Blog do Nubank ou NuCommunity: qual o melhor?

Olá NuCommuniters,

Trabalhei por algum tempo com redação de artigos para web no setor de finanças, nada muito técnico, assuntos do dia a dia. Mas, como freelancer nesse setor, cultivei o hábito de analisar a performance de certos sites no que se refere ao tráfego online.

Então estive pensando com meus botões: por que não averguar como anda a performance do Blog do Nubank e da NuCommunity? Não vai me custar nada e ainda por cima posso levar informações valiosas para os membros da comunidade desenvolverem melhor suas potencialidades.

Uma das ferramentas que usava para efetuar o meu trabalho se chama Ubersuggest, não é a melhor do mercado na opinião de alguns especialistas na área. Em contrapartida, é bem intuitiva e fácil de usar, além de trazer dados relevantes para tarefas envolvendo SEO e palavras-chave.

Sem delongas, vamos aos resultados coletados em minha simples análise do Blog do Nubank e da NuCommunity.

Blog do Nubank: tráfego mensal

Como podemos observar na imagem acima, o Blog do Nu conseguiu acumular mais de 213 mil keywords ao logo de sua existência e atualmente apresenta um tráfego orgânico considerável. Todos os meses quase 2,5 milhões pessoas visitam o site.

Obviamente que o número de visitas varia e a quantia mostrada é apenas uma estimativa, não existe exatidão nesse caso. Contudo, os dados exibidos não ficam muito distantes dos reais. Como você pode ver o Blog do Nubank teve um pico superior aos 2,5 mi em meados de janeiro desse ano.

Por outro lado, teve uma performance abaixo da média em janeiro e maio de 2022 e julho do ano corrente. Ainda assim, as estimativas superaram os 1,5 mi de visitas. Para finalizar, o referido blog possui uma excelente avaliação de domínio e uma incrível quantida de backlinks.

Parabéns a equipe de redação do Blog do Nubank, fazem um excelente trabalho, os números não me deixam mentir.

NuCommunity: tráfego mensal

Se fosse um duelo, poderíamos dizer que a NuCommunity estaria sofrendo uma derrota acachapante para o Blog do Nubank. Já que sua estimativa de tráfego orgânico mensal fica em torno de 281 mil visitantes, cerca de um décimo do citado blog.

Ao observar o gráfico, notamos que no final de 2021, bem como a partir do mês de agosto do ano vigente, a NuCommuty apresentou bons números em termos tráfego. Em ambos os casos superando os 250 mil visitantes mensais, tendo um conta um período de 24 meses.

Todavia, no que se refere a palavras-chave, a diferença deixa de ser gritante, já que a NuCommunity supera a barreira das 85 mil keywords. Isto é, um terço do total de palavras-chave do blog. E em se tratando de autoridade de domínio e backlinks os números são idênticos.

NuCommunity ou Blog Nu: qual o melhor?

Conforme mostrado nos dados o Blog do Nu está “ganhando de lavada” da Comunidade. Onde nós, membros da NuCommunity, estamos pecando? Por que apresentamos números tão inferiores em termos de tráfego? Por que não conseguimos atrais mais pessoas para a comunidade?

Embora as propostas de cada site sejam distintas, cabe reflexão sobre a disparidade existente em se tratando de visitas mensais. Deixe sua opinião abaixo, emita o seu parecer, pois sua ideia pode fazer toda a diferença daqui pra frente. O que podemos fazer para melhorar a nossa performance? :relieved:

11 curtidas

Bacana, muitos acessos :clap:

7 curtidas

Análise interessante a título de curiosidade, mas na minha opinião, não se pode comparar um serviço com o outro correndo-se o risco de incorrer em falsa simetria, afinal, as propostas são bastante diferentes. Como os próprios nomes sugerem o Blog do Nubank trata de ferramenta informativa e opinativa com comunicados oficiais da empresa, já a NuCommunity trata de fórum de discussão entre usuários da empresa, com especulações e informações nem sempre precisas. Além do mais o Blog não requer cadastro para que se desfrute de toda a sua potencialidade, já o fórum requer, o que pode se tornar um empecilho para o engajamento. Desta maneira, acredito ser esperado que o Blog seja mais consultado do que o Fórum.

9 curtidas

A começar, precisamos divulgar mais a NuCommunity para as pessoas que são clientes do Nubank (ou desejam ser), convidar mais pessoas para fazerem parte desse espaço.

Outro ponto fundamental é nos preocuparmos sempre com nossa postura e nossas falas aqui dentro, buscando tornar a Comunidade um ambiente saudável, mais acolhedor e empático, uma vez que muitos aparecem aqui com algum problema e buscando auxílio. :pray:t3::handshake:

No mais, concordo com os pontos trazidos pelo @Cascalho pois o próprio Nubank sempre direciona as novidades, atualizações e comunicados oficiais para o Blog e aqui é um espaço mais “informal” para discussões, troca de ideias, etc, necessitando de um cadastro para acessar regularmente. Além disso, muitos clientes nem sabem que esse espaço existe.

15 curtidas

É importante considerar o objetivo específico de cada plataforma (como já foi citado acima) ao fazer comparações.

O blog do Nu é centrado no fornecimento de informações e educação, enquanto a Nucommunity está concentrada na interação social e colaboração entre os membros. Portanto, as métricas apresentadas devem ser interpretadas de maneira diferente com base nos diferentes objetivos e na natureza de cada plataforma.

Olhar mera e friamente os números não me parece uma boa abordagem. Um análise precisa ser lida dentro do contexto macro e micro, porque aí está o que os números querem dizer e sobretudo o que não querem.

O que está em jogo: qualidade ou quantidade?

Para mim são as duas coisas mas numa comparação equivalente, por exemplo: Compararmos a comunidade do Nubank com a comunidade do Itaú (se existir claro).

Para descer na prática, tenho 3 sugestões em negrito!

Participar de uma comunidade é tratar bem quem chega ou já está a tempos (seja lá qual for o problema), participar ativamente do que lhe interessa, e sobretudo se colocar à serviço do outro. Porque diferentemente de um blog, uma comunidade é um corpo vivo de pessoas.

comunidade

11 curtidas

Quer ficar atualizado com as News oficiais vai no blog. Que internação é opinião para algum assunto específico vai de comunidade.

6 curtidas

Verdade. O cadastro serve como barreira para uma participação mais ativa na comunidade.

4 curtidas

Isso depende muito da interpretação das pessoas. A maioria delas têm tendência a ver seu comentário sob uma ótica negativa. Às vezes, você faz uma afirmação normal e comum e julgam que você está sendo sarcástico, deselegante, incoveniente, desrespeitoso e não é nada disso. Acontece maiormente com pessoas que usam linguagem direta, mas concordo que temos que ser o mais cordiais possíveis com nossas palavras.

3 curtidas

Como eu acesso muito pouco o Blog, prefiro a NuCommunity,mas se essas “News Oficiais” estivessem na NuCommunity com a mesma rapidez,a NuCommunity seria imbatível! :white_check_mark:

8 curtidas

Verdade @Itamar poderia ter um feed com as últimas notícias do blog aqui na comunidade.

Por exemplo: Voxe entra na categoria Nucoins e lá estaria fixo as últimas notícias oficiais do blog sobre as nucoins. (Inclusive já criaria automático um tópico sobre aquela matéria aqui na comunidade)

Seria bem top e acredite, não é difícil de fazer.

6 curtidas

Olha, tá aí uma ideia interessante. E realmente, não seria tão impossível implementar visto que o blog tem o feed RSS, sendo possível colocar em qualquer plataforma que dê suporte, utilizo uma que me entrega o que lançam pelo e-mail e acho bem prático, (obrigado @Mauricio_Martiniano por ter ensinado), então acho que seria bem interessante uma aba dedicada na NuCommunity, como exemplo:

7 curtidas

Gostei de suas considerações, muito pertinentes.

Por se tratar do mesmo tema: “Nubank”, e ambos contarem com pessoas preparadas, achei a diferença muito grande entre um site e outro, em termos de acesso. Talvez tenhamos que escrever mais artigos, já que cada pessoa tem seu talento dentro da comunidade. Alguns entendem melhor os contratos, outros sobre investimentos, existem aqueles familiarizados com criptos e assim vai. Escrever não é tão complicado, nem difícil, especialmente com as ferramentas auxiliares que temos hoje.

Acho que poderia haver uma integração maior entre blog e comunidade. Inclusive para que pudéssemos compartilhar artigos com mais facilidade.

6 curtidas

Uma ideia seria os posts no blog (pelo menos alguns posts mais estratégicos) trazerem um link no final: “Discuta esse assunto na NuCommunity”, idealmente já referenciando um tópico criado aqui. Que tal?

9 curtidas

Perfeita colocação @FernandoLacerda

3 curtidas

Ótimo.

4 curtidas

Era o que eu iria comentar hahaha

O blog e a comunidade do tecnoblog são integradas exatamente assim, cada nova noticia é um tópico integrado.

8 curtidas