***Com a queda dos preços das criptomoedas vale a pena comprar?***
Estou começando no mundo das cripto, gostaria da opinião de todos, de quem já está no mercado a mais tempo. Essas três moedas que o Nubank disponibiliza estão passando por um momento de muita turbulência fazendo os preços cair. Por outro lado pode ser visto como bom investimento ao longo prazo.
Costumo sempre dizer que aquisição de moeda, seja fiduciária ou mesmo criptomoeda, com as devidas distinções, não é propriamente investimento, porque ao seu valor intrínseco não acompanha nenhum processo produtivo.
Dito isso, cuida-se, em verdade, de reserva de valor, muito parecido com a aquisição de ouro.
Por outro lado, respondendo diretamente à sua pergunta, tenho por mim que, quando um ativo tem bons fundamentos (como é o caso), períodos de queda de cotação são ótimas ocasiões para acumular com vistas no longuíssimo prazo.
Mais algumas dicas: diversifique o quanto possível e faça aportes segmentados, isto é, não coloque todos os ovos numa única cesta (ou poucas, que seja!), tampouco faça aporte de única vez, com todo o dinheiro que tem.
Ah, e nunca, jamais, coloque dinheiro mais do que possa suportar quedas ao longo de 5 ou 10 anos.
Boa tarde @Julio_Paz1
Os criptoativos são bem instáveis, “em baixa” é dependendo o tempo que você pegar. Se pegar em um período grande o mesmo está em alta ainda.
Se for investir, comece pequeno para entender esse mercado e sentir como funciona a variação do ativo.
Tome cuidado com esse tipo de ativos, e principalmente, não coloque todo o seu investimento apenas neste tipo de ativo. Tente diversificar para se proteger.
Não posso recomendar se é ou não é um bom investimento. Pois, depende muito do seu apetite ao risco e objetivos no universo cripto.
O que posso te dizer que no momento, a turbulência que se passa depende da Macroeconomia. Tecnicamente a SEC, tentando, sei lá como, acabar com as 2 maiores corretoras do mundo que detém suas reservas em boa parte em bitcoin e ethereum.
Outro fator é a inflação americana, subindo loucamente, causando um “medo” no mercado, devido a dívida pública americana estar muito alta e correr sérios riscos de calote.
Então, a inflação empurra, a bolsa de valores e seu principal índice S&P 500 e junto, vai as mais diversas empresas que tem sua reserva em bitcoin. E por mais que tenha muitos com reserva de valor, segurando seus BTC. O mercado não vai deixar de oscilar por eventos cíclicos e não cíclicos.
O ano que vem, 2024. Será o ano cíclico do bitcoin, onde a cada 4 anos, se corta a recompensa dos usuários pela metade.
No momento, o Nubank disponibiliza a negociação de quatro moedas: Bitcoin, Ethereum, Matic e Uniswap. Essas são ótimas criptomoedas com grande potencial de valorização.
Mas, além de todas as dicas excelentes da galera aqui, quero lembrar da importância de você avaliar bem o seu perfil de investidor (conservador, moderado ou agressivo). Esse é o primeiro passo. A partir daí você vai determinar qual o percentual de seu patrimônio (ou da renda mensal) para ser destinado aos investimentos em criptomoedas e também quanto risco está disposto a assumir.
Comece com pouco (de preferência após construir uma reserva de emergência) e vá percebendo as características desse mercado, principalmente a volatilidade. Bons investimentos!
Comecei a adquirir pequenas quantias de ethereum, BTC e polygon nesses 30 dias direto no Nubank, muito fácil comprar e vender.
Agora to com plano de longo prazo