O que mais aprecio é a possibilidade de criar múltiplos cartões virtuais designando apelidos, um para cada site/aplicativo ou categoria de compras, isso é incrivelmente prático e seguro, pois caso ocorra alguma compra não reconhecida, ainda assim consigo rastrear de onde partiu o vazamento de dados, conforme final do cartão virtual, viabilizando contestações e reclamações mais assertivas.
Ainda sobre compras não reconhecidas, outra vantagem do roxinho é que preciso cancelar apenas o cartão virtual que foi clonado, observando o apelido e numeração, o que é maravilhoso, pois não afeta cadastros em demais plataformas de pagamentos.
Gostaria de sugerir algo que seria inovador: a possibilidade de configurar limite para cada cartão virtual, separadamente, conferindo maior segurança ao usuário e a própria Nubank. Por exemplo, agora no momento preciso cadastrar um cartão virtual no site da seguradora de veículos, para descontar um valor fixo mensalmente. No entanto sempre há o receio sobre a confiabilidade da plataforma em proteger meus dados, o que seria minimizado caso houvesse a possibilidade de limitar o valor máximo em transações com aquele cartão virtual específico:
Nome cartão virtual: Seguro veículo
Final cartão: ****
Limite máximo para compras: R$ 337,00
Outra sugestão seria ofertar opção de escolha para não impressão da numeração do cartão físico na solicitação do mesmo, talvez os 4 últimos números para identificação em fatura somente, como já ocorre com os cartões da Mercado Pago. Pois particularmente não acho mais inteligente realizar transações online com cartão físico. Outra vantagem é que não seria possível realização de compras online em caso de perca do cartão físico.
Obrigado por compartilhar sua sugestão com a gente! Felizmente é um recurso que existe e tá sendo liberado aos poucos já faz um tempo. Ainda não o recebi, mas adoraria pelo os mesmos motivos que você citou, a segurança que isso propõe é fundamental, espero que essa liberação chegue logo pra gente.
É uma ideia interessante, hoje em dia tá limitado ao Ultravioleta, mas é algo bem interessante de avaliarem, porque a concorrência já faz isso em cartões convencionais.
Gostaria de destacar a sua sugestão @WesleiRocha sobre a possibilidade de configurar limites individuais para cada cartão virtual. Esta é uma ideia inovadora e que faz muito sentido do ponto de vista de segurança e controle financeiro. Ao permitir que o usuário defina um limite máximo de transações para cada cartão virtual, seria possível minimizar ainda mais os riscos associados a compras não reconhecidas, especialmente em plataformas cuja confiabilidade pode ser questionada.
Imagine a tranquilidade ao saber que, mesmo que ocorra algum problema de segurança com um determinado serviço, o impacto financeiro estará limitado ao valor que você previamente determinou. Isso certamente reforçaria a confiança dos usuários e proporcionaria um nível extra de proteção.