Bug ou esperteza do Nubank no Dinheiro Guardado

Olá!

Sou fã (ainda) do nubank e estou aguardando um retorno de um suporte a respeito disso, ocorreu isso comigo:
(irei colocar valores simples para ficar fácil entender)

Dia 15 de fevereiro depositei R$ 10 no Dinheiro Guardado e desde então não mexi nele.
Na lista de depósitos havia apenas ele e outro valor lá e informava que esses R$ 10 iriam começar a render a partir de 15 de Março (30 dias depois aproximadamente).
Até aí tudo certo…

Nesse meio tempo, houve algumas movimentações na minha conta de R$ 4, R$ 3 e etc, geralmente alguns valores mais redondos mesmo.

Fui ver hoje na lista de depósitos do rendimentos para ver se estava já perto do meu dinheiro guardado começar a render…
O valor de R$ 10 estava lá, porque eu não movimentei ele, mas…

E vi que ele foi desmantelado em valores menores na Lista de Depósitos.
Os R$ 10 do dia 15 de Fevereiro viraram R$ 3
E os outros R$ 7 viraram dois depósitos novos em datas posteriores, aproximadamente no dia 01 de Março (mais ou menos nas datas que eu movimentrei as quantias acima na minha conta).

Onde foi o bug ou esperteza do Nubank::

No dia que depositei os R$ 4 por exemplo no dia 01 de Março, e na mesma hora usei esses R$ 4, em vez do Nubank continuar deixando os R$ 10 lá intactos na Lista de Depósitos, ele pegou o valor de R$ 4 dos R$ 10 do dinheiro guardado e esse R$ 4 (novo) entrou como um depósito novo 01 de Março.

Se tudo estivesse na conta, eu talvez, talvez… até entenderia, mas mesmo assim seria estranho, já que depositei R$ 4 agora e em poucos minutos já utilizei ele… Mesmo se tudo estivesse na conta, ele ainda seria o certo utilizar na lista de depósitos os mesmos R$ 4 que entraram agora o mesmo que saíra agora e não mexer nos R$ 10 que estão lá há 15 dias…
Mas como esses R$ 4 entraram na conta normal e os outros R$ 10 (dinheiro guardado) do dia 15 de Fevereiro ficaram intactos lá desde então, não deveria mexer nesses R$ 10 de maneira alguma…

Onde está talvez a esperteza do nubank?
Se o dinheiro ficar menos de 30 dias na conta, não temos rendimento, mas com certeza o Nubank ganha com isso, mas só não teremos esse valor retornado para nós.
Então se eu tenho R$ 10 (guardados) e deposito R$ 4 na conta, o nubank desmantelando esses R$ 10 guardados, fez com que R$ 4 novos começarem a valer apenas a partir de 01 de Março, e esse mesmo valor que fazia parte dos R$ 10 que não foram mexidos hora alguma, agora tem um rendimento comprometido, mas com certeza esses dias do dia 15 de Fevereiro a 01 de Março que R$ 4 que fazia parte dos R$ 10 ficou lá, não verei um centavo, e o Nubank ficou com toda fatia do rendimento.

Não sei se deu para entender, mas ou foi um bug grosseiro do nubank ou uma esperteza muito grande que feita com várias pessoas, o nubank pode ganhar muito dinheiro com isso nessa jogada.

Depois dessa, irei aguardar a resposta do suporte para tentar resolver meu problema, pois estou pensando agora é deixar valores apenas em outros bancos, fiquei com um pé atrás do Nubank com essa jogada deles…

1 curtida

Olá, @TheHunter.

Não se trata de bug. Na verdade, não existe e acho que nunca existiu separação de fato entre o dinheiro guardado e o dinheiro da conta, ambos compartilham os mesmos depósitos. A separação é um mero artifício para a gente não usar sem querer o valor correspondente ao deixado no porquinho.

Você tem razão em apontar que deixou de ser vantajoso usar o dinheiro guardado para quem movimenta a conta. Isto porque atualmente a política de rendimento do RDB após 30 dias associada à prioridade de resgate do depósito mais antigo afetou esse rendimento, e toda movimentação da conta afeta também o porquinho.

A recomendação, neste caso, para quem movimenta a conta com depósitos e retiradas, é passar a usar, em vez do porquinho, uma Caixinha configurada com o RDB Resgate Imediato. Esta caixinha rende 100% do CDI desde o primeiro dia, tem os depósitos efetivamente separados dos depósitos da conta, e atualmente pelo que tenho observado a prioridade de resgate sai do depósito mais recente, sendo que pode ser resgatada a qualquer dia, em qualquer horário, inclusive finais de semana e feriados.

18 curtidas

Nessa última alteração da regra dos 30 dias também houve alteração na regra das saídas. Os resgates ocorrem sempre sobre os aportes mais antigos, infelizmente.

9 curtidas

(Minha cara ao ler sua explicação).

Essa explicação foi SenSaSional.

E realmente não tem separação nenhuma, fiz alguns testes aqui nesse dinheiro guardado e bahh, inútil praticamente, o única bom dele é não ficar visível como salda da conta, mas se você precisa fazer um PIX e só tem no porquinho, nessa hora ele fica separado, mas para ficar separado e não ter rendimento comprometido, deixa na caixinha…

Acho que o dinheiro guardado era para funcionar separadamente igual a caixinha reserva de emergência… (isso que eu imaginei que funcionava assim), e acho que a sua explicação deveria estar num blog ou nos tópicos de ajuda do nubank quando procura a diferença de caixinha de emergência para porquinho.

Bom acabei de mover tudo para lá, perdi algumas semanas de rendimentos, mas, antes tarde do que nunca…

Muito obrigado. =)

5 curtidas

Meu Deus, isso parece ser ruim e porque o banco tomaria essa decisão ruim? Tem algo de bom nessa tática?

2 curtidas

Pelo que li a respeito me parece que tudo isso se deu devido ao perfil de crédito do público alvo do Nubank.
Para manter ratings de risco as regras foram alteradas para proteção à inadimplência que o Nubank precisa se submeter.

7 curtidas