃO: Esse “banco”, precisa ter a opção de receber dólares. Se não, o envio de dólares não vai ser depositado. E nas criptos se a referência, o endereço de destino não for certa, a cripto fica perdida e não tem como recuperar.
2° passo: Copiar o endereço pra quem vai receber as suas criptos. Pode ser você mesmo ou outra pessoa.
Exemplicação real: E como você copiar a agência e conta do outro banco para enviar o dinheiro pra você mesmo ou pra outra pessoa. Nas criptos o “banco” pode ser uma corretora ou uma wallet (carteira digital)
3° passo: E mais trabalhoso, mas vale apena ter esse tempinho. Verifique o endereço, se é o correto. Ok.
Exemplicação real: E como copiar a agência e conta para transferir via TED, e conferir os dados. Se não, pode ir para a conta da pessoa errada. Nas, criptos, não tem essa “sorte”, simplesmente errou o endereço, vai para o espaço. Fica perdido e irrecuperável. Pois, não existe rastreio como nas transações bancárias tradicionais (sistema centralizado).
4° passo: Confirma a transação e só aguardar alguns longos minutos que são eternos.
O tempo estimado é:
- Entre 10 minutos a 1 hora para bitcoin;
- Entre 10 min a 30 min para ethereum;
- Entre 1 a 10 min para solana;
Ps: Vão gostar quando for para a Polygon é rápida e a Taxa mais barata também.
2° DICA: Passo a passo - Como receber cripto!
2° DICA:
- Receber cripto; Como referência é o mesmo que procurar no outro Banco os valores que enviou da sua conta CPF ou quer copiar Agência e Conta [Endereço] para a pessoa te enviar os valores em cripto.
A situação é parecida com os passos acima [Dica 1], mas com um detalhe diferente: A plataforma de onde vai enviar pode ser mais complexa de identificar o endereço do destinatário.
Exemplificação:
E o mesmo que receber Pix pelo Nubank, um ambiente familiarizado para mim do que receber um Pix pelo Itaú, um ambiente que é mais complexo, mais diferente para mim no primeiro momento, mas que tem o mesmo objetivo. Receber os valores, e caçar onde ele está no aplicativo.
Pergunta: Porquê a transação de cripto demora mais no Nubank do que nas Hot Wallet?
O Nubank utiliza uma tecnologia de verificação Chainalysis e rastreio para verificação do endereço se ele é seguro. Por isso essa demora é maior do que o comum… Isso é para garantir a sua proteção.
Mais sobre essa tecnologia:
DICA DE OURO:
Quer testar?? Envie entre uma wallet só sua que criou agora um novo endereço, tipo uma metamask para valores pequenos. E por favor, não divulgue o seu endereço.
A exemplo: Você pode enviar pra ti mesmo, uns 10 reais já te ajuda a ter uma noção de como enviar e receber, sem doer o bolso, caso erre. Está é uma maneira de testar as suas habilidades. Mas, já adianto. Copiou ou escreveu o endereço errado, já ELVES! Quero dizer, já era… Não tem Banco central, ou pix de 0,01 para pedir pro além te devolver os valores. Tanto no envio de outro ambiente, quanto no envio do próprio Nubank.
Atenção: Não recomendo testar a transação entre pessoas, devido o seu endereço de envio ser totalmente público, caso o tenham. Isto é, todas as suas transações de cripto entre wallet, corretoras que aceitam essa tecnologia podem ser verificadas no explorer de cada criptomoeda.
Obs: Qualquer valor atualmente, a taxa de envio em criptos disponíveis na Solana estão no valor de R$2,49 fixo. Isto é, enviar R$ 5 reais ou R$ 3 mil, a taxa é fixa em R$2,49. Sim, já testei. Nas criptos bitcoin e Ethereum a taxa sempre é acima de R$100 reais para cada envio (não recomendo testar por ela)
Veja nesse post oficial sobre o anuncio: Enviar e receber cripto.