Arredondamento e cashback menor que 1%

Sabemos que o cashback de 1% é aplicado em todas as compras, mas tenho visto o seguinte problema, devido ao arredondamento/truncamento da conta com duas casas decimais:

  • Por exemplo, numa compra de R$ 7,99, o cashback aplicado é aproximado para R$ 0,07. Fazendo 0,07/7,99 obtemos na verdade 0,87% de cashback.

Eu sei que é uma questão de limitação de duas casas decimais, mas estaremos sempre perdendo cashback nas compras que possuam centavos. Na verdade o cashback será de 1% somente nas compras com 0 centavos. Pensando no longo prazo, ao longo de anos e centenas de compras, esses centavinhos podem ser significativos.

Tenho duas sugestões para resolver essa situação:

  1. uma funcionalidade que permitisse (para quem quisesse é claro) o arredondamento das compras para o valor com 0 centavos imediatamente acima.

  2. No cálculo da porcentagem, trabalhar com mais de duas casas decimais, não truncar em apenas duas casas decimais, mas em quatro por exemplo. Aí o montante total passaria a contar com as partes de centavos (tipo preço de combustível) no cálculo, mesmo a visualização mantendo as duas casas decimais.

Dessa maneira saberíamos que os nossos centavos de cashback não estarão sendo perdidos, mas contabilizados no montante total.

Alguém aí já tinha parado para pensar sobre isso?

Você recebe integralmente o cash back, ou seja, vc recebeu R$0,0799 nessa sua compra de R$7,99.

Acontece que o sistema não te mostra todas as casas decimais, mas você recebe, sim.

Não precisa se preocupar.

Vou te dar um exemplo:

Se vc tem esse saldo de cash back 0,0799 e faz outra compra de, por exemplo, R$50,01, vc vai receber de cash back R$0,5001, na soma, vc ficará com saldo de R$0,58.

Entendeu?

Qualquer dúvida, pode mandar aqui @viniciusr
Abraços.

23 curtidas

Ótima explicação.

2 curtidas

Interessante, não tinha me atentado a isso. somei o valor individual de cada cashback arredondado com o valor fornecido pelo nubank, e a diferença foi de R$0,42 a mais no valor fornecido. De fato os centavos são contabilizados embora não sejam mostrados. Obrigado pela informação.

2 curtidas

Sua explicação @soares.jm me lembrou desse Tópico:

Muito bem explicado!

3 curtidas