Bloqueio Judicial de Cartão de Credito

Bom Dia, pessoal tive o bloqueio judicial de um cartão de crédito meu, isso pode ocorrer no nubank? eles fazem bloqueio de cartão de crédito?

Desconheço bloqueio de cartão de crédito por decisão judicial, o que é mais comum de ocorrer é o bloqueio de contas por determinação judicial, para assegurar que os valores mantidos ali não sejam gastos ou desviados.

Mas havendo registro no Banco Central, é possível de ocorrer sim, uma vez que o Judiciário envia a solicitação de bloqueio ao Banco Central de acordo com o CPF do usuário bloqueado. Todas as contas abertas com esse CPF estão passíveis de bloqueio até que seja assegurado o pagamento da dívida.

15 curtidas

Como o nome diz, é uma ordem judicial, toda e qualquer administradora é obrigada a cumprir, quando assim determinado, sob pena de multa.

3 curtidas

Obrigada pelo retorno Vittoria, pois é infelizmente tive hj um cartão meu com bloqueio da conta e do cartão de crédito, nunca tinha visto isso. Estou com receio que aconteça com meu nubank

1 curtida

Entendo perfeitamente Victor, o que nunca tinha ouvido falar é o bloqueio de cartão de crédito…sabia de bloqueio de bens e em conta correntes

Dei uma olhada rápida e parece que são poucos os casos de bloqueio do cartão de crédito, o mais comum é bloquear as contas, mas acontece também.

Eu trabalho no Judiciário há alguns anos e confesso que também nunca tinha visto. O que penso que pode ter acontecido é a instituição financeira ter recebido a ordem de bloqueio judicial e ter decidido bloquear também o cartão de crédito diante do indício de inadimplência, de modo a evitar prejuízos futuros.

Mas esse é apenas um palpite, sugiro que você entre em contato com seu gerente para averiguar os detalhes.

5 curtidas

Depende da determinação do Juiz, como disse o normal é o bloqueio de contas, mas acontece de também ser pedido o bloqueio temporário dos cartões de crédito.

1 curtida

muito obrigada pela ajuda Vittoria. nunca passei por isso :frowning: você poderia me ajudar com uma informação? quanto tempo uma conta pode ficar bloqueada judicialmente?

1 curtida

Geralmente o bloqueio judicial se dá por inadimplência de algum valor (contrato, pensão alimentícia, etc). O credor solicita o bloqueio das contas e caso o juiz defira o pedido, envia a ordem via BACENJUD (sistema de bloqueios do Banco Central).

Se forem encontrados valores nas contas, o juiz intimará o credor e o devedor para tomar conhecimento da constrição (geralmente 15 dias úteis). Nesse período o devedor pode se manifestar no processo oferecendo um bem em pagamento (uma moto, um carro, etc) e solicitar o levantamento do bloqueio. Ou o devedor também tem a opção de se manter silente.

Sem manifestação, decorrido os quinze dias, o credor vai solicitar o levantamento desses valores. Assim o juiz transferirá de maneira compulsória os valores da conta do devedor para a conta do credor. Se o valor em conta cobrir o valor da obrigação, encerra-se o bloqueio e o processo se encerra. Se o valor em conta for insuficiente, o bloqueio e o processo persistem até que haja integral satisfação da dívida.

Não há como prever o tempo que esses procedimentos levarão, depende do nível de diligência dos advogados, da rapidez com que o juiz emitirá essas determinações. Eu recomendo que você procure um advogado ou Defensor Público para te acompanhar e dar orientações mais especificas.

Sugiro também uma certa agilidade nisso, pois dia 20 de Dezembro inicia o recesso judicial e até o dia 20 de Janeiro o Judiciário responderá apenas ações em caráter de urgência e trabalhará em expediente interno.

8 curtidas

muito obrigada pela explicação Vittoria :relaxed:

3 curtidas

Olha, por tratar-se de bloqueio judicial, pode sim bloquear também a conta do Nubank, se você a possui, não sei se isso varia de acordo com possíveis valores que estão sendo cobrados. Quanto ao bloqueio do cartão, eu nunca ouvi falar, mas talvez tenha sido uma opção do seu banco.

Olá @Roberta_Comunicarte seja bem-vinda a Nucommunity , ja entrou em contato com o Nubank para ver do que se trata ? Entre em contato com o Nubank

Ajeita as boas vindas @Mario_Cisneros
:sweat_smile::sweat_smile::sweat_smile::sweat_smile::sweat_smile:

Ta na hora de aposentar meu celular , me limita a fazer coisas na comunidade e ainda vive na lentidão

1 curtida