Bloqueio preventivo. Que que é isso Nu?

Antes de tudo, parabéns NuBank! São atitudes como esta que esperamos de um banco que promete dar segurança a nós clientes.

Minha cunhada, teve seu cartão bloqueado preventivamente:

Perguntei a ela o que ela havia feito, ela disse:

“Fiz uma compra na Eudora, de 100 e poucos reais, outra na Amazon de 200 e poucos, outra no Carrefour de 80 e poucas, outra na Eudora, pois havia me esquecido de comprar algumas coisas, e então bloquearam”.

Que show, é isso mesmo. As ações dela se assemelham muito a maioria dos golpes, compras pequenas em vários estabelecimentos. NuBank mandou bem demais.

E já deu tudo certo, já está desbloqueado.

Temos o hábito de compartilhar apenas coisas ruins, mas as boas também devem ser compartilhadas.

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Excelente! Penso que é melhor bloquear preventivamente quando e se houver uma suspeita, mesmo que que não seja, do que só deixar passar, vai que um dia precise dele, né?! Não é como o desbloqueio fosse complexo, poucos cliques resolve. Ponto pro Nu! :handshake:

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@Elves obrigado pelo ajuste da categoria do tópico, eu errei quando criei mas nem deu tempo de eu corrigir. :facepunch:

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Gosto mesmo quando alguma loja disponibiliza o Mastercard Identity Check! Por mim, todas as compras online poderiam exigir essa camada de segurança (poderia ser até optativo a ativação da função no App), mas entendo que essa tecnologia não depende somente da bandeira e do Nubank!

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Não conheço, o que é isto?

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Basicamente, o lojista solicita que você confirme a compra no App do Nubank com “sim” ou “não”. Deixa eu pesquisar alguma imagem aqui pra tu ver como é! Volto já!

Edit: no App aparece mais ou menos assim:

image

Segue alguns link úteis:
Identity Check| Soluções de Pagamento (mastercard.com.br)
Mastercard Identity Check: compras online seguras | Nubank

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Uma pena que não é usado em grande escala, acho que até hoje de todas as lojas que já comprei, só recebi essa notificação em uma, é uma opção de segurança a mais bem interessante.

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Que show, agora já sei, já aconteceu comigo!

De fato, pra mim deveria ser padrão, com opção de o cliente desativar, aumentaria muito a segurança.

Imagina, você pode definir um valor que, acima dele, é solicitado?

Seria incrível.

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Se fosse opcional, com certeza, iria aderir para qualquer compra online! :smiley:
Talvez, no início, poderia me incomodar com o excesso de notificações/processos, mas o que a gente não faz para preservar a segurança, né?

Agora fico imaginando… que susto sua cunhada não teve, em? Se eu recebesse um e-mail desse pensaria logo que tive meus produtos Nubank cancelados, dados os últimos relatos! :sweat_smile:

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Mais uma ideia, você poder configurar por valor, tipo de compra (on-line física) geolocalização, seria show.

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Bacana você ler o tópico antes de comentar meu amigo!

“Fiz uma compra na Eudora, de 100 e poucos reais, outra na Amazon de 200 e poucos, outra no Carrefour de 80 e poucas, outra na Eudora, pois havia me esquecido de comprar algumas coisas, e então bloquearam”.

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Perfeito, @BrayanRampin. O mesmo já ocorreu comigo e facilmente confirmei no aplicativo e desbloqueei o cartão! :pray:t3:

Show, @Elves… seria uma opção interessante e ainda por cima, uma camada a mais de proteção para compras! :slightly_smiling_face:

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Você já passou por algum golpe? Se não, o dia que passar você lembrará dessa nossa conversa! :smiling_face:

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Quando uso o cartão virtual de minha esposa em alguns sites no meu aparelho, fazem essa pergunta no app dela pra confirmar. Isso é muito bom.

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Se fosse padrão essa verificação seria muito bom.

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Sim. É semelhante à esta imagem. A maior diferença na realidade é que, uma notificação é enviada, no app você precisa confirmar a senha de 4 dígitos.

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Parece com uma autenticação em dois fatores. Seria legal podermos ter essa função de confirmar uma compra.

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Muito bom isso.

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Eu fiz uma viagem recente no período das festas. Passei na agência de turismo pra pagar os passeios contratados. A agência tinha acordo com um dos provedores de serviço para passar o passeio deles em uma máquina separada.

Ou seja, eu paguei parte dos passeios em uma máquina e um passeio específico em outra, em questão de poucos minutos.

Assim que fiz o segundo pagamento recebi a mensagem do Nubank informando da compra suspeita e do bloqueio preventivo.

Ato contínuo, entrei no app do Nu e vi como era simples reconhecer a compra como sendo minha mesmo, assim desbloqueando o cartão novamente, que foi tão instantâneo quanto o bloqueio preventivo.

Fiquei muito feliz pelos dois fatores: a proteção que foi feita, e a facilidade em avisar o Nu que era eu mesmo.

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Sim, a própria mensagem sobre o bloqueio já orienta quanto à forma de reconhecer a compra. Foi tão intuitivo que eu já nem lembro os detalhes, acho que a opção apareceu imediatamente assim que eu abri o app.

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