Eu estou com dúvida sobre como é feito o cálculo da rentabilidade de títulos do Tesouro Nacional.
Se o cálculo for feito com marcação a mercado, a informação terá pouca utilidade para o investidor que pretende manter o título até o prazo final do vencimento.
Caso o cálculo seja com a marcação na curva, a informação terá bastante utilidade. para esse tipo de investidor.
Acredito que a maioria dos investidores não utiliza com frequência o resgate antecipado, então faria mais sentido que o cálculo fosse com base na curva. Ou, pelo menos, que houvesse a opção de escolher entre as duas no app.
Além disso, o app mostra apenas o tipo de título e respectivo indexador, sem mostrar qual prêmio sobre o indexador foi acordado no momento da compra. Então fica impossível para nós próprios efetuarmos o cálculo manualmente.
Alguém consegue ajudar com essa questão?
2 curtidas
Olá, @Alexandre_Lima_Baiao !
O cálculo de rentabilidade dos títulos do tesouro é feito pela marcação a mercado. Não sei dizer se é padrão para outras corretoras, mas o próprio site oficial do Tesouro Direto mostra esta informação como primária. É verdade que acessando pelo site do Tesouro a gente também consegue ver a rentabilidade pela curva, mas tem que entrar no detalhe de cada depósito, onde também é possível ver a rentabilidade contratada em cada um.
Eu concordo que seria legal ter acesso à informação do valor na curva, os depósitos e respectivas rentabilidades contratadas, mas o Nubank teria que deixar muito claro nesta exibição que aquilo é apenas uma estimativa caso o título seja levado até o seu vencimento, pra evitar que alguém queira tentar resgatar aquele valor.
A informação real, mesmo, é a marcação a mercado. Não vejo como fugir muito disto não… mas quem sou eu, né?
13 curtidas
Sim. Também estou desconfiado que esse é o padrão na maioria das corretoras. Então talvez eu esteja demandando algo que não é trivial ou que não é o padrão mesmo. Mesmo no site da B3 não tem essa informação.
De qualquer modo, eu resolvi abrir o app do Tesouro (nunca tinha entrado) e vi que há informações bem mais detalhadas lá. Ainda assim, mesmo no app do Tesouro, vou precisar exportar uma planilha e calcular manualmente a informação que eu quero (quanto $ ganhei em 12 meses com todos os títulos considerando a marcação na curva/custo amortizado).
De qualquer modo agradeço a pronta resposta.
Abraços!
3 curtidas
A partir do momento que voce pode vender o título a qualquer momento, o valor precisa estar atualizado.
Pelo contrários, muitas pessoas vedem títulos diariamente, por N motivos.
7 curtidas
A marcação a mercado é obrigatória para pessoa físicas.
O ideal é levar até o vencimento.
Já os RPPS e EFPC poderão realizar o registro na categoria “mantidos até
o vencimento” a chamada marcação na curva.
5 curtidas