Sabemos que o cashback de 1% é aplicado em todas as compras, mas tenho visto o seguinte problema, devido ao arredondamento/truncamento da conta com duas casas decimais:
Por exemplo, numa compra de R$ 7,99, o cashback aplicado é aproximado para R$ 0,07. Fazendo 0,07/7,99 obtemos na verdade 0,87% de cashback.
Eu sei que é uma questão de limitação de duas casas decimais, mas estaremos sempre perdendo cashback nas compras que possuam centavos. Na verdade o cashback será de 1% somente nas compras com 0 centavos. Pensando no longo prazo, ao longo de anos e centenas de compras, esses centavinhos podem ser significativos.
Tenho duas sugestões para resolver essa situação:
uma funcionalidade que permitisse (para quem quisesse é claro) o arredondamento das compras para o valor com 0 centavos imediatamente acima.
No cálculo da porcentagem, trabalhar com mais de duas casas decimais, não truncar em apenas duas casas decimais, mas em quatro por exemplo. Aí o montante total passaria a contar com as partes de centavos (tipo preço de combustível) no cálculo, mesmo a visualização mantendo as duas casas decimais.
Dessa maneira saberíamos que os nossos centavos de cashback não estarão sendo perdidos, mas contabilizados no montante total.
Você recebe integralmente o cash back, ou seja, vc recebeu R$0,0799 nessa sua compra de R$7,99.
Acontece que o sistema não te mostra todas as casas decimais, mas você recebe, sim.
Não precisa se preocupar.
Vou te dar um exemplo:
Se vc tem esse saldo de cash back 0,0799 e faz outra compra de, por exemplo, R$50,01, vc vai receber de cash back R$0,5001, na soma, vc ficará com saldo de R$0,58.
Entendeu?
Qualquer dúvida, pode mandar aqui @viniciusr
Abraços.
Interessante, não tinha me atentado a isso. somei o valor individual de cada cashback arredondado com o valor fornecido pelo nubank, e a diferença foi de R$0,42 a mais no valor fornecido. De fato os centavos são contabilizados embora não sejam mostrados. Obrigado pela informação.