Edit 12/05/2019: O problema foi solucionado, a autenticação por 2 fatores agora funciona corretamente. Funcionando apenas na versão Desktop do site.
Post original
Me cadastrei na NuCommunity faz alguns dias e configurei a autenticação de dois fatores assim que concluí o cadastro, enquanto personalizava o perfil. Recentemente tentei logar na NuCommunity em outro computador e percebi um erro, o site não aceita nenhum código gerado pelo Google Authenticator, nem mesmo os códigos de backup que foram criados durante a configuração, sempre mostrando a mensagem “código inválido”. Tentei acessar pelo smartphone e em outros navegadores no computador mas acontece sempre o mesmo erro:
Como ainda estou logado no meu notebook, voltei na página de configurações e tentei desligar a autenticação por dois fatores, mas para minha surpresa isso também não é possível sem antes informar um código do Google Authenticator ou código de backup, que assim como no login, exibem a mesma mensagem de “código inválido”.
Resumidamente, se você habilitou a autenticação de dois fatores nas configurações da NuCommunity, está efetivamente sem acesso à sua conta (exceto nos dispositivos/navegadores em que você havia logado antes de ativar a opção). Relatei o problema por mensagem privada para a @EquipeNuCommu mas não obtive resposta, então resolvi postar aqui. Até que o problema seja solucionado fica o aviso, não ativem a autenticação de dois fatores para evitar perder o acesso à sua conta da NuCommunity…
Um modo que encontrei de entrar na conta, mesmo com autenticação de dois fatores ativo. Foi recuperar a senha, ele pede o código mas da certo, e quando troco a senha, já fico logado no sistema.
Não sei se fizeram alguma mudança mas consegui remover a autenticação de dois fatores nas configurações da conta. O site solicita um código do aplicativo pra prosseguir com a remoção, mas nesse procedimento o código funciona. No login, no entanto, o problema persiste, nenhum código gerado ou código de backup é aceito…
A data e hora do meu aparelho estão corretas e tenho diversas outras contas cadastradas no Google Authenticator, o problema acontece somente com a NuCommunity…
Seu celular provavelmente esta puxando a data, hora e fuso horário fornecido pela rede móvel. Sincronize manualmente a hora do celular com o protocolo NTP dos Estados Unidos: us.pool.ntp.org
Depois que fiz essa correção, o 2FA da NuCommunity funcionou perfeitamente e ainda reparei que minha operadora estava fornecendo a hora com um minuto de atraso.
Ah, eu não estou utilizando o Google Authenticator e sim outro app que é open source e que nem faço ideia se está disponível nas lojas oficiais de aplicativos.
Como disse anteriormente, a data e hora do aparelho estão corretas, pois se não estivessem eu estaria enfrentando o mesmo problema com os outros serviços que tenho cadastrados no Google Authenticator. E mesmo na situação de estar com a data e hora incorretas, a NuCommunity deveria aceitar os códigos de backup que foram gerados durante a configuração do 2FA, o que também não funcionou.
Tentarei configurar o 2FA novamente, talvez o problema tenha sido resolvido, porém asseguro que não foi um problema de data/hora incorretas…
Edit 12/05/2019: O problema foi solucionado, a autenticação por 2 fatores agora funciona corretamente. Funcionando apenas na versão Desktop do site.
Pois é, foi o que eu fiz, mas ainda continua dando erro.
Em outros sites/serviços funcionam perfeitamente, só com a NuCommunity que tive esse problema.
Resolvi pesquisar mais. Como meu app é open source o mesmo não tem acesso a Internet, com isso depende das informações do meu aparelho. Acontece que minha operadora de telefonia móvel, estava informando a hora errada! 1 (um) minuto atrasado, fazendo com que eu tivesse que sincronizar manualmente com a hora do servidor.
Outro detalhe importante, é que costumo acessar a comunidade mais pelo computador. Quando fui acessar pelo celular, realmente o 2FA para de funcionar.
Para contornar esse bug, você deve ativar a opção de “Visualização Desktop”. Com isso o 2FA voltará a funcionar normalmente. Depois de efetuar o login poderá alterar para o modo “Visualização Móvel”.
.
Estou com o mesmo irritante problema. Já entrei com contato com o suporte mas ninguém soube me auxiliar. Os atendentes parecem sequer saber que o problema existe. Essa semana precisei colocar a digital 25 vezes para entrar!!! E pelo que estou lendo o problema acontece com outras pessoas há algum tempo e nada de resolverem
@Kah_Fagundes, o problema desse tópico era específico ao login da NuCommunity. Se você está tendo problemas para acessar o aplicativo no celular, sugiro abrir um novo tópico…
Quando a autenticação de dois fatores for habilitada, os logins sociais (Entrar com: Facebook ou Google) serão desabilitados e todas as sessões existentes serão invalidadas (você precisará fazer login novamente).
Ressuscitando o tópico para dizer que o problema ainda existe. Se você tem autenticação por 2 fatores habilitada na sua conta da NuCommunity, só conseguirá fazer login na versão desktop do site.
Se ajudar, consegui identificar que o problema no login é causado pelo tema personalizado do Nubank (nubank-discourse-theme), instalado por padrão aqui na comunidade. Ir nas configurações do seu perfil e trocar o tema para Light ou Dark (na aba “Interface”) resolve todos os problemas de login com 2 fatores…