BDR do Nubank

Bom dia, pessoal! Gostaria de esclarecer algumas dúvidas quanto aos BDR do Nubank:

Aceitei o BDR do Nubank e em fevereiro de 2023 constava na nota de corretagem e extrato B3 1 BDR ao preço unitário de R$4,16. Até aí tudo bem, no entanto, em junho eu zerei minha posição desse ativo e ao olhar na nota de corretagem constava que eu vendi dois BDR a R$ 6,10, sendo que havia apenas um em carteira. Como isso é possível?! O mais intrigante é que consta essa movimentação na B3 também. Algúem na mesma situação?

2 curtidas

Oi @everton_santos14, bem-vindo à Comunidade. Ainda não vi nenhuma situação parecida sendo compartilhada aqui na comunidade.

Talvez alguém por aqui já tenha passado por uma situação semelhante. Vamos aguTdar as postagens.

Mas, enquanto isso, faça um contato com o Nubank, nos canais oficiais, para tirar a dúvida direto na fonte.

Depois compartilha conosco aqui o que houve de fato. :slightly_smiling_face:

10 curtidas

Você chegou a verificar a quantidade correta dos seus BDRs após a mudança de categoria?

Lembrando que o programa de BDRs do grupo Nu Holdings Ltd, passou por uma reestruturação. Na prática, a única coisa que muda é a categoria dos nossos papéis na B3: eles deixam de ser BDRs Nível III e se tornam BDRs Nível I Não Patrocinados.

Ou seja, quem comprou BDRs do Nubank (ou aceitou seu Pedacinho na época do IPO) pôde escolher, no período entre de 13 de julho a 11 de agosto de 2023, entre três opções:

  1. Trocar seus BDRs por ações na Bolsa americana: quem escolheu essa opção se mantém como acionista do Nu e recebe ações ordinárias classe A negociadas na Bolsa de Nova York (NYSE) em troca de seus BDRs Nível III. Essa troca é feita na proporção que cada investidor já tinha (lembrando que cada BDR Nível III equivale a um sexto ⅙ de uma ação negociada na NYSE).

  2. Converter seus BDRs Nível III por BDRs Nível I Não Patrocinados: nesta opção, investidores permanecem donos de BDRs do Nu e fazem a troca de seus recibos Nível III para os de Nível I Não Patrocinado. A proporção é de 1 para 1, ou seja, nada se altera na quantidade ou valor dos BDRs.

  3. Receber o valor equivalente pela venda dos seus BDRs: a terceira opção é não manter seus BDRs ou trocá-los por ações nos Estados Unidos. Neste caso, a pessoa recebe o valor equivalente por eles, já retirados os tributos devidos.

Muitas pessoas não prestaram atenção nessas informações e tiveram seus BDRs vendidos (terceira opção), enquanto outras tiveram os BDRs convertidos (segunda opção), mudando o ticker de NUBR33 para ROXO34, e agora não fazem ideia de como declarar no Imposto de Renda (sic).

2 curtidas

Eu nem preciso, liquidaram meus poucos BDRs e tive foi prejuízo com essa palhaçada de trocar classes, se não fosse isso ainda estaria com eles.