Cálculo de Lucro em Criptomoedas

Está errado?

1 curtida

Para ficar mais fácil:

Faça os cálculos, por etapas.

Para não se perder.

Considere o valor de comprar: como negativo, pq saiu dinheiro da sua conta.

Para ter lucro, seu investimento tem que valorizar.

Como coloquei no exemplo, 10 mil.

-10 mil(comprar).

Valorizou, para 15 mil.
Primeiro cálculo :
+15 mil(venda) - 1,6% ( a taxa da venda) = 14.760

Segundo cálculo, para achar seu lucro final:

+14.760(valor que caiu, na sua conta, após a venda) -10.000( valor que você investiu, na comprar)= 4.760 (de lucro final).

Faça essas 2 etapas :white_check_mark: @MarconiCop

5 curtidas

E se as compras tiverem taxas também?

1 curtida

Bom, as taxas da comprar, não faz sentido, você contar.

Pq digamos assim, você já investiu 10 mil( os 10 mil é considerado negativo, dentro desses 10 mil, já está incluído: a taxa da comprar, entendeu?) @MarconiCop

3 curtidas

O modelo que passei, é o mais simples e fácil de entender :white_check_mark:

2 curtidas

Na verdade eu não entendi. Suponha que eu comprei 100 reais e a taxa foi 1 real( ou seja, 99 aplicado). Aí eu vendi por 200 reais e a taxa foi 2 reais.( ou seja, 198 de venda)

Eu faria:

Lucro = 200 - 2 - 100 - 1 = 97 reais.

2 curtidas

Você está fazendo errado.

Você comprou 100 reais( ou seja, você gastou 100 reais, saiu 100 reais da sua conta).

Se você quer do jeito mais complicado: vou ter mostrar.

100(comprar) - 1 (taxa da comprar)= 99.

200(venda) - 2 ( taxa da venda)= 198.

Um cálculo, para ser encaixar na sua linha de pensamento:

99+ 1 = 100 ( valor que você investiu + taxa de comprar ).

Achar o lucro final:

200(venda) - 2 ( taxa da venda) - 99 (valor da comprar, sem a taxa) - 1 ( taxa da comprar) = 98 reais de lucro ( assim eu acho mais complicado, no caso é a minha opinião, porém é assim: que você quer :person_shrugging:t2:)

Aqui você errou, pq? Colocou 2 vezes a taxa de comprar ( os 100 reais, já estão com a taxa de comprar incluso e você colocou a taxa de comprar fora, se for seguir essa linha, o seu investimento não seria 100 reais e sim 101 reais).

3 curtidas

Usando uma imagem que criei para um post anterior, que é similar aos comprovantes do Nu:

image

Creio que os valores aos quais @James10 se refere são:

Lucro = 100.000,00 (venda, incluindo taxa) - 50.000,00 (compra, incluindo taxa) = 50.000,00

4 curtidas

Certo, e para a declaração do IR. Qualquer lucro que eu obtiver com cripto me obriga a fazer a declaração anual do IRPF? Por exemplo, eu vendi as minhas esses ano. Teve um lucro baixo. Isso me obriga a Fazer a declaração Anual do IRPF 2024 em 2025?

2 curtidas

Lhe aconselho, a procurar: um contador experiente, na área de criptomoedas :white_check_mark:

2 curtidas

Até o final de fevereiro, aa entidades financeiras tem de enviar o Informe de Rendimento de Investimentos, se for o seu caso, o documento em questão, contém todas as informações necessárias para preencher a Declaração.

Mas, face às suas dúvidas anteriores, siga a orientação do @James10 e consulte um Contador.

1 curtida

Mas o informe vai vim com o lucro?

Vira com as informações necessárias para a Declaração Anual do IR.
Com os dados, você consegue calcular o lucro.

1 curtida

Qualquer lucro que eu obtiver com cripto me obriga a fazer a declaração anual do IRPF? Por exemplo, eu vendi as minhas esses ano. Teve um lucro baixo. Isso me obriga a Fazer a declaração Anual do IRPF 2024 em 2025?

Se quiser: Está em dia, com suas obrigações de cidadão. Deverá :white_check_mark:

Quais são os requisitos para a declaração de criptos?