B-R-O bró. O que é e como economizar nessa época do ano

O que é B-R-O bró?


1º de setembro. O dia marca o início “oficial” do B-R-O bró

B-R-O bró é uma expressão popular em parte da Região Nordeste e se refere à época mais quente e seca do ano. :hot_face:

O termo é formado através da soletração da última sílaba dos nomes dos meses que o compõem (setemBRO, outuBRO, novemBRO, dezemBRO).

Segundo a empresa de distribuição de energia elétrica que opera na região, o período pode gerar um aumento de 6 a 12% nas contas de energia.


O B-R-O bró afeta o orçamento de muitas famílias

Dicas de economia de energia durante o B-R-O bró

  • Evitar abrir a geladeira constantemente;
  • Fazer a manutenção das borrachas de vedação da porta da geladeira;
  • Manter a limpeza do filtro do ar-condicionado em dia;
  • Aproveitar ao máximo a luz natural e usar, quando necessário, lâmpadas LED, que são mais econômicas e tem maior vida útil.

Como proteger a pele nos períodos quentes do ano

Veja algumas dicas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):

  • Uso diário de filtro solar com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior;
  • Uso de chapéus e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação UV. Tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%;
  • Uso de óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos;
  • Aumentar a ingestão de líquidos, principalmente água, suco de frutas e água de coco.
  • Fique atento aos avisos de baixa umidade na sua região no portal do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

E aí, já conhecia o B-R-O Bró? :hot_face:

Fontes:
https://www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/
https://www.dicionarioinformal.com.br/b-r-o-bró/
https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2020/09/27/

27 curtidas

Vivendo e aprendendo, não conhecia essa expressão por aqui :clap:t4:

18 curtidas

Eu gosto da comunidade por isso! Cada dia aprendendo uma coisa nova. Nunca tinha ouvido falar sobre isso :clap:t3::clap:t3:

15 curtidas

Nem imaginava

9 curtidas

Eita que eu não conhecia, valeu @MaxC por trazer este termo e compartilhar a cultura nordestina tão rica! :clap:t5: :clap:t5: :purple_heart: :purple_heart:

9 curtidas

Usamos muito aqui no Piauí! Na verdade,
só conhecia por aqui. Aparecia algumas vezes no Jornal Nacional quando tinha alguma matéria especial falando do calor que faz por aqui nessa época. Faz uns 2 anos que percebi que quando vira pro mês de setembro eles já entram dizendo que vai começar o B-R-O bró! :joy::joy::joy:

Aqui tem até uma cerveja a base de caju com esse nome !

10 curtidas

Conheci essa semana, foi comentado no jornal Hora 1 :sweat_smile:

10 curtidas

Verdade mesmo @natan.jl a cada dia aprendemos mais sobre uma variedade de assuntos aqui na comunidade. E é interessante ver como assuntos tão diversos podem estar relacionados com o lado financeiro também. :purple_heart:

8 curtidas

É muito comum aqui no interior do Ceará também. Nos dias quentes de agosto, é comum dizer: “E o B-R-O bró nem começou!” :joy: O mês mais quente costuma ser novembro. Nos dois últimos anos, aqui em casa a conta de energia ficou três vezes mais cara em novembro, por conta do uso intenso do ar-condicionado. :money_with_wings: :money_with_wings:

6 curtidas

Achei uma matéria completa para quem quiser mais detalhes sobre o assunto: O que é o termo B-R-O BRÓ? Qual o seu significado? - Aspirante

2 curtidas

Que legal em, @MaxC! Sou de Sergipe e aqui está realmente mais quente esses dias viu! Já sigo quase todas as dicas, só preciso melhorar mesmo no uso do protetor solar! :sunny::hot_face:

5 curtidas

A melhor época para quem tem um sistema com placas solares no seu telhado, pois gera muita energia… pois o céu nordestino tem menos nuvens que outras regiões do país.

1 curtida

No norte essa época é o inverno, muita chuva e muitas nuvens, tempo abafado, visto que aqui nunca faz frio.

2 curtidas

Já ouvi falar em cabrobó, não sei o que significa…

1 curtida

Sei que há uma cidade com esse nome.
Mas se for uma expressão, não sei o que significa.

Conheci quando fui para o Piauí! haha muito quenteee! E nem era esses meses, mas a galera já falava que o BRO bró era barril (como se diz aqui na bahia) haha

6 curtidas

Esqueci a senha :key:

1 curtida

Ivonete Caetano s

1 curtida

Olá, @Ivonete_Caetano!

Com base no seu relato anterior, você pode recuperar a sua senha através do Aplicativo, após preencher o CPF na área de login, vai aparecer “Esqueci minha senha” para seguir os próximos passos

4 curtidas