O app do Nubank pede para eu confirmar minha identidade em toda primeira transferência que faço no dia. Nao importa o valor.
Já entrei em contato com o suporte várias vezes e já invalidei o acesso do meu celular várias vezes. No ultimo contato me pediram para ligar no atendimento. Liguei e falaram que o problema nao iria ocorrer mais, mas, se ocorresse, o Nubank já estaria de olho.
Isso já faz meses e, como o reconhecimento facil é ruim e tenho tensão ocular (o que me impede de ficar olhando de perto para o celular), o processo é custoso e problemático.
Entrei em contato com a ouvidoria e retornaram dizendo que é um canal para problemas não solucionados. Como eu tinha entrado em contato novamente para tentar resolver o mesmo problema, a ouvidoria considerou que o atendimento ainda poderia me retornar. Ocorre que o pessoal do atendimento foi incapaz de entender o problema e de chegar a uma conclusão. Entao, me enviaram uma mensagem padrão idêntica a outra que já haviam enviado na primeira vez que entrei em contato:
Como prezamos pela segurança de todos nossos clientes, precisamos que você entre em contato conosco através do telefone, para realizarmos algumas checagens extras.
Nosso telefone é 0800 591 2117 . Você também encontra nosso número pra contato no verso do seu cartão.
Qualquer dúvida, estamos por aqui.
Mandei uma resposta mais grosseira para a ouvidoria na esperança de alguem lá ligar para o meu problema. Irei abrir uma reclamaçao no reclameaqui e consumidor.gov.br
Ouvidoria respondeu dizendo que minha conta está OK e que as verificações faciais são decorrência do sistema deles identificando que as transações são suspeitas. Claramente há um erro nesse processo e o Nubank está caminhando a passos largos para se tornar uma instituição burrocrática como outro banco qualquer.
O problema ocorreu porque eu defini meu limite de transferências via Pix como X e depois como R$0, com a intenção de remover o limite. Ocorre que o Nubank interpreta que R$0 é, literalmente, pedir confirmação para toda e qualquer transferência via Pix. IMO isso é um bug (tendo em vista que não há opção para desabilitar o limite) e foi preciso muita insistência com o suporte para que alguém realmente olhasse para o meu problema.
Olha, não acho que seja um bug não…
Nesse caso que não tem a opção de desativar o limite, basta colocar ele num valor muito alto que emglobe todas as suas outras transações.
Alexandre, o número 0 é largamente utilizado para representar algo nulo, vazio [1]. Como, por exemplo, R$0, que significa dinheiro nenhum.
Vários softwares interpretam que o valor 0 em, um campo de configuração, equivale a não ativar a configuração em questão.
Seguindo seu exemplo, a situação inversa também é possível: se o usuário quer que toda transferência via pix passe pelo processo de confirmação de identidade, ele pode definir o valor mínimo como R$0,1. Dessa forma o processo fica correto e mais intuitivo, pois não existe quantia monetária menor que 0,1.
Acredito que o jeito que o Nubank já adota é mais simples para maioria das pessoas entender. O mesmo se aplica para o cartão de crédito, se você quer que nenhuma compra seja aprovada, é só você não deixar nenhum limite disponível, ou seja, se o seu limite estiver R$0,00 nenhuma transação será efetivada. Essa mesma lógica foi adotada para o “meu limite PIX”.