ARTIGO: É fácil investir pelo app Nubank? Será?

Todos sabem que a partir do dia 07/05/2024 os investidores terão que se adaptar à unificação dos aplicativos Nubank e Nuinvest, conforme notícia postada recentemente aqui na comunidade.
A partir daí, resolvi fazer alguns testes no app Nubank com o intuito de responder a pergunta: “É fácil mesmo investir utilizando o app Nubank?
Testei apenas 04 casos de uso focados em investir em uma ação da bolsa de valores utilizando os dois apps.
Segue abaixo o passo a passo de cada caso de uso:

Caso de uso do app NUBANK 01: “Botão Investir”

  1. Clicar na opção “$”;
  2. Clicar no botão “Investir”;
  3. Clicar na opção “Investimentos”;
  4. Clicar na opção “Bolsa de valores”;
  5. Preencher o nome do ativo no elemento “Buscar”;
  6. Clicar no nome do ativo exibido no resultado de pesquisa;
  7. Clicar no botão “Comprar”;
  8. [OPCIONAL] Selecionar o “Tipo de ordem”;
  9. Preencher a “Quantidade de ações”;
  10. Preencher o “Valor desejado por ação”;
  11. Clicar em “->”;
  12. Clicar em “Confirmar”;
  13. Preencher a senha de 4 dígitos;
  14. [OPCIONAL] Clicar em “Acompanhar andamento” para visualizar o status da ordem ou “Continuar investindo” caso queira continuar investindo.

Caso de uso do app NUBANK 02: “Opção Investimentos”

  1. Clicar em “$”;
  2. Clicar na opção “Investimentos”;
  3. Clicar na opção “Bolsa de valores”;
  4. Clicar no nome do ativo que deseja investir;
  5. Clicar no botão “Comprar”;
  6. [OPCIONAL] Selecionar o “Tipo de ordem”;
  7. Preencher a “Quantidade de ações”;
  8. Preencher o “Valor desejado por ação”;
  9. Clicar em “->”;
  10. Clicar em “Confirmar”;
  11. Preencher a senha de 4 dígitos;
  12. [OPCIONAL] Clicar em “Acompanhar andamento” para visualizar o status da ordem ou “Continuar investindo” caso

Caso de uso do app NUINVEST 01: “Opção Investir”

  1. Clicar na opção “Investir”;
  2. Clicar na opção “Ações”;
  3. Preencher o nome do ativo no elemento “Buscar produto”;
  4. Clicar no nome do ativo exibido no resultado de pesquisa;
  5. Clicar no botão “Comprar por R$ X,XX”;
  6. Clicar na opção “Por valor desejado”;
  7. Preencher a “Quantidade de ações”;
  8. Preencher o “Preço por unidade”;
  9. Clicar no botão “Comprar”;
  10. Preencher a senha da assinatura eletrônica;
  11. [OPCIONAL] Clicar em “Acompanhar pedido” para visualizar o status da ordem.

Caso de uso do app NUINVEST 02: “Opção Ver meus investimentos”

  1. Clicar na opção “Ver meus investimentos”;
  2. Clicar no nome do ativo que deseja investir;
  3. Clicar no botão “Comprar”;
  4. Clicar na opção “Por valor desejado”;
  5. Preencher a “Quantidade de ações”;
  6. Preencher o “Preço por unidade”;
  7. Clicar no botão “Comprar”;
  8. Preencher a senha da assinatura eletrônica;
  9. [OPCIONAL] Clicar em “Acompanhar pedido” para visualizar o status da ordem.

MINHA CONCLUSÃO:
Percebe-se que no cenário mais otimista de uso do app Nubank, o usuário é obrigado a interagir no mínimo 12 vezes e no caso Nuinvest apenas 9 vezes.
A diferença de 33,33% na quantidade de cliques necessários em favor do app Nuinvest é muito significativa e isso se potencializa ainda mais se este processo de compra de ações se repetir várias vezes ao dia.
Isso me leva a crer que o Nubank precisará urgentemente reavaliar a qualidade da usabilidade proposta no novo aplicativo unificado.

Deixo aqui minha avaliação registrada e copiada para o Sr @Andre.C, representante do Nubank.
Vamos torcer para que estas críticas sejam consideradas na evolução do aplicativo em um futuro próximo.

15 curtidas

Ótima avaliação, isso com certeza ajuda a aprimorar a experiência dos produtos, principalmente uma integração como essa que brevemente deve acontecer :purple_heart:

8 curtidas

Tem um detalhe né, no site da NuInvest tem aquele chatíssimo token que disparam para você digitar ao logar, também a senha de logar e de efetivar a ordem é outra. Pelo app da NuInvest eu nunca fiz esse procedimento.

Pelo app do Nubank é duas senhas e a primeira não é necessário caso use o do celular.

13 curtidas

@ree Pra comparação ficar mais justa, testei apenas o uso dos apps, nao o site.

4 curtidas

Eu acho que o fato da gente lidar com mais senha atrasa mais, e no app eu confesso que não sei se pede ou não o token.

Mas renda variável sempre preferi pelo site, pois é mais fácil de analisar gráfico e etc, depende muito do uso, pra quem só compra FII uma vez por mês, já não precisa tanto.

8 curtidas

O token só é exigido se o usuario tenta acessar o site da nuinvest.

3 curtidas

comparando com o site nuinvest a diferenca (em favor da nuinvest) fica ainda maior…

2 curtidas

Excelente. Concordo com você. Pelo que tenho disponivel no app Nubank hoje, ainda prefiro muito mais continuar no Nuinvest até o dia 07/05. Contudo, estou bastante otimista de que até lá o app do nubank já tenha melhorado e até superado o Nuinvest.

2 curtidas

Aqui vale um parenteses, seja no nuinvest ou pelo nubank, quero deixar meus agradecimentos ao Nubank. Após muitos anos pensando em investir na bolsa, foi graças au meu pedacinho Nubr33 que dei o start. Valeu Nubank, tamo junto!

2 curtidas

Esse é o caminho. Funcionalidades cada vez mais intuitivas e claras, até os painéis de controle de aeronaves estão entrando nessa onda de inovação e simplicidade, por que uma plataforma de investimentos tem que ficar presa a velhos modelos.

2 curtidas

Boa :clap:

3 curtidas

Fantástico… Porém, é 12 passos para a nuinvest também.

O 1° no caso é acessar conta (nuinvest) - não tem desbloqueio por digital e depois 2° investir (nuinvest). Diferente do Nubank se contar com o bloqueio digital como passo 1 e depois $.

De qualquer forma, entendi que tem muitos passos para investir.
@Julia_Prado

4 curtidas

Ué, esses passos tambem são necessarios no nubank. Entao ficou els por els.

@Lucas.R os casos foram descritos partindo da premissa que o usuario ja estava autenticado nos apps.

1 curtida

A integração total será feita dia 7/05.

A única coisa que irá restar no site da NuInvest será o Home Broker de uso profissional (mostrado na imagem abaixo). Provavelmente será transferido e integrado futuramente ao site oficial do Nubank.

O Home Broker profissional mostrado na imagem abaixo não estará disponível no app da NuInvest pois é praticamente impossível de ser utilizado via smartphone. Ele até roda em smartphone, mas o tamanho da tela e a quantidade de informações torna seu uso nesses dispositivos uma verdadeira tortura.

O Home Broker disponível no app do Nubank será basicamente o mesmo que já existe.

Home Broker Profissional - Nuinvest


Clique na imagem para ampliar!

3 curtidas

Seria algo interessante, com a integração agora vai facilitar pra vocês :purple_heart:

3 curtidas

Mas poderia em um Tablet, se tivesse uma compatibilidade maior poderia ser bem usado agora.

1 curtida

Faltou incluir também que no app da NuInvest dá pra tirar print :joy:

Eu ainda acho que momento era unificar, e depois dividir novamente, mas com as duas opções disponíveis, com o layout sincronizado, o problema de antes é que você não conseguia fazer tudo em um só, parte era no NuInvest e outra no Nubank.

Me preocupa a instabilidade em dia de pagamento afetar quem somente quer usar para comprar/vender ativos enquanto o mercado está aberto.

3 curtidas

Unificar os aplicativos, excelente idéia, nao fazia sentido mesmo ter os 2, nem do ponto do usuário como do ponto da empresa, facilita a adesão de novos investidores, vai aumentar a base de usuarios do nubank pela obrigatoriedade de conta, e reune tudo em um lugar soh para aqueles que preferem usar o celular.

Mas agora, a extinção do site é absurda, nao tem como comparar a experiencia de se pesquisar fundos, cdbs, ler laminas, comparar os historicos, ler o extrato, passar os dados pra planilhas, nao tem comparação entre fazer essas coisas em um computador e em um celular. Sem falar que eh uma medida restritiva, pessoas com problema visual, deficiencias fisica, pessoas mais velhas sem traquejo tecnologico, vão ter que fazer tudo em uma telinha de 30cm². Espero que isso seja revertido, pq a ideia do mundo hj eh integrar todas as plataformas e nao o contrário.

2 curtidas

Isso sem falar no homebroker da Nuinvest e a possibilidade de acessar a nuinvest pelo computador o que melhora a usabilidade geral em 1 milhão por centro, nem tem comparação a tela do celular com o tamanho de um monitor de PC e a facilidade que é usar um teclado e mouse em comparação com touch

1 curtida