Assistir filmes e series pode ter benefícios?

Vocês sabiam que assistir séries e filmes oferece uma série de benefícios que vão além do simples entretenimento. Aqui estão alguns dos principais benefícios:

1. Relaxamento e Descompressão

  • Desconexão do Cotidiano: Séries e filmes oferecem uma pausa das preocupações diárias, ajudando a relaxar a mente e reduzir o estresse.
  • Entretenimento e Diversão: Proporcionam momentos de diversão e alegria, que são essenciais para o bem-estar mental.

2. Desenvolvimento Cognitivo

  • Estímulo da Criatividade: As narrativas complexas e os mundos fictícios estimulam a imaginação e a criatividade.
  • Aprendizado: Filmes e séries podem ser educativos, oferecendo conhecimentos sobre diferentes culturas, épocas históricas e disciplinas diversas.

3. Empatia e Compreensão

  • Exploração de Perspectivas: Permitem que os espectadores vejam o mundo através dos olhos de diferentes personagens, promovendo a empatia e a compreensão de diferentes pontos de vista.
  • Conexão Emocional: Histórias bem contadas criam conexões emocionais profundas, ajudando a entender melhor as emoções humanas.

4. Desenvolvimento Social

  • Tópicos de Conversa: Oferecem temas comuns que facilitam a interação social e conversas com amigos, familiares e colegas.
  • Sentimento de Comunidade: Participar de fandoms e discussões online cria um senso de pertencimento e comunidade.

5. Estímulo Mental

  • Resolução de Problemas: Narrativas complexas podem estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas, desafiando a mente do espectador.
  • Memória e Atenção: Acompanhando enredos intrincados, os espectadores exercitam a memória e a capacidade de manter a atenção.

6. Benefícios Culturais

  • Exposição Cultural: Filmes e séries de diferentes partes do mundo oferecem uma visão sobre culturas diversas, ajudando a promover a diversidade e a aceitação.
  • Apreciação Artística: Incentivam a apreciação das artes, desde a cinematografia e trilhas sonoras até a atuação e a direção.

7. Benefícios para a Saúde Mental

  • Catarsis: Assistir a histórias emocionantes pode proporcionar uma liberação emocional, ajudando as pessoas a lidar com suas próprias emoções.
  • Inspiração e Motivação: Histórias de superação e conquistas podem inspirar e motivar os espectadores a perseguir seus próprios objetivos.

Você concorda com a IA que que assistir filmes e series pode te proporcionar todos esses benefícios?

  • Você concorda que filmes e séries podem ter esses benefícios?
  • Sim
  • Não
  • Talvez
0 votantes
22 curtidas

E quantos!! Gratidão por compartilhar :clap:

São tantos benefícios, que é lamentável não termos mais tempo para assistir mais. :confused:

7 curtidas

Concordo, principalmente no ponto (1) que é um dos motivos que justo faço longas maratonas, me permite por um breve momento me afastar das preocupações diárias e ficar imersivo na série, entendendo a história e me sentindo de certa forma parte do enredo, já teve séries que me fez chorar, ficar feliz e um misto de emoções que muita das vezes precisava e nem sabia.

13 curtidas

A história dos outros foi um remédio pra dizer “estou vivo” em momentos como isolamento (pandemia), frustrações do dia a dia… Nossa, se não fosse essas séries, tava muito, muito ruim do “desfoque da realidade”…

Series e filmes pra mim é uma fulga da realidade. Logo, prefiro ++“ficção, desenhos animados” do que baseado em história real ou drama… :heart_eyes::clap:

E uma terapia pra mim, dependendo do momento também… Pra mim cada momento tem um sabor diferente! - no modo de dizer.

12 curtidas

Excelente tópico @William_Peixoto , com informações que eu não conhecia

13 curtidas

Se me perguntassem responderia só o primeiro benefício @William_Peixoto Gosto de assistir séries naquele momento de descanso com um salgadinho do lado.

Gostei de saber de outros ótimos benefícios de assistir filmes e séries. Agora estamos assistindo uma série chamada Bones.

9 curtidas

Legal amigo. Vi Casa do Dragão que todo mundo fala no último fim de semana com a namorada. Foi bom mesmo pra distrair. Agora só é ruim ter que esperar o fim de semana pra lançar o próximo episódio rsrs

4 curtidas

Muito bom para dar aquela relaxada depois de um dia tenso no trabalho e desconectar do mundo real.

5 curtidas

Só tem que escolher bem a série, porque a depender vai ficar ainda mais estressado! Lembro que a Netflix até tentou uma função para o algoritmo escolher aleatoriamente uma série para você, porque muitas pessoas ficavam muito tempo na tela inicial procurando o que assistir ao invés de assistir algo (me identifico quando não tenho o que assistir vira uma busca por um conteúdo que goste no catálogo). :joy:

9 curtidas

Pois é, tem esse ponto. :joy: Bem lembrado

Eu sou assim também. Fico muito tempo procurando, quando vou iniciar algo novo.
Já pensou se os serviços de streaming implementassem IA pra fazer esse trabalho pra nós. Seria show einn

5 curtidas

Esse é o maior dos problemas

Não é fácil conseguir se desligar do restante das nossas angustias e tarefas do dia a dia, mas quando conseguimos é um gaz novo, para enfrentarmos a rotina.

E cada momento desses exige um gênero de filme ou série especial.

Essa é no estilo CSI né, já vi alguns episódios, no momento to meio cansando desse tipo de série parece tudo muito repetitivo.

Então, podemos relaxar no dia a dia, mas também pode causar uma ansiedade pelo novo episódio ou pela nova temporada, tem a parte ruim também .

Essa é a pior parte, a de procurar algo novo, ou algo que possa chamar a atenção para ver se vale a pena assistir.

8 curtidas

Pode trazer conexão social?

2 curtidas

Penso que sim, porque séries e filmes permitem encontrar outras pessoas que também gostam do tema, formando uma conexão social. Além disso, essas conexões podem levar a novas amizades, discussões enriquecedoras e até mesmo a um maior entendimento sobre diferentes culturas e perspectivas.

7 curtidas

Friends é minha série conforto. Sempre que quero relaxar ou me distrair, coloco um episódio aleatório da série :slightly_smiling_face:‍:arrow_up_down:

2 curtidas