[ASSUSTADOR/DESINFORMAÇÃO] - Confusão ou golpe?

Tive até início desse ano uma fatura maior do que eu recebia e não conseguia pagar, mesmo renegociando pelo app. Nessas renegociações, me acostumei a saber usar o app, conseguir consultar cobranças futuras, etc. Fiz uma reclamação no Reclame Aqui porque, além, de um atendimento automático ruim, não tive qualquer forma flexível de resolver minhas pendências. Em janeiro, junto ao meu parceiro, juntamos uma grana e paguei TODAS as pendências, a dívida atual e a que viria no próximo mês. No app ficou tudo quitado, zerado, assim como era quando eu só usava o cartão para débito. Meu limite totalmente livre. Nenhuma fatura futura. Tirei prints comprovando a situação, até.

Show, né? Beleza, mas senta ai que a história mal começou.

Hoje (16/02) recebo ligação com o número do Nubank (011 4020 0185) com uma tal de Adriana se identificando e me avisando que estava respondendo minha questão do Reclame Aqui, Informou que tinha uma proposta para que eu quitasse a fatura do mês que vem, última parcela da minha renegociação. UÉ! Confirmei no app e expliquei para ela que não havia nada. Ela me enviou longos áudios, muito educados mas quase irônicos, me explicando que era óbvio que eu estava devendo e, DETALHE, comentando os valores das renegociações. COMO?

Pensou que acabamos? Que nada, agora vem plot-wist.

Chamei o suporte do Nubank pelo aplicativo e elas pediram tanto prints quanto os números e e-mails que eu estava recebendo (sim, eu comecei a receber as mesmas informações pelo e-mail do Reclame Aqui). Só que, no suporte, em mais de uma área responsável, me confirmaram que esses números e contatos não são do Nubank e disseram que eu podia ficar tranquila, não havia qualquer dívida a mais.

Mas e o contato do próprio Nubank no Reclame Aqui? E a “confirmação de identidade” que a pessoa me mandou via e-mail todomundo@nubank.com.br (que eu pesquisei no NuComunnity e confirmei ser da empresa)?

GENTE, PELO AMOR, O QUE TÁ ACONTECENDO?!

Golpe!

N Possibilidades

8 curtidas

Bah, eu to muito assustada! Tomara, pq não tava preparada para uma fatura DO NADA KKK, só que como a pessoa conseguiu me responder pelo Reclame Aqui e pelo email ofical? Tem como isso? Eu to tremendo ainda kkk

6 curtidas

Esse relato me lembrou uma tática conhecida como Spoofing que o golpista máscara o número ou e-mail pra se passar pela instituição e dado o contexto que você entrou em contato com o Nubank e os mesmos afirmaram que não era eles, então é sempre válido tomar cuidado e consultar pelos canais oficiais, vou deixar o artigo oficial do Nubank que explica sobre essa prática.

17 curtidas

Vou ler, muito interessante, ainda to tremendo kkkk (rindo pra não chorar). Mas como eles sabiam dos valores de dívida e tal? Tem como? Eu to mto assustada! enquanto isso, muito obrigada, vou ler com certeza!

5 curtidas

A tecnologia avança para os 02 lados, para a segurança e para bandidagem.
Eles se aperfeiçoam para arrancar seu dinheiro.
O que tem que pensar é
“Eu devo isso?”
“Eu fiz tal compra?”
Se sim, vai estar no aplicativo cobrando. Se não, não vai estar.
Não perca sua boa noite de sono com preocupações. Você não é a única, eles atiram em várias pessoas obtendo de alguma forma esses dados e conseguem de alguém. Você não está sendo perseguida nem vigilada, é só mais 01 da lista de tentativas do golpe.

8 curtidas

@pambeckers continua na comunidade, que você vai ficar atualizada sobre esses assuntos e outros.

N Possibilidades

6 curtidas

Ah, você chegou a abrir uma Reclamação pelo Reclame Aqui oficial do Nubank e foi respondida pelo mesmo? Porque se foi deste perfil é oficial, mas se não consta nenhuma dívida no App e o suporte te afirmou que tá com tudo em dia, é como o @JoaoMelo disse, não vale perder o precioso sono da noite se tá tudo em dia. :handshake:

13 curtidas

Vou printar isso e ler de noite, kkkkkkkk, muito obrigada. É assustador pq é muito convincente. Ainda to meio em choque, meio lerda para pensar

4 curtidas

Nossa, bizarro, na hora tava nervosa pq eles clonaram também o email de resposta privada do Reclame Aqui, mas agora fui la na plataforma, fiz login e não tem nenhuma resposta. Real, vcs tão certos. Muito obrigada. Não imaginam o quão assustada eu to

5 curtidas

Olá @pambeckers. Seja muito bem vinda a comunidade de clientes nubank. Toma muito cuidado com esses golpes. Estão cada vez pior. :handshake::blush:

8 curtidas

Gente, não faz sentido, encontrei dentro do reclame aqui uma resposta privada. Mas a reclamação conta como não lida…

4 curtidas

A forma como eles entram em contato: mensagem privada, SMS, ligação, whatsapp, email.

Como o banco geralmente entra em contato: pelo aplicativo, email indicando iniciar conversa pelo aplicativo para obter suporte.

Se não for resolvido pelo aplicativo ou tiver o selo empresarial na conta que entrou em contato(menos comum), ignore.

7 curtidas

Certo, vou seguir isso entao, ignorar todo o resto! Muito obrigada :exploding_head::exploding_head::exploding_head::exploding_head:

2 curtidas

Obrigada!!! Realmente, assustador

3 curtidas

Isso me lembrou um golpe pelo Booking q já até apareceu aqui na comunidade, que a pessoa fazia uma reserva e depois recebia uma mensagem privada como se fosse do hotel e não to lembrando agora como, mas caia num golpe…

Achei o post sobre esse golpe:

Uma coisa q aconteceu comigo tbm, mas não foi golpe, foi q recebi uma ligação no celular (q estava no nome da minha mãe) oferecendo emprestimo pra aposentados, minha mãe realmente tinha dado entrada na aposentadoria mas ainda tava esperando sair o resultado… Ai desliguei e falei com a minha mãe e no dia seguinte ela foi, não lembro agora se foi no banco ou no inss, e confirmaram q realmente tinha saído a aposentadoria dela… Agora como q souberam q ela era aposentada antes mesmo dela?

12 curtidas

Os golpistas, tem acesso as informações através dos “seus braços” que estão lá e passam as informações: É uma quadrilha!

N Possibilidades

6 curtidas

Normalmente as respostas das reclamações vem atraves do HugMe. E só me confirma uma coisa: Tem quanto tempo que você abriu essa reclamação? Legalmente a empresa tem 10 dias pra responder a reclamação (eles costumam usam o HugMe do reclame aqui pra interageir antes de publicar a resposta).

11 curtidas

Pode ter sido o caso da moça que respondeu através do HugMe ter se equivocado.

As informações das reclamações no RA são abertas ao público, qualquer pode um acessar e ver o seu relato. Certamente esses vagabundos passam o dia monitorando a plataforma em busca de “oportunidades” de aplicarem golpes com base nas informações fornecidas pelos clientes.

É bom não dar detalhes ao registrar sua reclamação, apenas falar do caso de forma clara, mas sem citar e-mails, códigos, nº de pedidos, informações pessoais, etc… Já que isso deve ser enviado através dos documentos em anexo, acessível apenas pela empresa contra a qual você faz a reclamação.

6 curtidas

Assustador @pambeckers. Eu sempre parto de um padrão. Ligou para mim para resolver essas coisas, eu desconfio, peço um protocolo para continuar pelo canal oficial da instituição.

4 curtidas