Poderiam criar um botão logo após a transferência do pix para prender o dinheiro caso a transferência esteja errada. Tipo em vez da transferência ser em instantânea poderia ser em 3min pra que desse tempo de reparar o erro . Tendo esse botão no final do pix o dinheiro não poderá ser transferido até que de prove ao contrário.
Melhor fazer um DOC nesse caso
Imagino quantos golpistas e pessoas de má fé não fariam uso da ferramenta para adquirir produtos no Pix, vazar rapidinho da loja e contestar a compra logo em seguida.
Já vemos muitos relatos disso aqui, o que é muito triste
Aí tu queres tirar uma das vantagens do PIX, que é ser instantâneo.
Penso que não são as instituições que precisam criar artifícios pra compensar os erros dos clientes, os clientes é que precisam estar atentos para evitar erros, principalmente com o PIX.
Seria mais prático
A pessoa conferir os dados
Antes de enviar o Pix
você tem que da a sugestão para o banco central rs,
existe uma regra inclusive que o pix não pode demorar mais de 10 segundos para completar toda a transferencia.
Mas a pessoa pode muito bem perder 3 minutos para confirmar os dados.
Quem é responsável pela tecnologia do pix é o banco central então só quem pode add esse “botão de cancelamento” e também alterar o tempo de 10 segundos para 3 minutos somente o banco central que pode fazer essas alterações.
O nubank não pode intervir ou modificar as funcionalidades do PIX