Olá, comunidade! Todos bem?
O assunto de hoje é um pouco diferente do que vocês estão acostumados, mas muito importante para organizar a nossa vida financeira. Na última segunda (30), a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) comunicou a reativação das bandeiras tarifárias na cobrança das contas de luz. Em outras palavras, isso significa que as nossas contas de luz voltam a ter cobranças extras a partir de dezembro.
Pensando em tirar algumas dúvidas sobre o assunto, preparei algumas perguntas & respostas que podem nos ajudar a entender melhor a situação:
- Mari, o que são as bandeiras tarifárias?
O sistema de bandeiras tarifárias é uma forma da ANEEL sinalizar as condições das nossas usinas hidrelétricas.
Quando estamos em uma situação bacana, com os reservatórios cheios, utilizamos a bandeira verde. Isso significa que não haverá cobrança extra na conta de luz e pagamos apenas pelo que for consumido.
Quando a situação começa a complicar um pouco mais, são acionadas as próximas bandeiras: amarela, vermelha 1 e vermelha 2.
- Qual bandeira que está valendo em Dezembro?
A chamada Bandeira Vermelha Patamar 2 começa a valer em Dezembro e o custo extra é de R$ 6,234 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Isso significa que além de pagar o que for consumido, haverá a cobrança extra para cada 100 quilowatts-hora.
Apenas dando um pouco mais de contexto, em virtude da pandemia do novo Coronavírus, a ANEEL havia planejado manter a bandeira verde acionada até 31 de dezembro deste ano. No entanto, a queda no nível de armazenamento nas hidrelétricas e a retomada do consumo de energia no segundo semestre fizeram com que a decisão fosse revista.
- Você consegue dar um exemplo prático dessa cobrança extra?
Sim. Vamos pegar como exemplo a nossa geladeira. Em média, ela consome 53 quilowatt-hora ao mês. Ou seja, manter a geladeira ligada vai custar proporcionalmente cerca de R$ 3,00 a mais por mês.
Listamos abaixo a média de consumo de alguns equipamentos domésticos:
-
- O que eu consigo fazer para economizar energia?
Senta aqui e anota as dicas da ANEEL para economizar energia e água:
- Banhos curtos (até cinco minutos) em temperatura morna;
- Diminua o uso do ar condicionado e não deixe portas e janelas abertas enquanto ele funciona;
- Não coloque alimentos quentes na geladeira;
- Evite deixar a porta da geladeira aberta (já dizia minha mãe: “Pense no que vai pegar primeiro e depois abra a geladeira!”);
- Deixe espaço para a ventilação: não use a parte de trás da geladeira para secar panos;
-
Apague as luzes ao sair e opte por pintar o ambiente com cores claras;
Junte as roupas para passar de uma vez só e nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outras tarefas.
Anotado, pessoal?
Esperamos que essas dicas contribuam para que a conta de luz não seja uma surpresa tão desagrádavel no orçamento. Vocês podem conferir mais informações sobre o assunto no Blog do Nubank: Conta de luz volta a ter cobrança extra - Fala, Nubank
Vamos economizar energia, ajudar o meio ambiente e também o nosso bolso.
Um beijo e até a próxima!