Aprovação de compra em duas fases

Atuando como Product Owner do banco Itaú e outras instituições financeiras, quero sugerir uma nova funcionalidade para as compras pelos cartões na função de débito ou crédito.

Através do aplicativo, na funcionalidade de segurança, o cliente poderia habilitar a função: “Autorização de compra em duas fases”.

Toda compra realizada, após utilizar o cartão físico ou virtual, seria enviada para o aplicativo do cliente uma confirmação da compra realizada.

O cliente, teria a opção de aprovar ou cancelar a confirmação.

Na opção de “Confirmação”, o sistema realizaria a operação e liberação.

Na opção de “Rejeição” o sistema bloquearia a operação.

E, caso o clente não selecionasse nenhuma opção, a operação ficaria aguardando aprovação ou rejeição.

Esta funcionalidade evitaria a clonagem dos cartões, pois sem a interação do cliente a transação não seria concluída.

Atualmente, todas as pessoas possuem acesso a internet via dados móveis, portanto tal funcionalidade traria uma maior segurança para as transações de crédito ou débito.

11 curtidas

@Mauro_Huhnke boa…

1 curtida

Gostei

1 curtida

Boa metodologia de segurança!!

1 curtida

realmente tem essa função no itaucard, é muito boa,

A mastercard ja tem uma confirmação dessa pros seus cartões (eu só esqueci o nome agora) porém são as lojas q decidem se utilizam essa opção ou não. Antes de finalizar a compra, a pessoa tem 30 segundos pra confirmar no app do banco dela se a compra é realmente dela ou não.

Eu ja quase perdi uma compra pq nem sabia q existia isso, ai quando tava comprando não tava com o celular em mãos, quando achei tinha passado do prazo, tive q refazer a compra do início, e com o celular na mão aprovar a compra :sweat_smile:

Isso é otimo para compras onlines, mas acho meio dificultoso para compras físicas (se a pessoa nao estiver com o telefone na hora da compra? Ou com o telefone descarregado, ou sem sinal? Não finalizaria a compra só pq não tem como aprovar dentro do app?)

17 curtidas

Minha dúvida é: E quando o celular estiver descarregado, ou quando ocorrer isso que aconteceu com a @lorenatelles, ou estivermos em um local sem acesso a internet, como faz pra confirmar a compra?
:man_shrugging:t3:

6 curtidas

Ótimo ideia. Mas, acho que o ideal seria somente para compras online, onde o número de fraudes é bem elevado.

Traria mais segurança para todas as partes: cliente, banco, loja, etc.

2 curtidas

É muito difícil ocorrer as situações apresentadas, porém ocorrendo esta situação, ficará pendente para aprovação. Qdo o cliente estiver acesso ao App, aprova a compra.

Mas a habilitação/reabilitação da funcionalidade é ao gosto do cliente. Quem quer um sistema mais seguro, habilita, senão, corra os riscos.

3 curtidas

Acho isso desnecessário. Só vai fazer o cliente perder tempo na hora da compra.

uma ideia interessante, porém como os colegas já disseram, pode ser que acabe atrapalhando… um plus para a ideia, seria permitir ajustar um limite para solicitar a confirmação.

pra compras online seria uma maravilha mesmo, pois: se estou fazendo a compra, tenho internet (ou deveria ser assim).

7 curtidas

Baseado em qual pesquisa
Voce pode afirmar que é muito difícil
Ocorrerem,as situações apresentadas?

4 curtidas

Nas minhas experiências pessoais e de diversos usuários os quais elaborei pesquisas.
Todas as críticas são pertinentes e aceitáveis e compreensíveis, mas antes de descartar uma idéia, gostaria de ouvir sugestões de melhoria. Façam uma reflexão. Como poderíamos aprimorar uma ideia que trouxesse mais segurança no uso dos movimentações de crédito?

Vamos fazer uma imersão.
Pensemos na jornada do usuário.
Pergunte para as pessoas que foram vítimas de clonagem dos seus cartões e tiveram prejuízos financeiros.
Falem acerca desta funcionalidade.
Eles utilizariam ou não?
Apresente todas as críticas aqui postadas.
Certamente sairemos com muito enriquecendo de ideias e talvez tenhamos uma solução muito melhor do que está que estou propondo.

Não estou descartando sua ideia
Qualquer pessoa que sofreu um golpe
Vai dizer que gostaria de ter uma opção
Que evitasse o golpe

3 curtidas

Eu acho que perderia a praticidade das compras, se tivesse na opção de compras onlines com certeza eu usaria mas trazer para todas transações do cartão eu já não gostaria. Mas e minha opinião.

5 curtidas

Fábio está é a proposição. Suas observações e de todos são importantes para chegarmos a um consenso. Apenas gostaria de fizemos uma reflexão. Para termos mais assertividade, seria interessante testar uma hipótese junto aos usuários. Desta experimentação saberemos se vamos implementar ou pivotar.

Dentro deste contexto, uma outra idéia, o cliente poderia configurar a segurança em duas fases para um range de valores, por exemplo, compras acima de um determinado valor que estivesse acima das transações comumentes utilizadas

1 curtida

Não necessariamente, vou dar um exemplo meu:

Eu tinha o chip da tim q funcionava bem no bairro q eu morava, mas no bairro q meus pais moram (na mesma cidade), somente funciona o chip da claro (de eu precisar estar no wifi pra poder até chamar uber, e se o uber tivesse chip da tim, o maps/waze tbm nao funcionava e as vezes eles se perdiam), logo se eu estivesse la visitando eles, não poderia ir no mercado ou numa lanchonete se precisasse ter q aprovar a compra pelo app pois não teria sinal

6 curtidas

Certo. E quantas vezes está situação ocorreu com vc? Ocorre sempre? Apenas neste lugar em particular ou em todo lugar q vc frequenta. Precisamos analisar. Isto ocorre, mas qual a frequência. De novo. Vamos propor mais soluções e não apenas se ater aos problemas. Imaginem o q disseram para Graham Bells quando ele propôs transmitir a voz via cabos?