Oi, Nus!
Sei que existe essa duvida em alguns tópicos, mas até então era somente uma especulação, nada confirmado. Entrei em contato com o Nubank pelo chat e eles me informaram que é sim, possivel bloquear a função contactless. Não digo bloquear o cartão no app e sim DESATIVAR A FUNÇÃO CONTACTLESS. Então segue a informação que eles me passaram via chat.
Realmente, exigir a senha não da, Mariana.
Entendemos a sua preocupação quanto a função Contactless e gostaríamos de esclarecer alguns pontos a respeito dela.
O Contactless foi estruturado pela bandeira do cartão, que tem aplicado essa tecnologia mundialmente.
Sabemos como novas tecnologias podem apresentar breves riscos e, por isso, seguimos recomendações do mercado e da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). Dessa forma, temos critérios para aprovação sem exigência da senha, como um limite no número de transações por dia e também uma orientação para o teto do valor de R$ 50,00.
Elaboramos processos internos para apoiar clientes que venham a enfrentar situações inesperadas como, por exemplo, compras realizadas sem o seu devido consentimento.
Portanto, não se preocupe, estamos a postos para te auxiliar, analisando sempre caso a caso a fim de buscar a melhor resolução possível.
De qualquer forma, nossa equipe de engenharia trabalhou para possibilitar o bloqueio da funcionalidade para os clientes que não desejam mantê-la ativa.
Caso realmente deseje o bloqueio, por favor, nos confirme por aqui que faremos a solicitação ao nosso time responsável. O prazo para que o procedimento seja concluído é de 3 dias úteis.
Também é importante informar que o bloqueio do Contactless será realizado para todo o seu cartão, incluindo, caso possua, ambas as funções débito e crédito.