Autenticação de 2 fatores não está funcionando

Edit 12/05/2019: O problema foi solucionado, a autenticação por 2 fatores agora funciona corretamente. Funcionando apenas na versão Desktop do site.

Post original

Me cadastrei na NuCommunity faz alguns dias e configurei a autenticação de dois fatores assim que concluí o cadastro, enquanto personalizava o perfil. Recentemente tentei logar na NuCommunity em outro computador e percebi um erro, o site não aceita nenhum código gerado pelo Google Authenticator, nem mesmo os códigos de backup que foram criados durante a configuração, sempre mostrando a mensagem “código inválido”. Tentei acessar pelo smartphone e em outros navegadores no computador mas acontece sempre o mesmo erro:

Capturas de tela com a mensagem de erro

Como ainda estou logado no meu notebook, voltei na página de configurações e tentei desligar a autenticação por dois fatores, mas para minha surpresa isso também não é possível sem antes informar um código do Google Authenticator ou código de backup, que assim como no login, exibem a mesma mensagem de “código inválido”.

Resumidamente, se você habilitou a autenticação de dois fatores nas configurações da NuCommunity, está efetivamente sem acesso à sua conta (exceto nos dispositivos/navegadores em que você havia logado antes de ativar a opção). Relatei o problema por mensagem privada para a @EquipeNuCommu mas não obtive resposta, então resolvi postar aqui. Até que o problema seja solucionado fica o aviso, não ativem a autenticação de dois fatores para evitar perder o acesso à sua conta da NuCommunity…

3 curtidas

Um modo que encontrei de entrar na conta, mesmo com autenticação de dois fatores ativo. Foi recuperar a senha, ele pede o código mas da certo, e quando troco a senha, já fico logado no sistema.

1 curtida

O tópico já caiu no limbo do esquecimento mas o problema ainda persiste. Alô @Nubank, @EquipeNuCommu, alguma novidade?

Não sei se fizeram alguma mudança mas consegui remover a autenticação de dois fatores nas configurações da conta. O site solicita um código do aplicativo pra prosseguir com a remoção, mas nesse procedimento o código funciona. No login, no entanto, o problema persiste, nenhum código gerado ou código de backup é aceito…

@mbc07 o 2FA é baseado em tempo, logo um horário incorreta causará erros. Verifique se a hora do servidor está em sincronia com o seu celular.

1 curtida

A data e hora do meu aparelho estão corretas e tenho diversas outras contas cadastradas no Google Authenticator, o problema acontece somente com a NuCommunity…

Seu celular provavelmente esta puxando a data, hora e fuso horário fornecido pela rede móvel. Sincronize manualmente a hora do celular com o protocolo NTP dos Estados Unidos: us.pool.ntp.org

Depois que fiz essa correção, o 2FA da NuCommunity funcionou perfeitamente e ainda reparei que minha operadora estava fornecendo a hora com um minuto de atraso.

Ah, eu não estou utilizando o Google Authenticator e sim outro app que é open source e que nem faço ideia se está disponível nas lojas oficiais de aplicativos.

Como disse anteriormente, a data e hora do aparelho estão corretas, pois se não estivessem eu estaria enfrentando o mesmo problema com os outros serviços que tenho cadastrados no Google Authenticator. E mesmo na situação de estar com a data e hora incorretas, a NuCommunity deveria aceitar os códigos de backup que foram gerados durante a configuração do 2FA, o que também não funcionou.

Tentarei configurar o 2FA novamente, talvez o problema tenha sido resolvido, porém asseguro que não foi um problema de data/hora incorretas…

Edit 12/05/2019: O problema foi solucionado, a autenticação por 2 fatores agora funciona corretamente. Funcionando apenas na versão Desktop do site.

Aqui ainda nada :confused:

Tente remover a autenticação por 2 fatores e em seguida cadastrar novamente, agora que o problema foi solucionado isso deve resolver…

Pois é, foi o que eu fiz, mas ainda continua dando erro.
Em outros sites/serviços funcionam perfeitamente, só com a NuCommunity que tive esse problema.

Nos testes que eu fiz.

  • No navegador do PC está funcionando normalmente.
  • No Smartphone só funciona quando pede autenticação na página de recuperar senha.

Um tanto desanimador quando coisas assim, de segurança, não funcionam, espero que consertem.

Inconformado

Resolvi pesquisar mais. Como meu app é open source o mesmo não tem acesso a Internet, com isso depende das informações do meu aparelho. Acontece que minha operadora de telefonia móvel, estava informando a hora errada! 1 (um) minuto atrasado, fazendo com que eu tivesse que sincronizar manualmente com a hora do servidor.

Outro detalhe importante, é que costumo acessar a comunidade mais pelo computador. :man_technologist: Quando fui acessar pelo celular, :iphone: realmente o 2FA para de funcionar.

Para contornar esse bug, :beetle: você deve ativar a opção de “Visualização Desktop”. Com isso o 2FA voltará a funcionar normalmente. Depois de efetuar o login poderá alterar para o modo “Visualização Móvel”.

1 curtida

.
Estou com o mesmo irritante problema. Já entrei com contato com o suporte mas ninguém soube me auxiliar. Os atendentes parecem sequer saber que o problema existe. Essa semana precisei colocar a digital 25 vezes para entrar!!! E pelo que estou lendo o problema acontece com outras pessoas há algum tempo e nada de resolverem :woman_facepalming:t3:

@Kah_Fagundes, o problema desse tópico era específico ao login da NuCommunity. Se você está tendo problemas para acessar o aplicativo no celular, sugiro abrir um novo tópico…

Como autenticar 2 fatores? Onde ta a opção?

@Laura_Atanasio na página de preferências.

:warning: Quando a autenticação de dois fatores for habilitada, :closed_lock_with_key: os logins sociais (Entrar com: Facebook ou Google) serão desabilitados e todas as sessões existentes serão invalidadas (você precisará fazer login novamente).

Ressuscitando o tópico para dizer que o problema ainda existe. Se você tem autenticação por 2 fatores habilitada na sua conta da NuCommunity, só conseguirá fazer login na versão desktop do site.

Se ajudar, consegui identificar que o problema no login é causado pelo tema personalizado do Nubank (nubank-discourse-theme), instalado por padrão aqui na comunidade. Ir nas configurações do seu perfil e trocar o tema para Light ou Dark (na aba “Interface”) resolve todos os problemas de login com 2 fatores…

1 curtida