Atendimento especializado em investimentos

Recentemente eu precisei de um atendimento em relação à investimentos no Nubank e solicitei via chat no app.

A 1ª resposta foi rápida e cordial mas, claramente a pessoa que me atendeu tinha zero conhecimento sobre os produtos oferecidos no “botão” investir. As repostas eram as que constam no materiais técnicos (comercial, regulamento e lâmina de informações essenciais).

Ao final do atendimento acabei ficando na mesma, ou seja, saí com o problema do jeito que entrei e acabei por enviar email para a ouvidoria. Quem sabe tenho alguma resposta mais técnica.

Na XP sou atendido via whatsapp por um AAI que manja bem dos produtos distribuídos. A conversa sempre é de alto nível e bem direcionada. No BTG, a assessoria é digital por email, demora um pouco mas, a resposta vem bem embasada. No Paraná Banco o atendimento é como o da XP, com assessor.

Como o Nubank fechou a assessoria de investimentos, o atendimento ficou muito precário. Eles precisam ter uma equipe capacitada profissionalmente para lidar com casos práticos que vão além de ctrl+c ctrl+v da documentação técnica. Há dúvidas em que fica-se desconfortável postar aqui na comunidade por conter informações sensíveis.
#nu-invest

27 curtidas

pela sua experiência apresentada, já sabe o que fazer né!

2 curtidas

Meu assessor do BTG responde por whatsapp também.

6 curtidas

No começo do BTG Pactual Digital eu tinha assessora tbém mas, pelo quanto eu aloquei, fui “rabaixado” para a “série” digital :rofl:.

6 curtidas

Concordo plenamente, @anon30102627! :clap:t3::clap:t3::clap:t3:

4 curtidas

A minha além de responder por Whatsapp, vem na minha casa comer tapioca com café enquanto analisamos a carteira :joy:

14 curtidas

Isso que é uma análise personalizada (literalmente) :joy::coffee:

8 curtidas

Kkkk… Dei trela alto no serviço. (Passei vergonha)

1 curtida

Nubank andando para trás …

1 curtida

Invés de pensar em uma crítica.

Sugeri alguma empresa terceirizada que faz bem esse serviço, explique o real motivo de um assessor.

Depois de tudo isso, pense “será que tem profissional suficiente pra trabalhar no Nubank como assessor?”

Hoje o mínimo que se pede de requisitos é um CEA que pode te recomendar qual ativo comprar. Quantos profissionais tem? Eles tem algum indicativo de recomendação? Pq não é só ter certificado que é um bom profissional.

Então, os poucos de profissionais que tem maioria ruim. Pq? Ele recomenda ativos que a corretora tem parceria. Já pensou nisso? :thinking:

Ele diz esse ativo é bom. Mas, já se perguntou pq ele tão bom assim, o que tem por trás.

Assim como tem uns que sabem do assunto e conseguem pesquisar o produto recomendado, Tem muitos clientes novos que vão ter assessor e vão acreditar tudo que o profissional disser. Mas, sempre existe um detalhe importante.

Vc sabia que o assessor recebe pelo rendimento da sua carteira de investimentos? E que ele recebe um bônus de performance da corretora?

Então não é só ter, precisa de bons profissionais. Ok

A melhor solução é educação financeira.
Você entender do assunto e transformar a sua carteira rentável.

Cursos bons existem vários que já fiz. Só não te recomendo, pq acabou.

Detalhes que em nenhum lugar eu vi.

1 curtida

Existem várias reflexões cabíveis aqui e acho que antes de qualquer coisa, ter bom senso e pés no chão são características úteis em qualquer tipo de análise.

Especialmente hoje em dia, com tantos conteúdos bons e acessíveis, concordo que qualquer pessoa pode conseguir montar sua própria carteira de ativos. Mas não basta simplesmente comprar e deixar lá, é preciso acompanhar o mercado, saber quando comprar para conseguir uma boa valorização, saber quando vender para não ficar no prejuízo. Esse tipo de acompanhamento não demanda apenas conhecimento específico, ele também demanda tempo.

No meu caso, uma assessoria passou a ser interessante quando o meu conhecimento passou a ser fator limitante. Estava deixando de aproveitar algumas oportunidades por não compreender de maneira segura um determinado segmento ou ativo. Como estudar finanças e investimentos não era minha principal atividade e nem a minha prioridade, delegar essa parte para um profissional ajudou bastante a não ficar estagnada.

Mas isso também não me isenta de continuar estudando, acompanhado e conferindo se os ativos sugeridos são realmente interessantes para a minha carteira e meus objetivos. É sobre ter um direcionamento, não um messias para seguir de maneira cega, acreditando em toda e qualquer proposta feita por ele.

Entendo que a assessoria entra para agregar conhecimento, não para isentar o acompanhamento do investidor.

19 curtidas

Perfeito análise. Não pensei por este lado.

Viu a importância de discutir, sugerir, invés de só criticar (não refiro a ninguém).

Sempre devemos expor o nosso lado, ao invés de apontar um erro, resmungar. Assim, fica mais fácil de criar produtos que atendam aos clientes.

3 curtidas

Na verdade Vittoria, o problema que descrevi é mais sobre detalhes operacionais do que recomendação de investimento. Sobre escolha de produtos creio modestamente que tenho conhecimento suficiente.

Por exemplo: se o produto diz que a cotização de investimento é em D1 para aplicações até as 14h00min e fiz o aporte no dia 02/abr as 15h00min, teoricamente no meu entender, a cotização seria em 04/abr. Mas, se ela ocorreu em 05/abr seria D2 nas minhas contas (que podem estar erradas).

E essa discrepância precisa ser explicada com base em conhecimento operacional e não em ctrl+c ctrl+v de documentação.

Agora, imagine isso no processo inverso, de resgate, e o investidor está planejando ter liquidez em determinado dia e ela só ocorre no dia seguinte ao esperado. Então estes detalhes, só quem manja de como a operação funciona de verdade é que consegue responder.
Não sei se consegui explicar direito :flushed:.

8 curtidas

A Liquidez D+1, o valor significa o tempo que uma transação ocorra nos dias úteis. Isso na renda fixa, a exceção o tesouro direto…
Mas, se for tesouro direto é D+2.

E se for fundo multimercado, depende da gestão do fundo.

Então, seria interessante mandar um print. Mas, como o app não permite mais print fica complicado você enviar esse erro para o atendimento.

O que diz na lâmina do investimento? E o local mais correto. Mesmo que no app esteja errado.

1 curtida

Isso tudo o atendente respondeu e está na documentação técnica (comercial, regimento e lâmina) e é elementar.
O problema é saber o que acontece (ou aconteceu) se o real não está batendo com o que está descrito: sou eu que estou entendendo errado ou a operação tem algum outro detalhe que passou despercebido ? Isto tem que ser explicado de maneira objetiva e não com respostas do tipo: fique tranquilo, logo logo seu dinheiro estará rendendo.
E nisto o Nubank está deixando a desejar em minha humilde opinião. Se o produto está sendo ofertado, alguém tem que entender como funciona. De novo, não estou falando de recomendações mas, de operação.
É como se eu pegasse num telefone e ligasse diretamente para uma mesa de renda variável de uma corretora e falasse com um broker. Ele(a) não precisa ser fofinho, precisa dar respostas claras e objetivas.

8 curtidas

Eu sou fofinho e vou te ajudar.

No momento de liquidar o seu investimento. Ele será executado a preço de mercado. Isto é, no preço a mercado do 1° dia útil. (Sofre marcação a mercado)

Se for renda fixa. Você sempre está emprestando dinheiro para alguém, seja CDB, LCI, LCA, RDB… (Empresta para empresa) e Tesouro direto (Empresta para o governo)

O valor a mercado sofre alteração, podendo ficar negativo já no primeiro dia.

A exemplo do meu tesouro direto. D+2. Demorou uns dias para ficar positivo o rendimento. Devido a marcação a mercado.

A marcação a mercado é o preço sendo atualizado seguindo o indicador do investimento que está sendo feito. Isto é.

Se é CDB pre fixado, está atrelado a uma taxa X já no contrato. (CDB 13% RESGATE em 2026).

Se for CDB pós fixado (indicador é o CDI).

Se for CDB híbrido (5% + CDI ou IPCA) é uma mistura de CDI (pós fixado) com uma taxa fixada de a exemplo 5% (pre fixado).

Então no meu entendimento da sua dúvida é o que acontece quando o valor é confirmado no ativo de renda fixa.

Ele sofre marcação a mercado (cdb, tesouro direto) e o valor pode ficar negativo ou render menos (curto prazo).

Nada mais, nada menos a marcação a mercado é uma atualização diária do indexador seja a inflação (IPCA) ou o CDI, dependendo do investimento. Isso faz com que seu investimento sofra o rendimento.

Então eu paguei em um CDB pós fixado. O rendimento começa a valer na terça a sexta. Segunda feira não rende, somente de segunda pra terça (00 hrs). E assim como RDB da nu conta. Já viu que só começa a render de segunda pra terça. E não de domingo pra segunda? (Claro que com essa.modalidade, você recebe no primeiro deposito de uma vez qualquer dia útil. Mas render depois do 1 mês so de terça a sexta.)

Se não for isso, me esclareça o investimento que fez se foi cdb, tesouro…

*Se eu não vi qual investimento é. Me desculpe. To no trabalho lendo em partes.

Sim, compreendo. As minhas considerações eram mais referentes ao comentário do colega @Lucas.R.

Concordo plenamente com você. Dá para ter uma comunicação agradável sem perder a clareza e objetividade, mas algumas pessoas não sabem separar bem os dois.

9 curtidas

A equipe de investimentos e estratégias foi remodela por completo

1 curtida

Meu caso foi parecido mas mais cansativo, me transferiram de atendente para atendente até eu cansar. Falei com 4 e ninguém sabia resolver minha questão. No fim, eu achei a resposta no blog do Nubank.

7 curtidas

A qualidade do atendimento do NuBank no geral caiu muito se comparado ao início da empresa, não foi apenas no segmento de investimentos. Basta pesquisar aqui na própria comunidade que vai ver outros clientes dizendo a mesma coisa, que a qualidade do atendimento caiu. Eu notei a piora em 2021, quando precisei do atendimento e não tive uma boa experiência, mas pelos relatos a coisa começou a degradar a partir de 2020.

Isso é muito preocupante porque o bom atendimento sempre foi um dos principais diferenciais do NuBank em relação aos bancões. Lembro de, no início, acionar o chat e ter meu problema resolvido sem stress e rapidamente. Mas agora a impressão que se tem é que os atendentes não possuem domínio do assunto e ficam repetindo as mesmas respostas padronizadas. Na minha experiência de 2021 eu cheguei a perder a paciência com uma das atendentes, coisa que não tenho por hábito fazer.

Recentemente encontrei aqui na comunidade este post de 2019 onde um funcionário mostra um pouco dos bastidores da operação de atendimento do NuBank, ele diz que já usavam naquela época aplicações de inteligência artificial para auxiliar no atendimento.

Aí eu pergunto: o que aconteceu com o desenvolvimento dessa tecnologia de 2019 para cá? Porque claramente eles não estão utilizando isso atualmente ou a coisa não evoluiu nada de lá pra cá.

Vou citar mais um exemplo particular, eu enviei um e-mail para o atendimento do NuBank recentemente e recebi uma resposta automática que não tinha NADA a ver com o que eu havia mencionado no mensagem! Interpretar o conteúdo de um texto é algo trivial com algoritmos de IA atualmente, mas o NuBank, que está desenvolvendo ferramentas em IA voltadas para o atendimento desde de 2019, ainda não consegue fazer nem isso!

A base de clientes aumentou muito e eles claramente não conseguiram escalar junto a qualidade do atendimento. Eu acho essa situação perigosa para o Nu.

Construir confiança é árduo e demorado, mas para perdê-la basta um erro.

7 curtidas