Antecipar/não antecipar parcelas pra ganhar aquele desconto

Pessoal essa é pra quem gosta de antecipar parcelas pra ganhar aquele desconto legal.

Na verdade, o desconto não é tão legal assim, recentemente eu fiz uma compra e coloquei para parcelar apenas para então antecipar e ganhar o desconto, já que não havia desconto para pagamento à vista.

Porém, quando fiz a simulação, eu achei o valor final muito abaixo do que eu imaginava e decidi tentar descobrir como era o calculo do Nubank e nenhuma conta que eu fazia, chegava ao resultado deles.

Fui no chat perguntar como era feito o calculo, fui transferido de atendimento duas vezes, não sei bem ao certo, mas parece que essa não era uma informação disponível facilmente.

Enfim, me transferiram para uma atendente que dominava o assunto e ai que vem a surpresa, quanto mais parcelas antecipar, MENOR é o ganho.

Eu achei estranhíssimo, porque o calculo é feito para desmotivar a antecipação.

Fonte: Danilo Macedo, ‎Família Nubank

7 curtidas

Considero o desconto na antecipação de parcelas apenas como um “mimo”. A principal vantagem pra mim é ter um melhor controle das minhas compras. Desde que liberaram essa função, sempre passo compras parceladas na maior quantidade de vezes possível sem juros.

Sobrou dinheiro nesse mês, legal, vamos ver o que pode ser antecipado, pra acabar logo. Não sobrou nada? Beleza, deixa como está e tenta antecipar no próximo mês. Nenhum cartão de crédito que eu conheço permite tal flexibilidade, apenas o Nubank…

7 curtidas

Você tá levando em conta o saldo devedor, né? Porque, veja bem, a dívida vai diminuindo, logo, os rendimentos, ou juros de desconto, que incidiriam sobre, vão ficando menores. Tem de ir tirando os valores pagos do saldo devedor!

Mas conforme o vídeo abaixo, antecipar é mais vantajoso que o rendimento da NuConta!

Antecipar parcelas ou deixar na NuConta

3 curtidas

Nenhuma novidade.
O desconto é proporcional ao prazo das parcelas.

5 curtidas

Isso não procede. Talvez o que você quis dizer é: as parcelas mais “distantes” oferecem mais desconto do que as mais “próximas” quando antecipadas. Por exemplo, se você escolher antecipar uma só parcela na sua compra, vai antecipar a parcela 10 lá da sua imagem. Como ela é a última, é a que falta mais tempo para você pagar se não antecipar e, portanto, é a que dá maior desconto se você antecipar.

O @LuckPass já tinha dito exatamente o que eu ia dizer. O desconto é proporcional ao tempo que falta para você pagar se não antecipar. Cada parcela adicional que você antecipar acrescenta um desconto menor.

Isso é no mínimo controverso. Em termos de desconto/rendimento bruto que você pode obter na operação, deixar rendendo na Nuconta é mais vantajoso. O ruim é que você fica com seu limite ocupado com as parcelas da compra se você não antecipar.

Uma vez eu escrevi um tópico com as contas da antecipação de parcelas onde todas essas questões são discutidas. Só que eu acho que ficou com tanta conta que ninguém realmente lê aquilo lá. As taxas que eu usei lá estão defasadas, mas se você pegar as contas que eu fiz e usar os seus valores com a taxa atual de antecipação e de remuneração da Nuconta, vai ver que aqueles são exatamente os cálculos feitos pelo Nubank. O resultado dá cravado igual.

6 curtidas

É exatamente como vejo a antecipação, nada além disso.

5 curtidas

Exatamente, é mais um mimo que um investimento. Gosto de ter essa opção.

4 curtidas

Seja bem vindo à comunidade, @Celos!!

2 curtidas

Eu costumo deixar rendendo na conta mesmo, acho que vale mais a pena.

Só antecipo as vezes como forma de organização, pois o desconto é ínfimo mesmo.

3 curtidas

Obrigado!

Sem dúvidas, @anon2189516! Na hora fiz uma estimativa, cheguei à conclusão que valia a pena e mandei bala na antecipação. @NuBank sempre surpreendendo e ajudando nossa saúde financeira! :clap::clap::clap::clap:

3 curtidas

Quando faço uma compra e o parcelamento é sem juros, escolho o máximo possível de parcelas para depois poder antecipar e ganhar um desconto, mesmo que seja mínimo já é um diferencial pois em outros bancos não ganho nada.

1 curtida

Me diga, alguém achou a fórmula usada para cada desconto de cada parcela?!.. eu queria saber isso…

Sim, está no tópico que eu citei. Tem um monte de conta lá, mas as contas para antecipação estão detalhadamente explicadas lá. Eu fiz e bate no centavo o valor.

Costumo sempre dizer, se já tem o dinheiro, pague antecipadamente, qualquer que seja o desconto, pois não se esqueça de que o rendimento obtido em qualquer investimento nunca será maior que o abatimento parcial dos juros, a menos que esteja disposto a assumir riscos desmedidos fora do universo Nu, por exemplo.

Até onde sei, o Nubank também é inovador nessa matéria, porque permite ao cliente a obtenção de desconto não concedido no estabelecimento comercial. Desconheço outra instituição financeira que propicie tal experiência.