Boletos de depósito e boletos de cobrança

Olá!

Preciso esclarecer uma dúvida sobre procedimentos dos “boletos de depósito” e “boletos de cobrança”.

Se alguém gerar “boletos de depósito” para a sua própria conta e encaminhar para que eu realize o pagamento, recebendo portanto valores que não lhe pertencem, esse procedimento é permitido pelo Nubank? Ou seja, posso transferir meu dinheiro para a conta de outra pessoa pagando os “boletos de depósito” que ela gerou?

Pergunto pq eu li uma postagem no blog do Nubank “Boleto de cobrança ou boleto de depósito Nubank: qual é a diferença?” https://blog.nubank.com.br/boleto-de-cobranca-e-boleto-de-deposito-diferenca/ e fiquei em dúvida.

Se não for permitido tal procedimento o certo então é utilizar somente os “boletos de cobrança” de uma conta PJ?

Detalhe sei que os procedimentos de transferência podem ser realizados através do PIX mas minha dúvida é específica sobre o uso destes dois tipos de boletos. Desde já grato pela ajuda!

1 curtida

No caso de cobranças sim.
Os boletos de depois são para uso do próprio usuário da conta.
Muitos usam esse boleto como modo de cobranças porém você corre o risco de ter sua conta bloqueada quando utiliza esse método, caso se identifique o uso errado conforme consta no contrato

21 curtidas

exatamente isso, deixo abaixo também o blog com mais informações,

https://www.google.com/amp/s/blog.nubank.com.br/boleto-de-cobranca-e-boleto-de-deposito-diferenca/

15 curtidas

Boleto de depósito = Uso pessoal para depositar recursos próprios em sua conta através do pagamento do mesmo, sendo sua emissão gratuita.

Boleto de cobrança = Documento emitido para cobrança de produto ou serviço prestado, no Nubank disponível apenas na conta PJ, e diferente do boleto de depósito nele você pode alterar o vencimento e o pagador do mesmo.

12 curtidas

Para complementar a resposta do @RogerioM
O boleto seja de depósito ou cobrança tem um campo chamado Pagador e lá deve constar o seu nome e CPF caso alguém tenha gerado para você pagar, se estiver o da pessoa esse boleto não é para receber valores de outra conta.

No Banco Inter é possível emitir um boleto com a conta de Pessoa Física para um terceiro como Pagador.
No Nubank não é permitido através de seus termos de uso.

3 curtidas