Amazon.com Currency Converter - Tem Pegadinha? Tem IOF?

Olá, estou fazendo uma compra na amazon.com, internacional. Vou comprar pela amazon.com (sem o br) e retirar nos EUA.

Tenho duas opções de pagamento:
a) Por um tal de Amazon Currency Converter, que aparentemente você paga DIRETAMENTE em reais.

b) Em USD diretamente, saindo 408.54 (o que obviamente vai incorrer 5% de IOF).

Minha dúvida: Pagando pelo amazon currency converter você paga em BRL. Mas de fato você tá pagando em reais, como se fosse na amazon do Brasil, ou o valor ta sendo convertido em dolares e vai incorrer IOF e PTAX/Spread? Como aparece na fatura do nubank?

Obrigado.

1 curtida

Aqui o que diz quando da mouseover

muito obrigado

2 curtidas

Se você vai pagar em dólar, sua dúvida não faz sentido.

Porém, se vai pagar em Real (R$), utilizando o Amazon Currency Converter, considere que o valor do câmbio utilizado na compra será diferente do valor do câmbio cobrado pela operadora do Cartão (Mastercard, nesse caso), que obviamente será maior, bem como o IOF também será acrescentado.

Observe que o NU não tem influência sobre esses custos, pois o pagamento da compra ocorre da seguinte forma site → operadora do cartão → banco

Quem, de fato, define o valor do câmbio ao final do processo é a operadora do cartão.

16 curtidas

Oi Luiz, muito obrigado pela resposta. Tava mega confuso meu post, desculpa to cansado, trabalho de madrugada - realmente não fazia sentido algum. Quis dizer comprar na amazon.com (sem o br), editei o post pq realmente tava bem confuso.

Ficou clarissima tua resposta. Acho que vale mais a pena pagar em USD mesmo com as taxas (ou ter que usar algum cartão tipo nomad).

Entendi perfeitamente, é a master que faz isso e não a nubank, não sabia. Tenha um ótimo dia e parabéns por ter decifrado minha mensagem anterior, mesmo ela estando mega confusa kk

9 curtidas

Só complementando, eu já fiz uma compra internacional em reais uma vez (e foi a última vez que fiz isso).

Sendo uma compra internacional, sempre incide o IOF. Aproveito pra lembrar que agora, em 2024, o IOF é de 4,38%.

Sobre a compra feita “em reais” vejam a mensagem que o Nubank me mandou :point_down:

13 curtidas