Olá, pessoal, como vocês estão?
Recentemente anunciamos o lançamento do boleto de cobrança para os nossos clientes PJ facilitarem o recebimento de dinheiro dos seus negócios. Com a nova funcionalidade, já é possível customizar a cobrança ao escolher a data de vencimento, definir o pagador (pessoa física ou jurídica) e escrever uma mensagem ao cobrar alguém.
Como este serviço é recente, é normal ter algumas dúvidas e, por isso, vou responder algumas perguntas frequentes deste queridinho da conta PJ que mal chegou e já adoramos. Vamos lá?
Quantos boletos de cobrança posso emitir por mês?
Nossos clientes jurídicos podem ficar à vontade para emitirem quantos boletos de cobrança precisarem. Bom, né?
Consigo colocar o vencimento do boleto de cobrança para quantos dias?
É possível colocar o vencimento para o dia útil seguinte ou para qualquer data em até 6 meses.
Posso colocar os dados do meu cliente no boleto de cobrança?
Sim! É só inserir os dados do pagador com CPF ou CNPJ e o nome, sendo a sua razão social, nome fantasia ou o nome de pessoa física. Inclusive, após a geração do boleto, é possível colocar uma mensagem personalizada para o pagador, como por exemplo, o produto ou o serviço pelo qual ele está sendo cobrado, ou, qualquer outra mensagem que você queira que o seu cliente visualize.
É possível realizar cobranças por boletos de forma parcelada?
Ainda não. Por enquanto, você precisa gerar um boleto de cada vez. Mas estamos sempre buscando formas de melhorar a experiência de cobrança dos nossos clientes.
Como faço para editar ou cancelar um boleto de cobrança?
Ainda não é possível gerenciar essas ações, mas não se preocupe, o titular pode desconsiderar o boleto, porque após o vencimento ele será expirado. Até lá, é só gerar um novo boleto sem custos para a emissão.
Tudo muito fácil até aqui, certo? Para quem ainda não viu como funciona no app, vejam através deste gif como é simples:
#PraCegoVer - O GIF mostra o passo a passo de como gerar o seu boleto de cobrança. Na tela principal do seu aplicativo, toque em cobrar, defina o valor da sua cobrança e escolha aceitar receber via boleto de cobrança. Depois, insira a data de vencimento e o nome do pagador e toque em gerar boleto. Para finalizar, copie o código de barras do boleto ou envie-o para o seu cliente da forma que preferir.
A gente está sempre pensando em facilitar o seu dia a dia, por isso, se você ficou interessado na funcionalidade, confira mais algumas informações importantes. Vamos lá?
Ouvi falar que o boleto de cobrança cobra uma tarifa se for pago. É verdade? Se sim, qual é o valor e como funciona?
O boleto de cobrança foi implementado logo no início da pandemia para ajudar nossos clientes a realizarem cobranças e, pensando em apoiá-los durante esse momento tão difícil, até o dia 31 de agosto de 2020 todos os boletos de cobrança emitidos pelos nossos clientes são isentos de tarifas.
Entretanto, a partir de setembro, os novos boletos gerados terão a cobrança de uma tarifa após o pagamento. O valor da tarifa está especificada no email enviado com mais informações sobre a funcionalidade, mas se você está com alguma dúvida, entre em contato conosco em um de nossos canais de atendimento que vamos te ajudar com esta informação, combinado?!
Mas se eu gerei um boleto de cobrança em agosto, com a isenção da tarifa, e o recebimento está previsto para depois do mês de setembro, a tarifa deste boleto será cobrada?
Não se preocupe, pois você não será tarifado! Os boletos de cobrança gerados até o dia 31/08/2020, mesmo com data de vencimento posterior, não terão cobrança da tarifa.
O que acontece se eu emitir o boleto e a pessoa não pagar?
Após o seu vencimento, o link do boleto de cobrança ficará indisponível e não será possível acessá-lo. Neste caso, será necessário emitir um novo boleto para esse pagador.
Consigo adicionar ou personalizar a cobrança de juros e multas diretamente no boleto?
Essa ação ainda não está disponível de forma automática, mas já estamos olhando para essa funcionalidade. Quando estiver disponível, avisaremos vocês.
Consigo protestar o boleto de cobrança?
Os boletos não são títulos protestáveis e, por isso, não é possível realizar essa ação pelo app. Para isso, o titular poderá procurar um cartório de títulos mais próximo para se informar sobre o passo a passo dessa ação e os documentos necessários para emitir uma duplicata dessa cobrança. Para saber mais, demos dicas no nosso blog sobre como protestar um boleto de cobrança.
Posso emitir boletos com o mesmo valor e a mesma validade para o meu cliente?
Não é possível emitir boletos de cobrança de mesmo valor com a mesma validade para o mesmo cliente. Alterando qualquer uma dessas variáveis (valor, validade ou cliente), é possível emitir os boletos normalmente.
Por hoje é isso! Espero que tenham gostado desse assunto que trouxe com muito carinho pra vocês.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre o boleto de cobrança, pode colocar nos comentários abaixo. Será um prazer falar mais sobre isso com vocês.
Até mais!