Aonde investir

Após pesquisar aqui vi que o investimento em tesouro Selic e o mais seguro que a caixinha de reserva de emergência da Nubank é muito mais rentável , procede ?

Porém dizem que é o mais seguro mas não tem FGC .

3 curtidas

É mais seguro que qualquer coisa garantida pelo FGC, pois os títulos do tesouro são garantidos pela União, dona da impressora de dinheiro rs.

15 curtidas

Nenhum título disponível no Tesouro Direto possui proteção do FGC. Esses títulos possuem proteção do Tesouro (União).

Dizer que os títulos disponíveis no Tesouro Direto (títulos do Tesouro) são mais seguros que os CDBs não é exatamente correto, apesar de também não estar totalmente errado. Tudo depende do título escolhido, prazos e retorno desejado.

No caso de uma quebra do sistema econômico, não importa se o título é do Tesouro ou um CDB, nenhum deles terá garantia pois o sistema econômico terá quebrado, como o ocorrido com a quebra da bolsa de NYSE, que arrastou o mundo e levou inúmeras pessoas e empresas a falência (incluindo vários países).

Basicamente, a regra é clara:

“Jamais coloque todos os ovos na mesma cesta!”

5 curtidas

@Igoroliveiraa eu penso o seguinte… quanto a questao da rentabilidade os dois tipos de ativos sao muito proximos. Variam menos de 0,1%…
Quanto a liquidez, tesouro direto tem alta liquidez nos dias de semana apenas e isso pode ser um risco visto que emergencias nao tem dia e horario para acontecerem.
Quanto a seguranca as duas formas sao seguras pois uma o FGC garante e a segunda, o governo garante.
Por estas razoes eu te indicaria ter na verdade tres reservas. Sao elas:

  • 80% no tesouro selic.
  • 15% em alguma caixinha de resgate imediato.
  • 5% em dinheiro vivo guardado debaixo do colchao… afinal se um dia tu tiver a infelicidade de ter todas as suas contas bloqueadas, eh esse dinheiro do colchao que vai te salvar, pelo menos na emergencia.

Te recomendo essa estrategia. Eh a que eu utilizo.
Abraço.

4 curtidas

Porém o tesouro Selic não tem resgate imediato né ?

4 curtidas

Todos os títulos do Tesouro são, no mínimo, D+1, ou seja, 2 dias úteis para receber o valor (1 dia de solicitação e 1 dia para depósito do valor requerido).

Vale lembrar que alguns investimentos possuem D+30 ou até mais…

4 curtidas

Nem tanto, o porquinho LCI do Inter (rende 97% do CDI) por exemplo acaba rendendo mais, por ser isento de imposto. Porém a liquidez é só depois de 360 dias, então não serve como reserva de emergência

1 curtida

Vocês tem interesse em investir no tesouro renda + ?

2 curtidas

Eu tenho, e já investi tem 1 ano. Mas, por azar de 2 app’s, no Nubank o rendimento é menor, e na Nuinvest é maior. (Aguardando atualizarem)

Olha, navegando por ai o @LuckPass mostrou uns cálculos bem top sobre o Renda+ em uma planilha…

Vale apena buscar essa informação, está por volta de 2023 essas contas. Se o amigo, puder colocar esses post’ sobre a simulação do renda + agradecemos.

4 curtidas

Sim, eu já vi esse post dele

3 curtidas

Este é o link da planilha: :bar_chart: Planilha: Simule aplicações de Renda Fixa (II) - Seguros - NuCommunity (nubank.com.br)

3 curtidas

Isso está incorreto.
Os resgates no Tesouro Direto efetuados até as 13:00h são creditados no mesmo dia!
Após esse horário o crédito ocorre no dia útil seguinte.

6 curtidas

Verdade. Nao sabia disso. Ainda bem que o @LuckPass estava atento.

4 curtidas

Depende se tu fizer a solicitude de resgate antes das 13:00 cai no D+0

2 curtidas

Não tem nada mais seguro q o tesouro direto aqui não tem depende. O teu dinheiro e o de todos será devolvido às custas de hiperinflação como na Argentina, Turquia, Cuba e qualquer país quebrado, é só imprimir mais dinheiro mas será devolvido. Já ante uma quebra total, o FGC não consegue devolver nem 5% dos ativos que tem direito a essa garantia.

1 curtida

Ou seja na verdade então proteção do fgc não é de toda segurança não

Não é não. Tem um post que fiz sobre isso direitinho aqui na comunidade, mas não sei como achar. Ante uma crise sistêmica de vários bancos quebrando ao mesmo tempo o FGC não se sustenta.

Mesmo não sendo 100% seguro, pelas razões expostas pelo @smj, pra mim, e falo para mim, prefiro CDB com garantia FGC com redimento mais altos que o Tesouro Direto. A possibilidade trazida pelo @smj, embora possível, é remota. (Isso, na minha avaliação).

5 curtidas

Olá @Igoroliveiraa achei o link do tópico se quiser dar uma olhada: Fundo Garantidor de Crédito. Posso dormir tranquilo?

1 curtida

Por se não está interessado em ler a matéria toda em junho de 2023 o FGC só protegia menos do 3% de todos os ativos que tem o mercado financeiro q supostamente estão cobertos por ele. Nem precisa ser uma quebradeira total de bancos. Mas veja bem é melhor do que nada. Contudo tem que ficar entendido de que não tem investimento mais seguro do que o tesouro nacional exceto títulos de dívida de governos melhores desde o ponto de vista financeiro que o nosso, no exterior.