Boa tarde! Tive meu cartão trocado por um ambulante no final de semana passado. O meliante usou aquelas maquinas adulteradas e, de maneira completamente displicente, não me atentei que ele viu minha senha e, de forma ainda mais surpreendente, trocou o meu cartão por outro. Ele tentou realizar um saque e uma compra de 1800 reais, mas como não deixo nem um centavo depositado no débito, o saque foi negado. A Nubank achou suspeita tal tentativa de saque incomum ao meu perfil e negou a tentativa de compra de 1800 reais no crédito e bloqueou o cartão de cara. Felizmente ele perdeu o tempo dele e nada mais. No entanto, a senha do tal cartão é a mesma que minha chave pin de 4 dígitos e vi que esse pin que é de conhecimento do meliante não pode ser alterado. Provavelmente nunca mais o verei, mas ainda tenho o receio e a dúvida: ele sabendo meu pin e apenas com um cartão bloqueado, ele teria alguma forma de acessar minha conta ou realizar alguma transação apenas sabendo meu nome e meu pin? Estou pensando em cancelar minha conta, pois estou com medo. Isso nunca me ocorreu, costumo ser muito atento às situações desse tipo
Não, de forma alguma! A sua senha de 4 dígitos é pra transferência ou pagamentos na maquininha, sem ter acesso ao App ou o cartão novo, não consegue usar ou ter acesso, sobre esse ponto não será preciso se preocupar!
Uma dica que dou é se tiver um celular com a tecnologia NFC, usar as carteiras digitais pra pagamentos e se caso for necessário usar o cartão de crédito, sempre é você que insere, nunca dê na mão de quem quer que seja.
Ufa, Excelente! Logo, a única forma que ele teria para conseguir movimentar minha conta seria conseguindo acesso à minha conta no dispositivo ou pegando algum cartão meu ativo? Nesse caso então acho que não preciso me preocupar, certo? Muito obrigado pela atenção, Raniel!
Exatamente, não é necessário se preocupar! Inclusive, a sua senha de 4 dígitos não é suficiente pra acessar o App, a senha pra acesso é diferente da senha de pagamentos. Sendo 8 dígitos ou mais para entrar no aplicativo que é alterável e a outra de 4 dígitos é para que possa fazer pagamentos.
Obrigado! Considere minha dúvida como esclarecida. Tenha um ótimo dia e excelente semana!
Sua senha de pagamento está, de certa forma, vinculada aos seus cartões ativos, ela não funcionará em cartões cancelados, bloqueados. A senha do app é distinta, de 8 dígitos. Não carece de preocupação quanto a isso.
Obrigado pelo feedback, Edson. Fico contente de ter aprendido a lição sem grandes sustos. Abraço e excelente semana!