Aprenda a organizar seus gastos na fatura do cartão

Olá, Comunidade

Tá cansado de levar sustos com a fatura do cartão de crédito e não saber de onde vem cada compra? Chega de dúvidas e frustrações! Este guia prático vai te transformar no mestre-detetive das suas finanças, te ensinando a identificar cada item da sua fatura com maestria.

Domine a Arte da Identificação:

  1. Investigue o Nome do Estabelecimento:
  • Dê uma olhada atenta no nome do estabelecimento. Às vezes, ele pode ser diferente do que você imagina, devido à razão social da empresa.
  • Se a memória falhar, use a ferramenta Redesim da Receita Federal para encontrar o nome fantasia e outras informações da empresa.
  1. Analise Data e Valor da Compra:
  • A data da transação pode ser a chave para desvendar o mistério! Lembre-se onde você estava, com quem e o que estava fazendo naquele dia.
  • O valor e se a compra foi parcelada ou à vista também podem te ajudar a lembrar.
  1. Confirmação Final:
  • Ainda com dúvidas? Entre em contato com o estabelecimento e peça o cancelamento da compra, se necessário.
  • Se a loja não colaborar, conteste a transação com a operadora do seu cartão, reunindo provas que comprovem a compra indevida.

Como evitar sustos na fatura? Confira quatro dicas de ouro:

  • Torne as Compras Reconhecíveis: Altere o nome do estabelecimento no app do cartão para algo mais memorável.
  • Monitore a Fatura Frequentemente: Acompanhe as transações em tempo real para evitar surpresas no final do mês.
  • Crie Metas de Gasto: Defina um limite para o uso do cartão e controle seus gastos para não perder o controle.
  • Aprenda a exportar sua fatura: Exportar a fatura do cartão, já vem em formato OSX (excel) no e-mail. Mas se caso queira exportar outros dados e que estão em pdf, neste post explico como transformar em excel. _E só relembrando que a ideia é a mesma, mas, a localização dos documentos é a que está no menu do app > documentos > e outros extratos (exceto a fatura).

Veja neste post: Exportar e converter

Domine suas finanças, identifique cada compra e diga adeus às faturas misteriosas!


Quer saber mais? Acesse:



Texto produzido por: @Lucas.R

Produtora/Redatora/Revisora em especial: @erikapaixao

28 curtidas

Arrasou! Uma ótima dica que vai se aplicar no futuro pra todos nós e para alguns clientes já é aplicável: defina um limite no seu cartão virtual, ter um limite estabelecido para cada cartão de acordo com o objetivo ajuda no controle, além da segurança.

17 curtidas

Excelentes dicas @Lucas.R ; algumas delas inclusive já sigo e outras, vou passar a adotar. Gostei muito!

Obrigado! :clap:t4: :clap:t4: :clap:t4: :clap:t4:

16 curtidas

Ótimo compilado de dicas @Lucas.R Obrigado por compartilhar com a gente.

Essa acho muito importante viu? Às vezes o nome registrado na maquininha não tem relação com o nome do estabelecimento e podemos esquecer daquela compra e acabar achando que foi uma compra indevida e reportar ou cancelar a compra, o que pode gerar muita dor de cabeça depois.

14 curtidas

Isso mesmo. Ótima observação :blush: principalmente quando é feito compras recorrentes no mesmo lugar e por detalhe esquecemos de valores “irrisórios” (ex: 2 reais)…

14 curtidas

Parabéns @Lucas.R ,pela criatividade na postagem e pelas informações tão importantes.

14 curtidas

Parabéns pelo Tópico, @Lucas.R

14 curtidas

Infelizmente o Nubank não liberou essa função pra muitos clientes… Assim como a funcionalidade de ver os gastos separados por cada cartão no resumo da fatura

3 curtidas

Showww, @Lucas.R.

É um guia prático. :clap::clap::clap::sparkles::sparkles::sparkles:

9 curtidas

Levar sustos com a fatura do cartão de crédito é uma experiência que muitos de nós conhecemos bem. A falta de clareza sobre de onde vêm as compras pode gerar muita frustração e ansiedade. Eu achei este tópico extremamente útil e bem estruturado, parabéns @Lucas.R :facepunch:t5: :clap:t5: :clap:t5: :purple_heart:

De fato, saber identificar cada item na fatura do cartão é um passo crucial e entender como e por que estamos gastando pode ser ainda mais poderoso.

Se me permite, uma boa dica é manter um diário de gastos. Isso pode parecer trabalhoso, mas registrar rapidamente onde e quanto gastamos pode prevenir muitas surpresas no final do mês. É uma maneira eficaz de reforçar a memória e criar uma rotina de controle financeiro.

Pra finalizar acredito ser bem importante também criar um hábito de revisão semanal ou até mesmo diária das transações. Isso não só ajuda a evitar surpresas, mas também permite a detecção precoce de possíveis fraudes.

13 curtidas

Excelentes dicas @Lucas.R

Essas duas aqui eu costumo fazer todos os dias. Nem todos os bancos permitem alterar o nome do estabelecimento, mas para a nossa sorte no Nubank da. :smiley:

Olha, esse é um hábito muito bom. Com ele da até pra deixar a fatura no débito automático sem sustos.

12 curtidas

Informações úteis e muito importantes @Lucas.R !:clap:
Às vezes é difícil mesmo lembrar ou associar o valor ao estabelecimento, principalmente quando passa muito tempo, nem sempre dá p ir logo no app alterar e deixamos p depois, aí esquecemos mesmo. :grimacing:

Pra mim essas duas são essenciais p não ter surpresas com a fatura já fechada. E foi exatamente fazendo a última, que no sábado notei 4 compras que não fiz e tomei as providências imediatamente.

10 curtidas

Além de poder alterar o nome poderia haver um campo de observações para relatarmos algo sobre a compra, como se fosse um app de finanças, Nubank podia implementar isso. Os marcadores não acho muito útil.

3 curtidas

A Tag ou marcadores podem ser utilizados no extrato da #compra # para encontrar qual compra está sendo informado na fatura, quando sentir a necessidade de buscar por #

Sim, as observações cairiam bem, mas não tem limite de caracteres nos marcadores, se não me engano. Pode ser usado temporariamente com observações!

6 curtidas