Pessoal tenho observado que ao realizar ordens de compra ou de venda pelo valor de mercado há uma grande diferença de valores que pode deixar os investidores bastante preocupados.
Um exemplo é que ao tentar vender um ativo ABCD3 pelo valor de mercado você pode visualizar um saldo muito menor ao que de fato deveríamos visualizar. Um teste que fiz foi o seguinte:
- Vendendo 100 ações de um ativo ao preço médio de R$ 26,94 (mostrado no próprio app como valor aproximado dada a cotação de momento). No entanto o valor estimado a receber está como R$ 2.640,00 (cerca de R$ 54 abaixo do que eu deveria de fato receber considerando a cotação do momento)
Antes que alguém venha falar… eu entendo que existe uma “margem de segurança” para compra e para venda por conta das oscilações de mercado, o que é normal, mas 54 reais abaixo é muito estranho, vocês não acham? Isso significaria que o meu ativo de R$ 26,94 poderia ser vendido até por R$ 26,40, isso é bem louco.
Bom… ainda que essa margem não seja executada e eu acabe vendendo o ativo pelo valor muito próximo da cotação, confesso que isso gera muita insegurança e preocupação.
Estou vendo muitos youtubers por aí apresentando o novo app da Nubank para investimentos e colocando ordens a valor de mercado, eu acho que as pessoas não vão considerar esses pontos que falei aqui, infelizmente.
Minha sugestão é NÃO utilizem essa função de ordens pelo valor de mercado nem para compra ou para venda, se em algum momento vocês venderem algo e o valor ser muito abaixo do que vocês esperam receber não vão poder nem mesmo reclamar dessa situação, estou trazendo como um alerta para todos nós.
Espero que a Nubank resolva também isso ou traga uma explicação do porque existe um spread tão alto assim para as ordens, já que a visualização desse processo não é muito boa pelo app, não há um book de ofertas, por exemplo.
Abraços pessoal!