Bug no Cartão Virtual

Boa tarde pessoal, hoje presenciei um bug muito estranho.

De manhã recebi uma cobrança no app NuBank referente ao Uber no valor de R$ 13,18 no Cartão Virtual com final 0878 achei estranho por que eu nunca cadastrei esse cartão virtual no Uber.

Segue print da cobrança no NuBank:
NuBank

Pois bem entrei em contato com minha noiva para saber se ela tinha usado Uber antes de tomar qualquer atitude, afinal vai saber né as vezes a gente esquece.

Ela me disse que sem querer acabou cobrando no meu cartão e logo em seguida me mandou o comprovante do Uber.

Segue print da cobrança no Uber no próximo post:

Eu não pude deixar de notar que a Uber fez a cobrança no meu Cartão Virtual anterior com final 1114 que cancelei em 2020.

Ou seja mesmo o Cartão Virtual final 1114 ter sido cancelado em 2020 a compra foi aprovada e foi jogada na minha fatura como se eu tivesse feito através do Cartão Virtual final 0878.

Agora no meu ponto de vista não faz sentido você usar o cartão virtual para evitar golpes se mesmo cancelando ele, ele continua ativo. Vale lembrar que por sorte isso ocorreu em uma transação segura, imagina se caso eu estivesse levando um golpe através de um cartão virtual que já foi trocado :thinking:.

Só de imaginar a dor de cabeça que daria já fico preocupado.

1 curtida

1 curtida

Isso aconteceu por causa da atualização automática.

Basta solicitar a desativação do serviço, e gerar um novo cartão virtual.

10 curtidas

Na verdade isto que aconteceu com vc é a atualização automática do cartão

https://blog.nubank.com.br/atualizacao-automatica-cartao-nubank/

8 curtidas

Interessante, porém isso é meio falho não. Porque o Uber da minha noiva está com os dados dela e não os meus e pela matéria pensei que seria algo mais relacionado ao cartão físico.

Embora isso tudo deu a entender que se for um site aderido a esse serviço, independente de qual nome esteja no cadastro se o número do cartão estiver lá ele irá alterar pelo número de cartão novo.

2 curtidas

Foi assim que a Mastercard implementou, funciona tanto para o cartão físico e virtual, e isso aconteceu comigo no 99 Pop, igual você, lá ficou o número antigo.

Lembrando que quando o cartão é cancelado por fraude esse recurso não é utilizado.

Já temos dois tópicos sobre o assunto:

E esse outro aqui, que juntou muita gente que recomenda desativar essa função.

7 curtidas

Obrigado @ree vou tentar desativar pelo chat, mais seria interessante colocar a opção pra desativar no próprio app teria menos transtorno ou então deixar desativado por padrão kkkk mais confesso que é decepcionante este tipo de funcionalidade em um cartão temporário.

6 curtidas

A questão é que o cartão virtual do Nubank não é temporário, ele apenas te dá a opção de excluir e gerar outro, tanto que muitos usam o cartão virtual para cadastro em compras recorrentes, como Netflix e Spotify. Cartão temporário seria como o do Itaucard, que o cliente gera ele e o mesmo só vale pra uma única compra.

2 curtidas

Estou tentando realizar uma compra em um app de farmácia com um cartão virtual e não consigo.

  1. Desbloqueei o cartão virtual no app Nubank.

  2. Fui no app da farmácia e (tentei finalizar) finalizei a compra. Surge a mensagem de “revise sua forma de pagamento”.

  3. Aparece notificação no app Nubank dizendo que a compra foi negada pois o cartão virtual estava bloqueado. (???)

  4. Por fim criei um novo cartão virtual só para tentar realizar essa compra e o problema persiste.

Mais alguém está passando (passou) por isso?

PS: o app e o sistema operacional do celular estão atualizados. Possuo limite para realizar a compra.