Atualmente Nubank somente suporta programar e agendar aportes automáticos mensais para Tesouro Direto.
Que tal expandir a funcionalidade para aportes automáticos de ações, FII e ETF? Aportes mensais, podendo escolher o dia e a quantidade.
Como valor oscila, deixar escolher por quantidade, a valor de mercado, ou por valor limite, que compra a quantidade pelo limite estabelecido.
Muita gente investe mensalmente com o pouco que tem, para manter bom preço médio, e usar tática Ladder de investimentos e aportes diversificados.
Bônus: Nubank permite criar grupos de ativos favoritos, colocar nome em cada grupo, favoritar, mas hoje sem função alguma. Que tal criar um botão que permite comprar todas ações daquela cesta de favoritos? Ou programar mensalmente aportes de um grupo de favoritos de ativos?
Gosto da ideia, mas o problema é que isso tira todo o comportamento do investidor consciente e torna a aplicação meramente automática, descartando o fator preço por exemplo quando deixo as ordens a valor de mercado, penso que investir pede de nós um acompanhamento, nada muito neurótico como abrir a cada hora a cotação, mas algo que você faz com uma frequência mensal dos seus ativos, e então só faria sentido a automação se ela fosse consciente de que estou pagando um valor dentro das minhas análises prévias e não só algo como automaticamente “comprar todo dia 10 a ação ABCD3”
Mas não estou dizendo que é uma funcionalidade ruim, até penso que para ETFs de Renda Fixa seria bem útil por exemplo, mas estou refletindo sobre o nosso comportamento, para não nos esquecermos disso e não tornarmos investir algo inconsciente e 100% automatizado.
Então… O problema que ao investir em um fundo ou ETF você já está delegando a responsabilidade ao gestor do fundo de forma inconsciente.
Qualquer pessoa pode simplesmente ler o PDF do fundo, copiar exatamente as mesmas ações e fazer sozinho, sem pagar taxa de administração. Raramente muda a composição do fundo em 5 anos.
Mas por preguiça/comodidade as pessoas já delegaram isso há muitos tempo atrás, vide fundos, FII, ETF. Já existe até fundos de fundos, FOF, a pessoa nem quer mais escolher vários fundos pra investir, já quer o pacote com outros fundos, mesmo que pague a taxa da taxa dobrado.
Concordo. Inclusive é algo muito pedido aqui na comunidade, essas ferramentas de automatização, bem-vindas sobretudo para os produtos da renda variável.