Aprovação de compra em duas fases

Atuando como Product Owner do banco Itaú e outras instituições financeiras, quero sugerir uma nova funcionalidade para as compras pelos cartões na função de débito ou crédito.

Através do aplicativo, na funcionalidade de segurança, o cliente poderia habilitar a função: “Autorização de compra em duas fases”.

Toda compra realizada, após utilizar o cartão físico ou virtual, seria enviada para o aplicativo do cliente uma confirmação da compra realizada.

O cliente, teria a opção de aprovar ou cancelar a confirmação.

Na opção de “Confirmação”, o sistema realizaria a operação e liberação.

Na opção de “Rejeição” o sistema bloquearia a operação.

E, caso o clente não selecionasse nenhuma opção, a operação ficaria aguardando aprovação ou rejeição.

Esta funcionalidade evitaria a clonagem dos cartões, pois sem a interação do cliente a transação não seria concluída.

Atualmente, todas as pessoas possuem acesso a internet via dados móveis, portanto tal funcionalidade traria uma maior segurança para as transações de crédito ou débito.

13 curtidas

@Mauro_Huhnke boa…

1 curtida

Gostei

2 curtidas

Boa metodologia de segurança!!

2 curtidas

realmente tem essa função no itaucard, é muito boa,

1 curtida

A mastercard ja tem uma confirmação dessa pros seus cartões (eu só esqueci o nome agora) porém são as lojas q decidem se utilizam essa opção ou não. Antes de finalizar a compra, a pessoa tem 30 segundos pra confirmar no app do banco dela se a compra é realmente dela ou não.

Eu ja quase perdi uma compra pq nem sabia q existia isso, ai quando tava comprando não tava com o celular em mãos, quando achei tinha passado do prazo, tive q refazer a compra do início, e com o celular na mão aprovar a compra :sweat_smile:

Isso é otimo para compras onlines, mas acho meio dificultoso para compras físicas (se a pessoa nao estiver com o telefone na hora da compra? Ou com o telefone descarregado, ou sem sinal? Não finalizaria a compra só pq não tem como aprovar dentro do app?)

18 curtidas

Minha dúvida é: E quando o celular estiver descarregado, ou quando ocorrer isso que aconteceu com a @lorenatelles, ou estivermos em um local sem acesso a internet, como faz pra confirmar a compra?
:man_shrugging:t3:

7 curtidas

Ótimo ideia. Mas, acho que o ideal seria somente para compras online, onde o número de fraudes é bem elevado.

Traria mais segurança para todas as partes: cliente, banco, loja, etc.

3 curtidas

É muito difícil ocorrer as situações apresentadas, porém ocorrendo esta situação, ficará pendente para aprovação. Qdo o cliente estiver acesso ao App, aprova a compra.

Mas a habilitação/reabilitação da funcionalidade é ao gosto do cliente. Quem quer um sistema mais seguro, habilita, senão, corra os riscos.

4 curtidas

Acho isso desnecessário. Só vai fazer o cliente perder tempo na hora da compra.

1 curtida

uma ideia interessante, porém como os colegas já disseram, pode ser que acabe atrapalhando… um plus para a ideia, seria permitir ajustar um limite para solicitar a confirmação.

pra compras online seria uma maravilha mesmo, pois: se estou fazendo a compra, tenho internet (ou deveria ser assim).

8 curtidas

Baseado em qual pesquisa
Voce pode afirmar que é muito difícil
Ocorrerem,as situações apresentadas?

5 curtidas

Nas minhas experiências pessoais e de diversos usuários os quais elaborei pesquisas.
Todas as críticas são pertinentes e aceitáveis e compreensíveis, mas antes de descartar uma idéia, gostaria de ouvir sugestões de melhoria. Façam uma reflexão. Como poderíamos aprimorar uma ideia que trouxesse mais segurança no uso dos movimentações de crédito?

1 curtida

Vamos fazer uma imersão.
Pensemos na jornada do usuário.
Pergunte para as pessoas que foram vítimas de clonagem dos seus cartões e tiveram prejuízos financeiros.
Falem acerca desta funcionalidade.
Eles utilizariam ou não?
Apresente todas as críticas aqui postadas.
Certamente sairemos com muito enriquecendo de ideias e talvez tenhamos uma solução muito melhor do que está que estou propondo.

1 curtida

Não estou descartando sua ideia
Qualquer pessoa que sofreu um golpe
Vai dizer que gostaria de ter uma opção
Que evitasse o golpe

4 curtidas

Eu acho que perderia a praticidade das compras, se tivesse na opção de compras onlines com certeza eu usaria mas trazer para todas transações do cartão eu já não gostaria. Mas e minha opinião.

6 curtidas

Fábio está é a proposição. Suas observações e de todos são importantes para chegarmos a um consenso. Apenas gostaria de fizemos uma reflexão. Para termos mais assertividade, seria interessante testar uma hipótese junto aos usuários. Desta experimentação saberemos se vamos implementar ou pivotar.

1 curtida

Dentro deste contexto, uma outra idéia, o cliente poderia configurar a segurança em duas fases para um range de valores, por exemplo, compras acima de um determinado valor que estivesse acima das transações comumentes utilizadas

2 curtidas

Não necessariamente, vou dar um exemplo meu:

Eu tinha o chip da tim q funcionava bem no bairro q eu morava, mas no bairro q meus pais moram (na mesma cidade), somente funciona o chip da claro (de eu precisar estar no wifi pra poder até chamar uber, e se o uber tivesse chip da tim, o maps/waze tbm nao funcionava e as vezes eles se perdiam), logo se eu estivesse la visitando eles, não poderia ir no mercado ou numa lanchonete se precisasse ter q aprovar a compra pelo app pois não teria sinal

7 curtidas

Certo. E quantas vezes está situação ocorreu com vc? Ocorre sempre? Apenas neste lugar em particular ou em todo lugar q vc frequenta. Precisamos analisar. Isto ocorre, mas qual a frequência. De novo. Vamos propor mais soluções e não apenas se ater aos problemas. Imaginem o q disseram para Graham Bells quando ele propôs transmitir a voz via cabos?

1 curtida