Bom dia pessoal… tenho visto alguns casos de clonagem ou hacking de cartões do Nubank… e sei do recurso de bloqueio e desbloqueio pelo app. A dúvida é: seria conveniente bloquear o cartão, e só desbloquear antes de fazer alguma compra, e em seguida bloquear novamente? Ou isso mais atrapalharia do que ajudaria? Imagino que o bloqueio valha tanto para a função crédito quando para débito, correto?
@Art_N isso mesmo! O bloqueio vale tanto para o débito quanto p/ o crédito. Quanto ao bloquear e desbloquear vai de cada pessoa,no meu caso, faço o que dá mais trabalho, vivo bloqueando após o uso e desbloqueando para usar…Para mim, segurança em primeiro lugar!
Bom dia @Art_N!
Para o meu uso não é conveniente, geralmente faço o “bloqueio” por meio do ajuste do limite para a quantidade que eu gasto por dia, então caso meu cartão venha a ser clonado, o prejuízo não será tão grande. Eu deixo ambos (físico e virtual) desbloqueados também.
Não somente com cartões Nubank, mas com cartões em geral. Esse tipo de crime está se tornando cada vez mais comum, então qualquer usuário está sujeito a passar por isso. Eu particularmente nunca bloqueio meu cartão e em quatro anos de uso só tive uma tentativa de fraude que foi prontamente resolvida pelo suporte via chat.
Acho que vale muito mais a pena adotar outras medidas de segurança como não deixar o cartão cadastrado em nenhum site ou aplicativo, evitar de digitar a senha em locais abertos ou máquinas desconhecidas (prefira o contacless para evitar o famoso chupa cabra), não conceder seu cartão para que terceiros utilizem em seu lugar, verificar a procedência de sites antes de efetuar compras e, caso esteja desconfiando da segurança, opte pelo boleto. Só de fazer isso você já diminui e muito o risco de ser fraudado.
Exatamente! As pessoas postam os relatos sobre clonagem aqui na comunidade e acaba ficando a falsa impressão que isso acontece apenas com o Nubank, sendo que a realidade não é essa, qualquer cartão corre o risco de ser clonado, a única diferença é que o Nubank possuí uma comunidade onde os clientes podem postar seus relatos.
Eu tenho 4 anos de Nubank, sempre deixo meus cartões desbloqueados e durante todo esse tempo nunca tive nenhum problema, mas tomo todos os cuidados possíveis.
Como é seu único cartão, e provavelmente você entra com frequência no aplicativo, qualquer compra suspeita seria rapidamente identificada. Acho que ficar bloqueando e desbloqueando toda hora não é muito prático:
uma hora vc só vai lembrar quando tiver no caixa do mercado, por exemplo, aí até entrar no app, desbloquear, etc.
se a bateria do seu celular acabar, não tem mais compras
a rede pode estar instável
Nas lojas virtuais cadastre o cartão virtual, e esse sim você mantém bloqueado.
Eu não tenho meu cartão cadastrado em nenhum site, apenas em plataformas grandes como Google Pay & Picpay. Não duvido da capacidade de segurança do Nubank mas zelo por fazer minha própria segurança também, por isso eu sempre mantenho meu cartão bloqueado e sempre que vou efetuar uma compra eu desbloqueio
Na Nubank é mais recorrente, queira você ou nao, e pra começo de conversa, os outros apps, possuem paginas em redes sociais, e esse lance de clonagem, e bem menor, se comparado ao Nubank! qualquer cartão corre risco de ser clonado ok, mas parece que o da Nubank esta tão facil, que nao esta dando muito trabalho aos bandidos, da uma pesquisada bem rapida ai, sai da bolha e vai ver o resultado!
Não é certo dizer que clonagem é mais recorrente no Nubank, eu diria que tem mais relatos de casos pelo fato de o Nubank ter uma comunidade de fans, que os outros bancos não têm. Outro fator que gera essa falsa impressão de mais casos de clonagem é devido ao fato de o Nubank responder seus clientes que entram em contato por meio das redes sociais de maneira pessoal, faz com que mais gente esteja postando.
Não concordo que a clonagem de cartão seja recorrente no nubank , a casos isolados que acontece, qualquer cartão está sujeito a clonagem devido aos sites onde colocamos os dados do cartão
E eu pensando que deixar essa função desligada dava mais segurança.
Hoje eu fui na padaria comprar um treco no meu cartão e quando a menina encostou na máquina não passou porque eu não ativo o contactless, avisei a ela que eu desativado pois já vi vários relatos de pessoas em geral na internet que passam em lugares e sem perceber passam perto da máquina e cobram.
Eu,sinceramente não sei o que é mais segurança. Já passei por situação de clonagem de cartão de outro banco e graças a Deus foi tudo resolvido e estornado. Mas tá demais!
A maioria desses relatos são falsos ou realizados num ambiente controlado, difícil de reproduzir na vida real sem que ninguém perceba. E mesmo diante da remota possibilidade de dar certo, você receberia uma notificação instantânea da transação e já procederia com a denúncia e bloqueio. Além disso, apenas compras até 200 reais podem ser usadas no contacless e num número limitado de vezes ao dia, caso contrário ele exigirá a senha mesmo assim.
Acredito que não, ao menos nunca vi relatos nesse sentido.