Alerta sobre ordens pelo valor de mercado

Pessoal tenho observado que ao realizar ordens de compra ou de venda pelo valor de mercado há uma grande diferença de valores que pode deixar os investidores bastante preocupados.

Um exemplo é que ao tentar vender um ativo ABCD3 pelo valor de mercado você pode visualizar um saldo muito menor ao que de fato deveríamos visualizar. Um teste que fiz foi o seguinte:

  • Vendendo 100 ações de um ativo ao preço médio de R$ 26,94 (mostrado no próprio app como valor aproximado dada a cotação de momento). No entanto o valor estimado a receber está como R$ 2.640,00 (cerca de R$ 54 abaixo do que eu deveria de fato receber considerando a cotação do momento)

Antes que alguém venha falar… eu entendo que existe uma “margem de segurança” para compra e para venda por conta das oscilações de mercado, o que é normal, mas 54 reais abaixo é muito estranho, vocês não acham? Isso significaria que o meu ativo de R$ 26,94 poderia ser vendido até por R$ 26,40, isso é bem louco.

Bom… ainda que essa margem não seja executada e eu acabe vendendo o ativo pelo valor muito próximo da cotação, confesso que isso gera muita insegurança e preocupação.

Estou vendo muitos youtubers por aí apresentando o novo app da Nubank para investimentos e colocando ordens a valor de mercado, eu acho que as pessoas não vão considerar esses pontos que falei aqui, infelizmente.

Minha sugestão é NÃO utilizem essa função de ordens pelo valor de mercado nem para compra ou para venda, se em algum momento vocês venderem algo e o valor ser muito abaixo do que vocês esperam receber não vão poder nem mesmo reclamar dessa situação, estou trazendo como um alerta para todos nós.

Espero que a Nubank resolva também isso ou traga uma explicação do porque existe um spread tão alto assim para as ordens, já que a visualização desse processo não é muito boa pelo app, não há um book de ofertas, por exemplo.

Abraços pessoal!

6 curtidas

Absurdo né. Eu espero que o Nubank esteja vendo todas essas milhões de reclamações e melhore esta área de renda variável no aplicativo. Porque está muito feio, impossível negociar no aplicativo Nubank , faltando muitas informações, sem precisão de valores nenhuma, Quando a gente pensa que vai receber ou comprar alguma coisa por um certo valor no final é outro.
Nunca vi isso e nenhuma outra corretora que eu invisto.
Não tem nem um gráfico bom q atualiza em tempo real, AO VIVO, sempre tem uma atraso, atrapalhando muito qualquer negociação. Não dá nem pra editar o preço médio

3 curtidas

Mas você chegou a concluir a venda para ver se, de fato, receberia isso? O que ocorre é que, para vendas à mercado, o app deve lançar uma venda a mercado em um valor razoavelmente abaixo do atual, para que ela seja executada na hora. E para compras a mercado, deve lançar uma compra a um valor razoavelmente acima, para que seja executada na hora, da mesma forma. Explico:

Vamos supor que uma ação custe R$10,00 e você quer comprá-la a preço de mercado. Elas estão sendo negociadas a algo entre 9,99 e 10,01, ok? Nesse caso, quando você resolve comprar a mercado, você lança um preço de compra de, por exemplo, 10,10. Isso garantirá que sua ordem será logo executada, mas não no preço de 10,10 e, sim, no preço atualmente negociado (no caso, 10,01).
Para vendas o processo é o mesmo, porém em sentido inverso.

Não sei se ficou claro, mas IMAGINO que seja isso que esteja acontecendo. Alguém de dentro talvez possa esclarecer de uma melhor forma.

Mas, sim. Isso não exclui o fato de ter algumas reclamações sobre o serviço, mas a tendência é que seja melhorado com o tempo. :slight_smile:

3 curtidas

Eu mencionei isso…

Estou alertando para que na hora de vender um ativo você não utilize essa opção a mercado, pois se for executado por um valor muito inferior você não poderá reclamar, visto que é uma situação de mercado.

Pode ser que na maioria das vezes a ordem seja executada próxima do que o mercado está pagando, mas é importante frisar o risco que você tem nesse caso e como poucos estão falando sobre o tema resolvi trazer aqui.

2 curtidas

Só esclarecendo como funciona bem o mercado…

Quando você coloca comprar ou vender ao valor de mercado, você compra ou vende com base na oferta disponível do livro de preços. Há ativos com grande diferença de margem, principalmente os de baixa liquidez.

Não há nenhum erro do Nubank quanto a isso, a única forma de tentar apresentar isso, seria mostrando a oferta de compra ou de venda, o que seria difícil para atualizar em tempo real, o aplicativo provavelmente ficaria lento.
De qualquer forma, é assim que o mercado funciona.

Passando alguns exemplos:

image

Seguindo o BBAS3. A diferença do livro de ofertas 07 centavos por fração, em 1 cota de 100 você vê que a oferta de compra é de 2690, mas a de venda é de 2697. O último preço negociado foi 26,94, mas esse não é o valor de mercado, é somente o último valor negociado. O valor de mercado depende da oferta de compra ou venda. Então se colocar para comprar pelo valor de mercado, você pagaria 2697, três reais a mais. Considerando que é um ativo de alta liquidez. Se colocasse para vender a valor de mercado, receberia 2690, 04 reais a menos do que o último negociado.

Mas esses 07 centavos entre a oferta de compra e de venda de cada fração, pode ser maior a depender do ativo. Principalmente os de baixa liquidez.

Por que os de baixa liquidez?
Simples, a baixa liquidez refere que eles são pouco negociados, justamente por não haver o “match” entre o vendedor e o comprador, costumeiramente por diferenças no valor

image

A diferença de oferta desse ativo por exemplo, já é maior. Se você for comprar, pelo valor de mercado, pagará 119,9, apesar do último valor ser de 118,47.

Essa variação diária é pequena se comparada ao longo prazo, algumas pessoas não se importam tanto com essa variação. Tanto que muitas vezes fazem o preço subir ou cair com base em suas negociações pelo montante.

Na situação atual, eu abro o home broker e mando uma ordem pelo celular com base no valor desejado, enquanto acompanho pelo HB e o livro de preços. Foi a forma para lidar com a falta de informação.

4 curtidas

Comprar ativos com tipo de ordem “Valor a mercado” tem seus riscos. Eu mesmo já me “ferrei” algumas vezes utilizando HB nesta modalidade. Acredito que no app os riscos podem ser bem maiores pelo fato de não existirem mecanismos “stop” durante a operação.

Portanto, é possível sim pagar mais caro ao utilizar valor de mercado na compra de ações por várias razões:

  1. Volatilidade do Mercado: O preço de mercado das ações pode flutuar rapidamente devido a mudanças na oferta e demanda, notícias, ou eventos econômicos. Durante períodos de alta volatilidade, pode-se acabar pagando um preço mais alto do que o esperado.

  2. Diferença entre Preço de Oferta e Preço de Venda: O preço que você vê na tela é geralmente o último preço negociado, mas a próxima transação pode ocorrer a um preço diferente. A diferença entre o preço de compra (ask) e o preço de venda (bid) pode resultar em você pagar mais caro.

  3. Liquidez da Ação: Em ações com baixa liquidez, a diferença entre o preço de compra e venda pode ser maior, fazendo com que você pague mais ao comprar a mercado.

  4. Ordens de Mercado: Ao colocar uma ordem de mercado, você aceita comprar ao melhor preço disponível no momento, que pode ser superior ao preço de cotação atual, especialmente em mercados voláteis ou com baixa liquidez.

  5. Impacto da Ordem: Ordens grandes podem impactar o preço de mercado. Ao tentar comprar uma quantidade significativa de ações, você pode subir o preço das ações devido ao aumento na demanda.

Para mitigar esses riscos, investidores frequentemente utilizam ordens limitadas, que especificam o preço máximo que estão dispostos a pagar, garantindo que não paguem mais do que o valor desejado.

Essa é uma das razões que pelo app atualmente soh estou comprando utilizando o tipo de ordem “Pelo preço desejado”.

6 curtidas

O @JoaoMelo foi mais didático na resposta. Explicação perfeita.

3 curtidas

Mas isso é a forma que o mercado funciona, não é exatamente um problema do nubank…

Em nenhum momento eu falei que era!

Falei várias vezes que é normal do mercado e citei isso aí no máximo

Só para termos uma visualização mais adequada, se não tiver eu recomendo não utilizarem a função porque não será possível reclamar com ninguém, visto que é exatamente uma situação normal de mercado.

O problema somos nós pagarmos caro ou deixarmos dinheiro na mesa por usar essa função que está com um spread bem elevado, eu não me lembro de na Nuinvest ser assim.

Quem quiser usar isso fique à vontade, essa post é um alerta.

1 curtida