Bom dia, pessoal! Gostaria de esclarecer algumas dúvidas quanto aos BDR do Nubank:
Aceitei o BDR do Nubank e em fevereiro de 2023 constava na nota de corretagem e extrato B3 1 BDR ao preço unitário de R$4,16. Até aí tudo bem, no entanto, em junho eu zerei minha posição desse ativo e ao olhar na nota de corretagem constava que eu vendi dois BDR a R$ 6,10, sendo que havia apenas um em carteira. Como isso é possível?! O mais intrigante é que consta essa movimentação na B3 também. Algúem na mesma situação?
Você chegou a verificar a quantidade correta dos seus BDRs após a mudança de categoria?
Lembrando que o programa de BDRs do grupo Nu Holdings Ltd, passou por uma reestruturação. Na prática, a única coisa que muda é a categoria dos nossos papéis na B3: eles deixam de ser BDRs Nível III e se tornam BDRs Nível I Não Patrocinados.
Ou seja, quem comprou BDRs do Nubank (ou aceitou seu Pedacinho na época do IPO) pôde escolher, no período entre de 13 de julho a 11 de agosto de 2023, entre três opções:
Trocar seus BDRs por ações na Bolsa americana: quem escolheu essa opção se mantém como acionista do Nu e recebe ações ordinárias classe A negociadas na Bolsa de Nova York (NYSE) em troca de seus BDRs Nível III. Essa troca é feita na proporção que cada investidor já tinha (lembrando que cada BDR Nível III equivale a um sexto ⅙ de uma ação negociada na NYSE).
Converter seus BDRs Nível III por BDRs Nível I Não Patrocinados: nesta opção, investidores permanecem donos de BDRs do Nu e fazem a troca de seus recibos Nível III para os de Nível I Não Patrocinado. A proporção é de 1 para 1, ou seja, nada se altera na quantidade ou valor dos BDRs.
Receber o valor equivalente pela venda dos seus BDRs: a terceira opção é não manter seus BDRs ou trocá-los por ações nos Estados Unidos. Neste caso, a pessoa recebe o valor equivalente por eles, já retirados os tributos devidos.
Muitas pessoas não prestaram atenção nessas informações e tiveram seus BDRs vendidos (terceira opção), enquanto outras tiveram os BDRs convertidos (segunda opção), mudando o ticker de NUBR33 para ROXO34, e agora não fazem ideia de como declarar no Imposto de Renda (sic).