Aprenda sobre dinheiro com os jogos

Olá, NuCommunity! 👋

Jogos são uma forma divertida e interativa de aprender sobre diversos assuntos, até mesmo sobre dinheiro. Jogos como SimCity, Jogo da Vida, The Sims e muitos outros que simulam situações reais que envolvem planejamento, orçamento, investimento e entre outros aspectos financeiros. Mas realmente, dá para aprender?

A resposta direta é SIMM! Ao jogar esses e outros jogos, os jogadores podem desenvolver habilidades como raciocínio lógico, tomada de decisões, criatividade e responsabilidade. Além de estimular o interesse e a curiosidade por assuntos relacionados ao dinheiro como economia, finanças pessoais e empreendedorismo.

⠀⠀QUAIS OS JOGOS E O QUE ENSINAM?⠀⠀

  • THE SIMS: Um jogo que simula a vida real e os personagens podem adquirir bens. Mas é necessário trabalho, paciência e planejamento. Assim como na vida (só que sem os códigos né rs).

  • SIM CITY: Um jogo que exige habilidades financeiras e administrativas, o jogador pode aprender a se planejar para tomar decisões futuras, a definir objetivos, avaliar riscos e oportunidades.

  • MINECRAFT: Um jogo que ensina a ser criativo, empreendedor e responsável com o dinheiro. Você pode usar a sua imaginação para criar coisas incríveis e aprender sobre o conceito básico de economia e finanças, como oferta e demanda, custo-benefício, inflação, etc. Como também aprende sobre os valores de sustentabilidade e preservação ambiental, já que o jogo possui seus recursos limitados e finitos.

  • AMONG US: Um jogo que ensina a ser honesto, estratégico e adaptável com o dinheiro. Você pode ganhar a confiança dos seus colegas sendo sincero e cooperativo ou usar a sua inteligência e criatividade para criar planos e argumentos convincentes, e também negociar ou influenciar as pessoas.

  • JOGO DA VIDA: Um jogo de tabuleiro onde os participantes precisam tomar decisões que afetam o patrimônio, salário, profissão e outras simulações do dia a dia conquistados na brincadeira.

⠀⠀QUE JOGO JÁ TE ENSINOU ALGO?⠀⠀

Viu como é possível aprender de tudo um pouco com os jogos? Nem sempre o jogo precisa ser voltado ao financeiro para aprender sobre o tema, sendo possível tirar sempre um aprendizado de um jogo para que possa aplicar no profissional ou financeiro. Por isso, tente utilizar esse aprendizado positivo ao seu favor no dia a dia.

E não esqueça de compartilhar com a gente no tópico quais jogos te ensinou algo, seja no financeiro, profissional ou aplicável no dia a dia. Existem vários jogos que ensinam os conceitos e habilidades financeiras de forma divertida e interativa, seja jogos na temática ou aqueles que mesmo parecendo que não ensinam, mas ensinam.

Conteúdo criado com base em uma publicação do Nubank.

Banner_NC

39 curtidas

Otimo post hein @ranielreis parabens.

Joguei muito banco imobiliario, e muito o jogo da vida tradicional.

Mas aprendi muito mesmo com os MMORPG da vida.

Ragnarok - vi os boot acabar com o comercio do jogo, lei de oferta e procura.
mais dinheiro no jogo, inflação para os itens mais dificil de fazer.
e os itens que os boot pegavam ficavam mais baratos.

Diablo 3 - acho que foi o jogo que eu mais fiz dinheiro, tinha um sistema de leilao de itens por dinheiro real, e eu conseguia aproveitar algumas oportunidades, pena que durou pouco rs.

20 curtidas

Por muito tempo eu joguei o Roller Coaster Tycoon e por ele eu conegui desenvolver uma boa noção na administração de dinheiro jogando no “modo carreira”.

Um jogo que eu amo e estimula raciocíno e habilidade matématicas é o Rummikub

17 curtidas

Um dos meus jogos favoritos!

Excelente post @ranielreis me fez lembrar da minha infância e de todas as gerações do The Sims que joguei, desde o 1°.

image

image

image

O The Sims realmente nos ensina a economizar e trabalhar duro para conseguir aquilo que queremos.

É um excelente jogo para ensinar, infelizmente o único problema são o cheats kkkkkk :joy::rofl::rofl: que dão dinheiro :moneybag: infinito :infinity:, quem dera se a vida real também tivesse um cheat para fazer dinheiro sem fazer absolutamente nada.

eu realmente tô precisando de um cheat de dinheiro infinito para resolver os problemas financeiros que tenho enfrentado :confounded::sleepy:

#MOTHERLOD - 50,000 simoleons :heavy_dollar_sign::moneybag::money_mouth_face:

18 curtidas

Show @ranielreis excelente topico.

12 curtidas

Ou Banco Imobiliário, era só Falência, MEU DEUS.

18 curtidas

Banco Imobiliário, eu era viciado nesse jogo!

14 curtidas

Show, @ranielreis !!! :clap:
Banco imobiliário :heart_eyes:

14 curtidas

Eu só precisava do Morumbi e Interlagos…a grana entrava que era uma beleza :joy:

9 curtidas

Ah, The Sims e Sim City, aqueles jogos que me fizeram viajar por mundos virtuais tão fascinantes. Mas foi o Minecraft que realmente mexeu comigo, revelando um lado criativo que eu nem sabia que existia. Construir, explorar e criar, tudo em um mundo pixelado que se tornou meu refúgio artístico.

E que dizer do Among Us? Um verdadeiro desafio estratégico, onde descobrir os impostores se tornou uma questão de análise meticulosa e confiança abalada. Quem diria que um jogo poderia aprimorar minhas habilidades de identificação de sutilezas?

Ah, e o Jogo da Vida! Quantas vezes rodamos aquele tabuleiro, fazendo escolhas que refletiam nossas ambições e sonhos. E o Jogo Imobiliário, que despertou meu interesse por investimentos e finanças, me incentivando a cuidar melhor do meu dinheiro e a pensar no futuro.

Uno, um verdadeiro turbilhão de emoções! Rir, xingar e vibrar em uma única partida, enquanto cartas coloridas mudam destinos e desencadeiam reviravoltas inesperadas. Estratégia e diversão de mãos dadas.

Xadrez, um duelo intelectual que eu costumava travar na minha infância. Cada peça no tabuleiro era um passo em uma dança estratégica, onde meu objetivo era fazer o rei adversário se render diante da minha mente afiada.

São jogos, cada um com sua essência, que enriqueceram minha jornada. Do criativo ao estratégico, do desafiador ao emocionante, todos contribuíram para moldar quem sou hoje. Uma mistura cativante de experiências virtuais e lições do mundo real.

Uma das lembranças que tenho do Minecraft


Among Us também tenho

Não achei as fotos do jogo de tabuleiro e baralho aqui :pensive:

13 curtidas

Esse jogo é muito top! Nunca vi um simulador de parque de diversões melhor que esse. Teve um dia que o 3 estava de graça na Epic Games, aproveitei e peguei, pois estava sem.

12 curtidas

Excelente tópico, meu amigo @ranielreis! Valeu por compartilhar. :clap:t3::clap:t3::clap:t3::pray:t3::slightly_smiling_face::purple_heart:

Já joguei muito “Banco Imobiliário e o Jogo da Vida”. Os demais que você citou não conhecia, mas já anotei aqui! :writing_hand:

14 curtidas

Quase viciei neste kkkkkk. Ótimo tópico @ranielreis :clap:t5: :clap:t5:

12 curtidas

Era isso mesmo :rofl::rofl::rofl:

12 curtidas

Minecraft é aquele tipo de jogo que envelheceu bem, às vezes vem uma vontade de jogar um pouco, é uma experiência única você ter um mundo só seu onde pode explorar sua criatividade ao máximo com construções incríveis e experiências únicas, podendo até ser melhor quando tem amigos para compartilhar esse sentimento de construir algo. No começo passa por aquele estresse básico de tá construindo ou coletando os recursos e vem um creeper fazer uma visitinha de leve explodindo tudo ao redor.

E o que dizer do Among? O maior causador de discórdia, amizades são comprometidas com esse jogo, mas é uma experiência única e que certamente você nunca vai esquecer em tá fazendo uma task e chega o impostor do além acabando com tudo.

Adorei ler o seu texto e de todos no tópico, os jogos forma conexão inexplicável que pode ser pra vida (como a NuCommunity). :purple_heart:

12 curtidas

Eu amoo ele. Hoje tem um versão concorrente dele chamado planet coaster que me brilhou os olhos. Pura nostaugia.

14 curtidas

Que belo post, hein!

O pai brilhava na administração de recursos e sobrevivência do Minecraft :sunglasses:

10 curtidas

Ótimo post @ranielreis!

Amo um joguinho chamado Stardew Valley, um jogo Indie, muito lindo e com vários objetivos!

E uma coisa que é importante é a grana. Ela vai nos ajudar muito a aumentar nossas produções e ajudar em produtos para ter mais retorno em suas produções e plantações.

E ainda tem a socialização e as intimidades com vários personagens com diferentes carácter, muito top!

Recomendo muito!!!

15 curtidas

Ótimo tópico @ranielreis

É difícil alguém que não goste de algum jogo, nem que seja a boa e velha paciência.

Gosto muito de jogar 8 ball pool.

Sobre dinheiro… no 8bp há muitas maneiras de acumular $ e em algumas o risco é alto. No meu caso, vou acumulando aos poucos onde o risco é menor. :wink:

Só queria que meu saldo do Nubank fosse igual o do 8bp :joy: :purple_heart:

12 curtidas

Nossa, AMO! É um joguinho “simples”, mas feito com muito carinho, fez bem ter lembrado desse jogo, é a definição de administrador de recursos e é muito bom que você pode criar a sua história. :purple_heart:

Até mesmo dos creepers parados na porta só esperando você abrir para deixar a marca na sua casa? Minecraft é um jogo sensacional, te permite criar um mundo com N possibilidade (ainda mais se focar em redstone, vai longe com as automações). :face_with_hand_over_mouth:

O meu vício noturno de alguns anos atrás! Gostava muito de jogar o modo multiplayer, é um máximo a sensação de jogar e ganhar, bom ver que tem jogador na comunidade. :partying_face:

12 curtidas